terça-feira, 21 de outubro de 2008

REMUNERAÇÃO DE CARTEIRAS COM PREÇO MÉDIO CARO DE FORMA DIDÁTICA

Grande parte das pessoas que investem em bolsa,nesse momento tem ações com custo histórico maior que o atual valor de mercado.

Muitas dessas pessoas tem um justo receio de lançar opções com o preço do papel tão distante do preço de custo.

Essas pessoas não querem ser exercídas.
Na verdade essas pessoas NÃO PODEM ser exercídas..
Não há mágica,que fique claro.
Mas há formas de se rolar esses lançamentos.
Vou tentar explicar de forma simples.
Oque não pode é o investidor podendo tirar algum dinheiro do mercado todo mês,deixar de faze-lo .
Deixar de fazer isso por ter um preço médio caro é RASGAR DINHEIRO.


Montarei os exemplos de forma conservadora.

Os valores abaixo são HIPOTÉTICOS.
Preço médio caro,não tem tempo de acompanhar o mercado a todo momento,vamos lançar FORA DO DINHEIRO.


Existem dezenas de formas diferentes de se fazer isso.
Eu vou exemplificar a forma mais simples.
É bom salientar que o melhor momento de se lançar nós só saberemos qual foi no dia do exercício.
Se essa decisão,hipotética,de lançar hoje, foi ou não acertada,só saberei daqui há alguns dias.
Conheço gente,muita gente,que não fica um dia sequer sem estar lançado.
Subiu,rola.
É difícil colocar em palavras,dúvidas ou correções são bem vindas.
Vamos lá.

Digamos que você tenha PETR4 com preço médio de 40 reais.
Hoje PETR4 custa 25 reais.
Oque fazer?
Tentar tirar dinheiro do mercado.
Lançaria PETRK28 por 1 real.
Isso dá mais de 3,5% sobre o atual valor de mercado do papel.
NÃO EXISTE APLICAÇÃO MAIS RENTÁVEL.

O ideal é que se conseguisse lançar a PETRK30,ou seja 2 strikes acima do preço atual por esses 1 real,ainda mais fora do dinheiro.
Mas estamos falando de hoje.
Se você conseguir tirar do mercado 1 real de prêmio todos os mêses,ao final de 12 mêses,você terá as suas PETR4 de preço médio de 40 ,com custo de 28 reais.
Claro que não é tão simples.
E na média dificilmente você conseguirá tirar 1 real TODOS os mêses do mercado.
Mas se conseguir tirar 7 reais,ou 8 reais a cada 12 mêses,já terá sido maravilhoso.
Se puder,COMPRE MAIS AÇÕES COM O DINHEIRO DESSES PRÊMIOS.

Adiante.
Vendeu as PETRK28 por 1 real.
Se não for exercído, ótimo,ganhou o prêmio e comprou mais ações.

Mas o papel pode disparar.
E aí?
Suas PETRK28 que vendeu por 1 real,faltando 10 dias para o vencimento estão valendo hipotéticos 2,20.
Você,nesse momento estaria sendo exercído,E NÃO PODE.
Oque fazer?
Para não ser exercído você tem que recomprar as PETRK28 que vendeu por 1 real,pagando os 2,20 que elas estão valendo nesse momento.
Quando isso acontece é uma sensação horrível.
O chamado calor.
Um baita prejuízo.
Mas isso acontece,é normal,e tem jeito.
Se o papel disparou e suas opções vendidas tambem,consequentemente TODAS as opções dispararam.
Ou seja, a série do mês seguinte tambem disparou.

A série L.
Essa série do mês seguinte,por haver muito mais tempo para o exercício,tem uma expectativa maior a seu favor.
Tem o tempo a seu favor.
Portanto se uma PETRK28,passou a valer 2,20 reais,uma PETRL28,estará(eu não tenho como saber esses valores,portanto são valores hipotéticos,baseado em casos passados)valendo 4 reais.
Uma PETRL30 estará valendo 3,50 reais,e uma PETRL32 estará valendo 2,20 reais.
Então chegou o momento de rolar.
Recompra-se as PETRK28 pelos 2,20,e IMEDIATAMENTE lança-se a PETRL32 por 2,20.
Ou seja, você rolou,não será exercído no vencimento vindouro,e conseguiu jogar um mês para frente,dois strikes pra cima,SEM COLOCAR UM TOSTÃO.


