segunda-feira, 13 de outubro de 2008

QUEBRA DO LEHMAN BROTHERS: AO BLOG O QUE É DO BLOG

Quem tem visto os noticiários nos últimos dias,principalmente no ápice do pânico na semana passada,viu uma quase unanimidade entre os analístas.

Deixar o LEHMAN BROTHERS quebrar foi oque desencadeou a crise de confiança generalizada,e abriu as portas para a corrida bancária que levou a falência dezenas de outros bancos,e ao colapso dos mercados na última semana.

Isso foi dito nos últimos dias por Miriam Leitão,pelo Professor Delfim Neto,e pelo meu ídolo,Paul Krugman,vencedor do premio Nobel de economia,divulgado hoje,e por centenas de formadores de opinião mundo afora.
Claro que não estou me comparando com essas pessoas,não me entendam mal por favor.
Mas se emiti e publiquei uma opinião que hoje é repetida mundialmente,quase sozinho,porque hoje não lembrar isso?
O blog tem milhares de acessos diários, mas AINDA tem um alcance limitado,sem nenhuma penetração na grande mídia.

A maioria dos formadores de opinião não vislumbrou oque poderia acontecer ao deixar o LEHMAN BROTHERS falir .
O blogueiro,eu, escreveu vários posts dizendo que deixar o LEHMAN BROTHERS quebrar era a maior aposta de um governo americano em décadas,aposta maior que ter invadido o Iraque.

Fui chamado de terrorista,de exagerado.
Fui chamado de defensor de banqueiros incompetentes.
Tentaram me ridicularizar por essa afirmação,e outras similares.
Eu não faço previsão.
Nunca fiz.
Faço análises baseado no que sei.
E sabia,na minha ignorancia,que deixar o quarto maior banco da América quebrar era abrir a porta do INFERNO.
Tenho orgulho de ter feito essa análise antes de todos.
Nada mudará.
Fui incentivado a escrever esse post por vários amigos e leitores,inclusive o diretor de um dos bancos que opero.
Hesitei no começo,mas vi que não poderia deixar passar.

Abaixo,trechos de artigos publicados aqui no blog, sobre o perigo de deixar o LEHMAN BROTHERS quebrar.
Todos foram escritos imediatamente após a confirmação que o governo não interviria no banco.
Ninguem deu importancia similar.
Muitos achavam que deixar quebrar era o certo a se fazer naquele momento.
Seguem os links dos artigos originais e trechos de cada um deles.


13 de setembro http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/o-pior-pesadelo-aconteceubrincando-com.html
"Se realmente o LEHMAN BROTHERS fechar as portas e seus correntistas perderem suas economias(a parte que o seguro não cobre),poderemos ter o chamado efeito cascata.O maior pesadelo para qualquer economia.A chamada crise sistêmica.Milhões de investidores com medo,com panico de que o mesmo aconteça com seus respectivos bancos,correm e sacam toda sua poupança e investimentos.A famosa corrida bancaria,que foi o tiro de misericordia no LEHMAN BROTHERS.A boataria se expalha e fim.O sistema,por falta de confiança,acaba. É O CAOS.As autoridades do governo Bush estão fazendo uma aposta altíssima.Porque?Por ideologia.Mas uma vez o governo Bush repete o mesmo erro dos ultimos 8 anos.Entre o certo e a ideologia,eles ficam com a ideologia."

14 de setembro http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/mad-max-2-rascunho.html

"Essa é a maior aposta política de um governo americano em DÉCADAS.Maior que a guerra do Iraque.Não é exagero afirmar isso.Como disse no post anterior, os republicanos, entre o CERTO e a IDEOLOGÍA,sempre ficam com a ideología. O governo americano está arriscando todo o sistema bancário mundial para manter seus dogmas."

