quarta-feira, 1 de outubro de 2008

BOA NOITE A TODOS!!!

Eu me atrazei todo.
Acabo de chegar em casa.

Preciso acabar de escrever uns posts já iniciados,se não a idéia foje.
Estou devendo quase 100 respostas de emails(hoje não tem jeito).
Tenho análises pendentes com vários vocês.(espero que mais tarde)
E um bate papo pré marcado sobre daytrade usando as bandas de bollinger na abertura.
Então ficamos assim.
Vou lá escrever umas coisas e já volto pelo menos para o bate papo sobre as BB.
Não vou faze-lo via chat porque as respostas se perderiam.
Então, lerei as dúvidas no post sobre o tema e responderei aqui(quem quiser fazer outras,será um prazer).
Se eu devo alguma análise,pedida em outro post,eu encarecidamente peço que repitam tambem aqui.
Por fim a coisa mais importante que tenho que fazer hoje,vai ficar para mais tarde,se é que a pessoa me entende.
Mas,eu espero que seja ainda hoje.
Um beijo e me desculpem.

21 comentários:

Anônimo disse...

Ray, boa noite, parabens pelo blog.

Pelo PL X valor na bolsa das empresas, e comparando com as bolsas e cotaçoes internacionais, em que nivel estao as nossas empresas como vale, petro, usim, csn ?

Anônimo disse...

Ray,boa noite ,desejo bastante sucesso neste seu vitorioso blog.
Ao acompanhar as BB ,fico atento à linha central que me parece ser uma média e noto que ela inflexiona bem correlacionada com os candles .A minha pouca experiencia com AT me leva a lhe solicitar como interpretar esta linha e não só externas

Felipe Dreyer disse...

boa noite.
poderia avaliar csan3?
att.
felipe

Surfista disse...

ray nao estou conseguindo entrar no chat , vc me baniu?

Ray disse...

PERGUNTA FEITA NO POST DAS BOLLINGER...VOLTO NO PROXIMO COMENTARIO

Rafael disse...
Ray, já que você se dispõe a tirar quaisquer dúvidas a respeito da técnica, permita-me bombardeá-lo com alguns questionamentos diretamente relacionados e outros indiretamente relacionados.

1 - Como você percebe, pelo leilão de abertura, a que valor um papel irá abrir? Pergunto porque não consigo entender o funcionamento dos respectivos leilões, e vejo as ofertas disparando em determinada direção pra darem uma guinada em cima da hora. Poderia explicar melhor os leilões de abertura pra gente?

2 - Quais os critérios que devem ser usados pra se escolher os papéis cujos leilões de abertura eu devo acompanhar? Por exemplo, você acompanhou AMBV4, mas por que esse papel, dentre todos? Existe algum comportamento do papel que sugere uma boa olhada no seu leilão de abertura no dia seguinte?

3 - Qual fonte de informações (cotações), e qual aplicativo gráfico você usa e/ou recomenda? Todas as fontes gratuitas que conheço possuem delay de pelo menos 15 minutos, o que torna impossível o uso da técnica demonstrada. O pouco que usei de Apligraf já foi suficiente pra não gostar dele (muito pesado e instável).

4 - As bandas podem ser de 8 períodos pra qualquer papel? Se não, você poderia dizer alguns valores usados em outros papéis?

5 - No exemplo demonstrado, você entrou numa operação de venda. Como funciona? É tão simples como a de compra? Fazendo day trading entrando em operações de venda você faz parecer que é realmente simples, afinal, a ordem deve ser executada rapidamente, e pelo pouco que entendi sobre esse tipo de operação até agora, existem algumas complicaçõezinhas quando se vende papéis que não se possui. Poderia explicar melhor esse tipo de operação?

Por enquanto é isso, e obrigado pela disposição em ajudar.

Rafael.

Qua Out 01, 11:41:00 AM 2008

Ray disse...