Aqui um parênteses importante.
Esse exemplo de rolagem acima é o sonho de todo holder que faz VENDA COBERTA,VC.
Conseguir rolar para o mês seguinte,dois strikes para cima e SEM COLOCAR NENHUM CENTAVO.
O exemplo acima acontece,mas não é regra.
Muitas vezes,sem colocar dinheiro,só se consegue rolar apenas um strike,as vezes sem colocar dinheiro só se consegue rolar o mês do exercício,mantendo o strike.

Oque importa é:
É POSSÍVEL TIRAR ALGUM DINHEIRO DO MERCADO TODOS OS MÊSES,E COM ISSO IR DIMINUINDO O PREÇO MÉDIO DAS AÇÕES.

O texto acima ficou confuso na minha opinião.
Me ponho a disposição para esclarecer duvidas e correções dos amigos mais experiêntes em VC.

10 comentários:

Fontes disse...

Não vi nada confuso.
Ficou bom o texto.
Tudo claro.

Valeu....parabéns

Anônimo disse...

Ficou parecendo dinheiro fácil.
Importante lembrar que:
1-Essa proteção limita muito o potencial de valorização do ativo.
2-O lucro conseguido com a opção pode perfeitamente não compensar a perda no ativo adjacente.
Abç

Anônimo disse...

Friso que é uma alternativa excelente pra quem não conseguir realizar o prejú enquanto dava.
Mas achei que as consequências do hedge(proteção) devessem ser lembradas.
Abraços

Anônimo disse...

excelente post! parabens!!

Mega disse...

Ray, muito bom! Ontem li o chat que você postou sobre lançamento de opções. Nunca tinha entendido isso direito. Uma das melhores coisas que aconteceu pra mim foi ter encontrado o seu blog, acelerou muito meu aprendizado.
Agora tem algumas coisas que eu ainda não entendo sobre opções. Se eu sou exercido, simplesmente entrego as minhas ações pelo valor do strike ou tenho que pagar algo mais? Qual o problema da opção subir 3000%? Não é só eu deixar ser exercido? Isso está me parecendo bom demais pra ser verdade.
Por exemplo, se eu compro 1K de PETR4 a 24,00 e lanço 1k de PETRK26 a R$1,00. Ganhei 1000,00 no lançamento da opção, certo? Se PETR4 vai a 28,00 e sou exercido, não estarei embolsando, além dos 1000, mais 2000 das ações? Ou tenho que pagar a diferença do preço da PETRK26 de quando lancei para agora?
Caso a ação caia, vou rolando as opções e ganhando, se subir, deixo ser exercido. Onde está a falha do meu pensamento? Parece ser uma maneira infalível de se operar na bolsa. Abraços, Pott (Sling).

Rosângela Oliveira disse...

Como sempre Ray,

Excelente

Obrigado

Unknown disse...

Prezado amigo Ray, faço minha as palavras do mestre Fontes (que aliás acompanho também há muito tempo), seu texto ficou muito bem explicado e didático.
Parabéns.
mdmv

P.S. o blog está cada vez melhor e com mais e mais pessoas ilustres.

Fontes disse...

Mega:
Seus pensamentos estão corretos, não tem que pagar mais nada, se subir ganha R$ 1.000,00 da venda da opção e ganha R$ 2.000,00 por ter comprado o papel a R$ 24,00 e foi exercido na k26.

Só entenda que se comprar e lançar seu pensamento está correto....o problema é pra quem tem um preço de compra acima da cotação do papel nesse momento.....aí a pessoa não quer ser exercida e terá que fazer várias rolagens no caso de subida constante do papel, isso pode custar um pouco, pois, nem sempre conseguirá rolar sem pagar na rolagens.....e lembre o que você falou está correto....apenas no caso de comprar agora e lançar....mas pra quem já estava comprado no topo....deve evitar ser exercido pra não realizar o prejuízo.

No mais vc está correto.
Sabe porque evitar o exercicio? custo de corretagem é de mesa no exercicio.

Se ficou com dúvida sobre o que falei, por favor pergunte aqui novamente.
Abraço.

Mega disse...

