quarta-feira, 8 de outubro de 2008

UMA HISTÓRIA

Anteontem,segunda feira dia 6 de outubro,eu estava no chat aqui do blog.
Entrou uma pessoa com nome de Francisco dizendo que pensava em terminar com a própria vida,por causa dos prejuízos na bolsa.
Eu fiquei preocupadíssimo.Não conseguia pensar noutra coisa.
Outros participantes do chat imediatamente demonstraram solidariedade.
A pessoa não postou de novo,oque me fez pensar tratar-se de uma brincadeira de péssimo gosto.
Mas não conseguia pensar em mais nada.
No mesmo dia escrevi um post,no final do pregão,citando essa história e questionando sua veracidade.(link abaixo)
http://entouragetrading.blogspot.com/2008/10/para-os-livros-de-histria.html
Eu,como vocês já sabem,recebo dezenas de histórias similares semanalmente ,mas nenhuma com alguem pensando em suicídio.

Não venho publicando esse tipo de email aqui no blog,embora responda a todos.
Não quero parecer populista ,explorando o problema dos outros.
Como esse caso começou no chat e o Roberto(que não conheço),publicou nos comentários resolvi tornar público.
Eu comentarei ainda hoje num novo post.
Segue.


Roberto disse:

Ray, o cara que mencionou suicídio realmente é o Francisco ,eu conheço a história dele. Felizmente falei com ele.
Foi num médico hoje à tarde e tá medicado com recomendação de se afastar totalmente do mercado.

Ele fez dois cursos desde fevereiro deste ano e estava tentando aprender a cada dia, muito interessado.
Aí fez um termo em Vale5 ,induzido por pouco conhecimento e por papos em um Blog de lá de Porto Alegre, onde fez o curso.
Ele entrou quando a vale fechou aquele GAP nos 47,30 ,( lembra?),diziam ser o fundo daquela queda dos 59,00.
O resto do que aconteceu com a vale todos sabem.
Ele tinha uma carteira de 200mil reais em petrobras e vale.
Com esse termo de 60 dias ficou só com 1500 ações de petr4 .
Um prejuízo astronômico.
Nesse meio tempo o sogro dele vendeu umas terras e ele ,bondosamente por achar que as ações já haviam caído tanto e só poderiam subir, aconselhou o sogro a comprar 400mil reais em vale no lançamento da OPA por 39,90.
Mas esse conselho foi dado por gente conhecida de uma corretora, -"é hora de comprar vale, compra que ela vai disparar", disse esse analista pra ele.
O sogro dele embora sabendo que as ações eram um patrimônio, tambem não suportou as quedas e stopou a carteira em 32,00.
A relação ficou muito difícil.
Até sua mulher passou a insinuar que ele além de quebrar as economias da família dele, estava quebrando o pai dela por sua incompetência.
Acho que o resto vocês sabem.
Hoje, com aquela queda de mais de 16%, no que havia sobrado de suas petr4, ele começou a tremer, chorar e realmente acho que passou por sua cabeça liquidar até com a vida mesmo.

Ele me disse que graças a um telefonema de uma irmã dele, desabafou e foi fundamental para procurar um médico hoje.
Ele me disse que vendeu o que sobrou das ações e está com pouco mais de 35 mil reais pra receber daqui há 3 dias das corretora . Vai abandonar o mercado.
História muito triste, confesso que chorei quanod ele me contou no MSN.
Por trás de muita coisa de acontece no mercado a cada dia, há seres humanos envolvidos, cada um com suas mazelas.

Um abraço,Roberto
Seg Out 06, 09:53:00 PM 2008


PS-Francisco,gostaria de falar contigo.Se quiser me mande um email com seus contatos.
Ray

Um comentário:

Fontes disse...

Ray...As pessoas não acreditam que podem perder muito...só pensam em lucrar muito, e o que é pior lucrar num curto espaço de tempo.

Um cunhado de um ex-aluno meu vinha fazendo termos alavancados naqueles momentos de altas constantes...alertei pro meu aluno avisá-lo sobre sua forma de operar muito perigosa, caso o mercado revertesse iria tomar prejuízos enormes, pois, não estava trabalhando com nenhum controle de risco.

O mercado reverteu a tendência ele perdeu muito em 3 termos seguidos.

O meu aluno falou que ele iria pro tudo ou nada no 4º termo, avisei agora com mais ênfase: Diga pro seu cunhado que o mercado não deve nada pra ele e cada dia é um novo dia e que não pense que porque o mercado tirou dele muito dinheiro em 3 termos seguidos que irá devolver no 4° ou no 5º ou em menhum outro termo e que pro mercado cada dia é um novo dia e pode subir muito ou cair muito novamente.

Todos sabemos o que teria acontecido com ele se faz o 4º termo, teria perdido novamente muita grana.

Em fim, é uma pena que cheguei só depois de 3 grandes prejuízos, porém fico feliz por ter conseguido evitar o 4° grande prejuízo dessa pessoa.

Grande abraço Fontes.