Rafael...

na sua ordem
1-esqueça aqueles valores dos leilões.é tudo maluco.ninguem entende.porem..aos 46 do segundo tempo as 10:hs.....falando no caso da abertura..aquelas ordens malucas se tornam basicamente,com poucas variações,o preço que irá sair o primeiro negocio...é verdade que eles podem nos enganar..por isso..quanto aparentemente mais longe esses preços dos 46 do segundo tempo estiverem das bb+ mais mais "confiavel".(não gostei da minha explicação...as vezes é dificil colocar em palavras..espero que tenha entendido o conceito)

2-escolher os papeis é o mais dificil.
não da pra acompanhar tudo.
eu me concentro nas blue chips..em dias de aberturas fortes(pra cima ou pra baixo).petr..vale..csn..usim..ggbr4..
curiosamente,seu amigo NÃO FEZ ESSA OPERAÇÃO DE AMBV descrita aqui no blog.
eu fiz outra.
eu vi ambv depois da abertura..em tempo de fazela...como não tinha o papel alugado..liguei correndo na corretora,,,dava pra fazer ainda...mandei vender..a mercado...quando o operador ia colocar a ordem..o papel entrou em novo leilão..
e eu fiquei puto demais...faz parte...então..seu amigo não fez a mais bela operação de daytrade usando bollinger dos ultimos tempos..pq?porque sou uma anta lenta.acontece..e novas operações não faltam.

3-eu uso ENFOQUE...gosto muito...mas estou mudando para o brodcast que fez uma parceria com a agora...tem alguma coisa gratuita no ADVFN...mas não sei muito se é bom..

4-eu só uso 8 periodos..por causa do raphael figueredo...que me ensinou assim..conheço gente que usa 14...20...22...
eu aprendi com 8 periodos..e funciona pra mim

5-vender papel..principalmente em daytrade é facil.
liga na mesa..manda vender...diz que vai recomprar no mesmo dia..o operador vende na hora..e vc recompra pelo home broker...simples sem novelas

qualquer duvida retorne..
retomo comprazer

Ray disse...

mais duas perguntas..volto no proximo comentario...
obrigado btostes..uma hora te lo aqui

btostes disse...
Ray acompanho seu posts no forum da agora e aprecio-os mto, vi num outro dia no forum vc comentando q tinha escrito sobre algo em seu blog, e resolvi procura-lo ja q na agora tem o tal do moderador q deve filtrar varios posts seus hehehehe, mas com relação a essa analise tenho dúvida com relação a como saber se a banda vai fechar ou vai acompanhar o candle pois pelo q conheco do mesmo jeito q a banda fechou e candle voltou para dentro dela ela poderia ter acompanhado o candle e este ja nao ficaria mais fora da banda vc usa algum outro indicador?
a duvida a principio eh essa
OBS: E QTO AS PESSOAS QUE FALAM MAL DE SEUS POSTS NA AGORA, NA MORAL RAY NAO LIGA PRA ELAS NAO SAIBA Q VC TEM DIVERSOS ADMIRADORES MESMO Q ELES NAO COMENTEM SEI Q ESTAO ALI PRESTANDO ATENÇAO AOS SEUS POSTS E TB AOS DO BOVESPINHA, AGRADEÇO AOS DOIS POR REAPASSAREM SEUS CONHECIMENTOS NA MAIOR BOA VONTADE
ABRAÇÃO DO MAIS "ASSOCIADO" DO BLOG

Qua Out 01, 12:32:00 PM 2008


Rafael disse...
6 - Usando essa técnica, onde vai o STOP?

Ray disse...

amigo btostes...não sei se entendi sua pergunta.eu namorei com muitas loiras na minha vida.a lentidão me pegou.hehe.sou caso perdido.loira faz mal ao cerebro.
esses trades usando bandas bollinger eu só os faço nas ABERTURAS.
ABERTURAS...FORTES...quando o mercado(sabemos pelo indice futuro)abre mui pressionado..MUITO MESMO...pra cima ou pra baixo...
nesse caso...a minha resposta ao leitor rafael pode ajuda-lo..
meu amigo MUSSI...as usa durante o pregão..de forma diferente de mim..(eu uso durante o pregão tambem..mas de outra forma...hehe..compliquei né)

meus daytrades durante o dia..são basicamente feitos usando rompimento de congestao no grafico de 15m(compra)..ou perda de suporte..na mesma situação(venda)

eu não sei se fui claro.
se tiver duvidas..
pergunte de novo.
eu tenho prazer de falar sobre isso.
pergunte mesmo.
estando por aqui...troque umas ideias com o MUSSI...ele te dira como ele usa durante o pregão.

obrigado de novo.
no que puder ajudar...pode contar comigo...
forte abraço

RAFAEL
NUMERO 6

nesse caso de ambv
coloque seu grafico de 15m...
tire o zoom..
repare que a unica resistencia depois dessa abertura forte era a resistencia do candle do dia
11 de setembro as 11 hs..
107,97...
menos de 2% do preço da venda..aceitavel...perante ao custo beneficio

abraço

Proftel disse...

