quarta-feira, 22 de outubro de 2008

CRÔNICA: ANÁLISE TÉCNICA , HUMILDADE,UMA TROLHA QUE PODE TER ME SALVADO

ACIMA O TREM QUE ME ATROPELOU
Quem acompanha o chat do blog durante o pregão sabe que costumo operar ao vivo,para demonstrar as minhas técinicas preferidas e ensina-las à quem estiver disposto a aprender.
São operações reais em tempo real,onde o leitor do blog acompanha do princípio ao fim essas operações,com explicações dos motivos que me levaram a entrar na operação,ponto de entrada,de saída,etc.
O leitor fica sabendo junto comigo se o trade foi vencedor ou se deu prejuízo. Não se trata de dar dicas.
Se trata de passar cultura técnica.

Ensinar a pescar,para usar um clichê.
O índice de acertos VINHA sendo de de 80%.
Um resultado expressivo.
Até que na última quinta feira 16 de outubro um trem me atropelou.
Mas volto a esse trem no fim do texto.
Antes algumas considerações.

Existem milhares de formas de se operar.
Não existe a forma certa ou errada,desde que seja baseado em algo.
A análise técnica é uma ciência que está engatinhando.
A análise técnica que conhecemos hoje só é possível por causa do milagre da técnologia,da informática.
Até bem pouco tempo os gráficos eram feitos manualmente.
Hoje,enquanto estamos acompanhando o pregão ,os candles,os indicadores e osciladores vão mudando a cada segundo,a cada mudança no preço.
É incrível.
Tem muito ainda à ser explorado.
Talvez por isso a análise técnica ainda sofra tanto preconceito.
O preconceito costuma florescer quando a maioria desconhece a minoria.
Preconceito,qualquer um,existe por ignorância.
Análise técnica existe há décadas mas só começou de verdade a se popularizar recentemente.
Já escrevi diversas vezes que acho que tem muita gente que complica,usa gráficos super poluídos,com 500 ferramentas diferentes.
Vejo traders famosos usarem gráficos mais poluídos que o Rio Tietê.
Mais abstratos que um quadro de Manabu Mabe.
Fico chocado porque essas ferramentas muitas vezes são conflitantes entre sí.
Uma manda comprar,outra manda olhar e outra manda vender.
Ou seja ,uma loucura.
Aprendi desde o começo, que oque importa realmente na análise técnica são os conceitos de suporte e resistência.
Uma resistência rompida,teoricamente leva o preço a testar a próxima resistência.
Um suporte rompido,teoricamente leva o preço a testar o suporte mais próximo.
Aprendi que quanto mais distante os próximos suportes ou resistências estiverem do rompimento,maior a possibilidade de ganho.
Depois de um início claudicante como usuário da análise técnica,perdido,acabei me encontrando. Passei a descartar quase tudo e a usar basicamente suportes e resistências.

Já escrevi sobre isso aqui no blog.
Claro que hoje complemento as análises usando outras ferramentas,mas basicamente essas ferramentas não mudariam o âmago da análise,e da estratágia montada a partir dela.
Em frente.
Venho me saindo muito bem operando no curto prazo dessa forma.
O que realmente me atrapalha é o lado psicológico,que tanto escrevo aqui no blog.
Mas esse post não é sobre isso,embora de certa forma seja,sempre é.
Sempre ela,a cuca está envolvida com operações em bolsa no curto prazo.
Sempre escrevo que não existe a formula perfeita e o dia que inventarem uma o mercado simplesmente acaba.

Mas fique tranquilo que essa formula nunca existirá.Quem pensou que tinha criado uma,QUEBROU.Esses bancos todos que quebraram tinham modelos criados por físicos,matemáticos,PHDs,etc.

O chamado robozinho.

Aqui vamos ao ponto central do texto.

Esses bancos quebraram por falta de humildade.

Quebraram porque passaram a acreditar.

Quem acredita muito em alguma coisa em bolsa,quebra.