15 de setembro http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/mad-max-3-rascunho.html

"Hoje perguntaram se não teriam alguma carta na manga.Não.A carta era salvar o LEHMAN BROTHERS.Não fizeram.Agora corre-se o risco de o sistema entrar em colapso.
Mas a quebra,sem que o governo americano fizesse nada,do quarto maior banco da América deixa o caminho aberto para para a falencia do sistema bancário americano e de seus CREDORES internacionais.Sei que tem gente boa que discorda de mim.Respeito.Mas fazendo uma metáfora,acho que não socorrer o LEHMAN é a mesma coisa que um pai deixar um filho morrer porque sua religião não permite o tratamento.Existem casos assim na medicina.E acho que temos a possibilidade de isso acontecer na economia.Um governo, podendo agir,mas que fica impávido por dogma "religioso"."

15 de setembro http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/bush-e-porta-do-inferno.html

"Pra começar temos a comprovação de que o inferno existe.George W. Bush já nos tinha mostrado isso durante seu trágico mandato.Agora,ao não intervir no LEHMAN BROTHERS, ele abriu a porta do inferno e talvez seja tarde demais para fecha-la."

16 de setembro http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/corrida-malucavolatilidade.html

"Parece que as autoridades ou viram que fizeram uma enorme besteira ao não socorrer o LEHMAN BROTHERS".

16 de setembro http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/estatizao-da-aig-ou-sejaproer.html

"Eu escrevi que não socorrer o LEHMAN BROTHERS era a maior aposta de um governo americano em décadas.
Aposta maior que a guerra do Iraque."


17 de setembro http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/o-caos.html

"Ao não socorrer o LEHMAN BROTHERS o governo americano fez uma aposta histórica.Maior que ir a guerra contra o Iraque."

17 de setembro http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/gente-que-respeitocom-mais-tempo-de.html

"O governo Bush já cometeu sua grande falha nessa crise ao não salvar o LEHMAN BROTHERS.Isso foi um erro tão grande como se os EUA não tivessem imposto o embargo naval à Cuba.O embargo foi oque salvou os americanos de ter misseis nucleares no seu quintal.
E não ter salvo o LEHMAN,foi permitir misseis nucleares no quintal da economia mundial. "

19 de setembro http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/sssss.html

"Foi escrito aqui que não salvar o LEHMAN BROTHERS era a maior aposta POLÍTICA de um governo americano em décadas.Aposta maior que ir a guerra contra o Iraque.Eles apostaram.Perderam."

4 comentários:

Anônimo disse...

vou virar seu fã no orkut

Anônimo disse...

Correção de ortografia: o correto é "hesitei" ao invés de "exitei"

Anônimo disse...

Corrigido.Obrigado anônimo pela correção.

Anônimo disse...

Ray, lamento discordar radicalmente do seu post. Nele, você acredita que o governo "errou" ao deixar o Lehman falir, e "fez besteira". Isso supõe inocência. O governo americano, e suas caras visíveis, (Bush, Cheney, Paulson), mais a cara visível dos banqueiros (Bernanke) não tem nada de inocentes. Inferir conclusões sobre o que lemos na midia tradicional só nos leva a errar nas nossas apreciações. Estamos assistindo ao começo da crise, não ao fim dela. É impossível que economistas, blogueiros e forenses saibam das consequências de certos atos, e os responsáveis não. A concentração de poder dada ao Fed só foi possível APÓS a quebra do Lehman. O pacote empurrado goela abaixo do Congresso americano, que dá poderes imensos ao Fed, só foi aprovado no clima de CAOS. A inocência é o pior das virtudes para os investidores e para o público em geral nestes casos. Estamos lidando com verdadeiros mafiosos no poder, não com tolos ou incompetentes. Nada é o que parece.

Sugiro ler mais sobre:

A criação do Fed em 1913. A criação da SEC em 1934. A assinatura do Tratado de Bretton Woods em 1944. O fim do padrão Ouro em 1971. A criação dos derivativos em 1981. O crash de 1987. A crisis dos S&L em 1990. A globalização. O Fim da Ata Glass Seagall, em 1999. A assinatura da Ata Sarbanes-Oxley em 2002. O fim do limite da alavancagem em 2004. Reformas na CRA em 2005. Assinatura da EEAS em 2008.

Grande abraço