Ray, já me despedi do pessoal no Chat mas estou com uma idéia na cabeça.
Seguinte, você está entupido de e-mails pra responder, o pessoal te pergunta as coisas direto por aqui, claro que não dá pra atender todo mundo senão você morre de fome.
Então, veja ou faça um post convocando os comentaristas que manjam de mercado, peça ajuda, que os que já a algum tempo convivem com a Bolsa bem que poderiam responder às questões mais simples aos novatos.
Eu não manjo porra nenhuma de mercado e, também não fico perguntando, leio pra aprender e entender um pouco melhor mas, já deu pra sacar que aqui há muita gente qualificada.
De boa, peça ajuda, te garanto que muita gente boa irá aparecer.
Não precisa dar senha da página, é só prô pessoal responder por aqui mesmo na caixa de comentários, aí você lê e dá um OK ou faz alguma observação, creio que lhe pouparia muito tempo e o pessoal sairia satisfeito.
Bom, pensa aí, é só uma sugestão, uma idéia.
Bração.

Proftel.

:-)

Ray disse...

meu bom amigo cleber pergunta..volto no proximo comentario

Cleber Lucio disse...
OLÁ RAY !

Eu tenho, basicamente, as mesmas dúvidas do Rafael (post acima em que ele numerou as perguntas de 1 a 5) e coloco aqui também algumas dúvidas minhas:

1. Por onde vejo o valor 98,82 a que vc se refere ? Eu levei o cursor pelo eixo "y" até este valor e ele não cruza com nenhum linha do gráfico no candle das 16:45... (enviei "PRINT SCREEN" do Apligraf que uso ao seu e-mail).

2. Quando você diz "no leilão já ficava claro", como se percebe isso ? O que faz "ficar claro" ?

3. A venda se dá ainda dentro do leilão (entre 09:45 e 10:00 do dia 30) ? E essa venda é normal, ou seja, só ligar na mesa, coisa e tal ... ?

Obrigado pela paciência, forte abraço e BONS LUCROS !

Proftel disse...

que os que já a algum tempo = aos que já a algum tempo

Ray disse...

cleber..a maioria esta lá na resposta ao rafael..

quanto aos 98,82.
vc colocou as bandas de 8 periodos no grfico de 15m?
eu não uso apligraf..
mas quando ploto as bandas..e passo o cursor por um candle..
aparecem as seguintes informações
coloque ai no ultimo candle do dia anterior..
29/09..as 16:45hs
a maxima desse candle 97,77
a minima 95,26
a abertura 95,76
o fechamento 97,44
e OQUE NOS INTERESSA PARA FAZER A OPERAÇÃO

o valor das BB+ 98,82
e o valor das BB- 94,36
pra vc aparece diferente..
entendeu..
caso não...pergunte de novo
é de gratis e não doi
forte abraço

Ray disse...

Rogerio disse...
Ray, pelo que entendi foi uma operação vendida descoberto, certo? pois bem, em que momento ele percebeu isso, foi durante o leilao? nesse tempo nao daria pra fazer o aluguel do papel pra ser coberto, certo?

rogerio..muito ja foi explicado acima..
mas por ser um DAYTRADE..
VC NÃO PRECISA ALUGAR PAPEL
ALUGAR É PRECISO apenas se for dormir vendido.
ok?
qualquer coisa manda de novo[abs

Ray disse...

MARIO,NOVATA....JP...obrigado meus amigos...no que puder estou aí..

ou aqui..hehe
abraços a vcs

Ray disse...

sandro..obrigado pela força

esse tipo de comentario seu e de muitos é meu combustivel pra seguir.
valeu mesmo[abs

Ray disse...

roger...

esse tipo de operação eu SÓ faço na abertura.
em abertura FORTE
PRESSIONADA
na venda ou na compra.
muito foi explicado ai em cima..
confesso que algumas coisas fica dificil pra mim colocar por escrito..

se não pegou...manda de novo..
abraço e obrigado por estar por aqui

Ray disse...

respondo no proximo comentario

rodrigo disse...
Ray


Tenho uma dúvida. Sei que a resposta vocë também não tem, mas, se puder, agradeceria um comentário.

Ok, se o pacote não for aprovado, vão todos os mercados pro pau, recessão, depressão etc. etc. Até aí beleza.

Mas, mas...e se o pacote sai...a bufunfa sai do tesouro americano.