Fontes, já entendi melhor agora. Ontem comecei a fazer umas simulações e entendi onde mora o perigo. Se a ação cair muito ou por muito tempo, o que você ganha com o lançamento de opções pode não ser suficiente para cobrir o prejuízo ou mesmo a recompra das ações, caso seja exercido (ou venda as ações). Realmente, como diz o ditado, não existe almoço grátis. Obrigado!

Anônimo disse...

Olá Ray, Léo e demais participantes do blog. Agradecimentos especiais aos 2 primeiros, mas também aprendo muito com os demais. Já tinha ouvido falar e lido sobre opções, mas nunca fui muito a fundo. Eu via aqueles valores, tipo centavos, 1 real, 2 ou 3 reais e pensava: "que que eu posso ganhar com isto? Muito pouco, e ainda corro um risco enorme se a opção virar pó". Isto sobre compra de opções de compra. Lançar opções de compra eu nem sequer tinha curiosidade em me informar.

Até que foi postado o chat e artigos com as dicas do Léo, e um novo mundo abriu-se diante de meus olhos. Quer dizer que minhas humildes 200 PETR4 poderiam me render lucro de qualquer jeito? Não estaria eu cego pelo deslumbramento? Ações são ativos de risco, como pode haver a possibilidade de se ganhar sempre? Para tirar esta dúvida, só os participantes deste blog podem ajudar. Postarei aqui a imagem e a própria planilha Excel de minha autoria, com cálculos bem interessantes. Com valores reais do fechamento do after market de hoje (24/10/2008). Esta planilha já declaro de domínio público, se é que vai servir para alguma coisa. Só peço ao Ray, Leo e os nobres participantes o favor de revisarem-na, para ver se não cometi nenhuma besteira. E principalmente, revisem meu raciocínio. Ainda estou meio impactado pelas possibilidades.

No meu caso, com 200 PETR4 a 22,42, achei interessante lançar PETRK22, o que pode me render (no caso em questão, com valores de hoje, que fique bem claro) R$ 313,00 (não exercido) ou R$ 215,00 (exercido). Interessante também a PETRK24, (R$ 181 x R$ 483,00). Note que o maior valor, neste último exemplo, é se for exercido, algo não muito desejado, mas se der este lucro, vai ficar chorando? :)

Considerações:
Não sendo exercido, pago apenas uma corretagem, correto?
Sendo exercido, pago duas corretagens, correto?

Dúvida cruel: qual a razão de eu comprando a opção de compra que lancei, deixar de ser exercido? Não entendi muito bem esta parte. E alguém que tenha comprado a opção, fica a ver navios se quiser exercer? Digamos que o mercado seja apenas eu, João e Maria. João comprou de mim a opção. Me pagou um prêmio. Sentindo que a opção será exercida, compro uma opção da Maria. E o João, fica chupando o dedo? Falei muita besteira?

Mais uma: não tem jeito, serei exercido. Como ocorre? A corretora entra em contato comigo, me intimando a vender as ações? A ordem é feita direto já na ligação da corretora para mim? Ou tenho que ir no HB para pagar corretagem de HB? (vide mais abaixo). Ou é automático, alguém exerce e a corretora tem o direito de tirar automaticmante da minha carteira as ações, sem nem me avisar? Bem, talvez esta parte fosse melhor eu ligar para a corretora perguntando, mas se alguém souber, agradeço a resposta.

Outra: Meio louca esta hipótese, mas o que impede alguém, só para sacanear, ou sei lá por qual motivo, exercer a opção, mesmo tendo prejuízo?

Fontes, acho que não é regra o exercido pagar corretagem de mesa, olha o que diz no site da minha corretora https://www.ativatrade.com.br/apr_bov_opcoes.htm

Exercício de opções
- O Titular da posição de opções só pode exercer via mesa, pagando corretagem de mesa. A venda do papel exercido pode ser feita imediatamente pelo site, após o exercício.
- O lançador, se for exercido, pagará corretagem de site, pois não dependeu dele a execução da ordem.

Perdoem o longo texto, mas acho que minhas dúvidas podem ser as mesmas de outros participantes.

Planilha
Imagem: http://files.myopera.com/orionovski/albums/166179/OpcoesPETR4.png
Arquivo Excel: http://files.myopera.com/orionovski/blog/Opcoes_PETR4.xls