Agora volto ao dia 16 de setembro,o dia em que um trem passou por cima de mim.

O jeito que tenho operado daytrades nessas últimas semanas é simples. Gráfico de 15 minutos,tendencia de baixa,quase sempre blues chips.

Repique. Sempre repica.

Testa a resistência,de preferência o topo anterior,eu deixo romper ou chegar perto.


Quando começa a sentir essa resistência e o preço começa a recuar,eu VENDO.

E,até então,com um índice de mais de 80% de trades positivos,recomprava no suporte.


Operação a favor da tendência,correta técnicamente.


Tenho feito tambem na perda de suporte do gráfico de 15m,mas aí é outra história.

É o famoso SUBIU , VENDEU.

Mesmo sabendo de tudo que escrevi acima,da técnica perfeita,aquela que nunca existirá,deixei-me levar pela soberba.

Estava confiante demais.

Sabia dos riscos,mas passei a operar GRANDE.

Muito grande.

Então no dia 16 de outubro,eu estava vendido numa operação de daytrade.

Mais uma operação entre tantas.

Simples,"fácil".

O meu estope estava na resistência imediatamente acima.

Operação grande.

O mercado virou em 2 minutos.

O meu estope era onde ativava um pivot de alta no DOW jones e no papel em questão.

Rompeu com uma força descomunal o tal pivot.

Quando fui estopar,não uso estope automático,o preço tinha varado meu estope em muito.

Ainda mandei uma ordem a mercado 5 centavos acima do melhor pagador.

Devo ter demorado,não consegui recomprar.

Corri atrás do preço.

Recomprei.

Trolha.

Africana,bem torneada,e grossa , corpulenta.

Oque aconteceu depois não importaria para esse texto.

Mas acabei pagando a máxima do dia.

O papel cedeu e fui violinado,etc...etc..

Mas a questão não é essa.

A questão é que comecei a tratar o mercado no intraday de forma arrogante.

Esse prejuízo foi o melhor que poderia ter acontecido.

Me trouxe de volta a Terra.

Esse prejuízo,grande para um daytrade,inofensivo em relações a outras operações,pode ter me salvado.

PORQUE?

PORQUE ELE PODE TER EVITADO PREJUÍZOS MUITO MAIORES.

Caí na real.

Voltei a operar os volumes que operava.

Voltei a sentir aquela famosa insegurança antes de entrar em qualquer trade.

Voltei a lembrar o tamanho da minha insignificancia.

De quão pequeno eu sou.

Até me veio a cabeça que se o sistema financeiro global tivesse tomado o susto que eu levei,há anos atrás,talvez não tivesse quebrado.

Eles não tiveram a oportunidade.

Eu tive e vou aproveitar.

Agradeço a esse trade por ter me devolvido a única coisa que quem opera bolsa não pode deixar de ter:

HUMILDADE.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto Ray. Lembro de quando comecei a operar e achava que não precisava de estope. Hoje sei que a única coisa que devemos ter antes de lançar a ordem de compra/venda é o ESTOPE. Ter conhecido seu blog alavancou meus conhecimentos. Obrigado.

Um abraço.

Fontes disse...

Ray, parabéns.
Esse texto é muito valioso.
Muito valioso para todos os investidores.

Quem o ler terá uma maior probabilidade de evitar erros graves.

Sucesso, abraço.
Fontes.

Rafael disse...

Tem um provérbio chinês que diz: "Nunca se considere tão grande a ponto de ver os outros pequenos." O mercado ensina isso todo dia.

Marcos Guttmann disse...

parabéns pelo post!
excelente!

Unknown disse...

Ótimo texto

Anônimo disse...

Muito bacana Ray,
isso nos ensina que não somos perfeitos e temos nossos momentos de fraqueza.
Prudência sempre.
Abraço

Anônimo disse...

80% de acertos...e um grande erro.
é a tal frase:
come como pinto e caga como pato.
abçs...