Tinha um comentário no NYTimes que refletia essa capacidade do Estado resolver a parte grave do problema, não lembro de quem, que era algo assim *nossa credibilidade é nosso maior ativo, com ele conseguimos levantar a grana que for necessária*

Ok.... mas e se apenas mudarmos o problema....se sairmos de algo gravíssimo - uma crise de confiança dos mercados e do crédito em especial - para algo muito mais inimaginável - UMA CRISE DE CONFIANÇA NO DÓLAR E NA CAPACIDADE DE AGAMENTO NORTE-AMERICANA.....aí sim fudeu de vez

Não sei se isso chegaria a ocorrer. é muito impensável e todo mundo ganha dinheiro com os EUA sendo o que é.....

Mas, Ray, não sei se vocë entendeu o que quis dzer: Tipo, desse pacote abrir portas para que a capacidade de pagamento do próprio Estado (EUA) seja afetada: Afinal eles teriam uma economia que continuaria tão frágil quanto hoje e com muiiiiito mais dívidas.

(não tenho pontode interrogação aqui, uso esses : , ok) rs

Anônimo disse...

ok ray... já li algumas das respostas acima... valeu!

Ray disse...

amigo rodrigo.
seu comentario é cool.aspas pra ti

"Ok.... mas e se apenas mudarmos o problema....se sairmos de algo gravíssimo - uma crise de confiança dos mercados e do crédito em especial - para algo muito mais inimaginável - UMA CRISE DE CONFIANÇA NO DÓLAR E NA CAPACIDADE DE AGAMENTO NORTE-AMERICANA.....aí sim fudeu de vez"

esse seu pensamento é teoricamente correto.
a aplicação considerada a mais segura do planeta são os bonus do tesouro americano.
hehe.
ESSA É A MAIOR CONTRADIÇÃO DA HUMANIDADE.
há pouco menos de uma ano eu fui convidado para uma reunião lá na agora.
tive o prazer de ficar alguns minutos a sós com alvaro bandeira.
e disse pra ele.
aspas pra mim...rs
"os EUA se fossem uma empresa...seria uma empresa QUEBRADA...(não estou falando dessa crise...issofaz ha anos..decadas)
deficit gemeos...
etc"
um banco que analizasse as contas dessa "empresa" não emprestaria um centavo pra eles

mas..mas...mas..
existem dezenas de outras questoes..
maior economia do mundo DISSSSSSPARADA...
maior mercado consumidor..
potencia hegemonica SEM NEHUMA CONCORRENCIA(china é futuro..vao chegar lá...mas falta muito)
militar..etc..

a america precisa ser financiada,a famosa bicicleta,para continuar funcionando.
e o mundo precisa da america...em TODOS os sentidos para EXISTIR..(não falo apenas de economia)
enfim...uma hora,vai parar de pedalar..e vai cair...
quebrar..

mas..acho...que nem eu nem vc estaremos vivos quando isso acontecer..
acho..de achismo..
na verdade espero..
e não estou de novo falando apenas de econimia..

america..ruim com eles
muiiiito pior sem eles
abraços
e estou a sua disposição pra trocarmos ideias...
muito obrigado por estar aqui

Ray disse...

e continuando

a crise esta começando apenas.
eles não vão deixar o sistema quebrar.
otimo.
mas a recessão..desemprego..diminuição dos lucros das empresas...etc..

esta começando..
quando vai terminar..eu não sei..
tem gente que fala 2 anos..
outros 5 anos..
não sei..é tudo chutometro.

mas esta começando.

Ray disse...

TITO.

em termos de preço lucro..P/L
as empresas brasileiras estão baratas.esssas que vc falou.
mesmo comparadas com seus pares internacionais que tambem cairam muito.
mas analise fundamentalista ,como qualquer coisa não é perfeita.
exemplos extremos.
pela analise fundamentalista,
csn nos 85 reais era COMPRA
PETR4 NOS 50 TAMBEM...VALE ..USIM NOS PREÇOS DE JUNHO IDEM..
e continuam sendo compra hoje...depois de cair 40%

enfim..
esssas empresas tem pls..mais ou menos entre 7 e 12...baratos..

mas..olha o mais aí..

muitas boas empresas...inclusive algumas dessas..tinham em 2002..

pl de 2...
isso 2...!!!!
veja quanto custavam essas ações em 2002...vc não vai acreditar..

a bolsa subiu 1700% em dolar nesse periodo..é mole?

procure ai no google por INI
instituto nacionall de onvestidores..

e vá em AQUARELA DO MERCADO..
bem bacana..

forte abraço