segunda-feira, 6 de outubro de 2008

OPERAR NA VENDA DIDÁTICO

Operar vendido.
Muita gente não sabe oque é isso.
Muitos iniciantes me vêem escrever sobre isso e não entendem.
Recebo dezenas de emails por semana me perguntando extatamente do que se trata.
O mercado financeiro é criativo.
Tão criativo que permite que você venda algo que não possui.
É isso mesmo.
Você não pode vender uma casa ou um carro alugado.
Mas você pode alugar uma ação e vende-la.
É exótico,eu reconheço,mas isso existe há uns 100 anos.
O mercado é criativo faz muito tempo.
Vou tentar explicar de forma simples e didática.


Antes é preciso salientar.
Em tendencia de alta nós compramos.
Em tendencia de baixa nós vendemos.

Se você quer operar vendido pegue o telefone e ligue para a mesa da sua corretora e diga: eu quero alugar,por exemplo, CSNA3.
Você precisa ter 120% de margem ,ou seja, se você quer alugar o equivalente a 100.000 reais de CSNA3,você precisa ter 120.000 reais em ações de primeira linha custodiados na corretora.
Essa margem vai variando de acordo com as oscilações do papel .

Você aluga e pede para o operador vender CSNA3.
Será cobrado uma taxa de 4% ao ano pelo aluguel de CSNA3 pro rata aos dias que você ficar com o papel alugado.
Essas taxas variam de papel para papel .
As blue chips variam de 1% à 5% ao ano.
Papeis de segunda e terceira linha são bem mais caros.Um exemplo atual é CYRELA,que custa 25% ao ano para alugar.
Tem ações custam ainda mais caro.
Então.
Você vendeu CSNA3.
Dias depois .
Se o papel cair, você recompra e lucra.
Se o papel subir você recompra tambem ,já que foi estopado e teve prejuizo .
Sempre seguindo uma estratégia previamente traçada.

A primeira venda tem que ser pela mesa com corretagem de mesa.
A compra para encerrar a operação pode ser pelo HB com corretagem de 20 reais.
Você pode devolver o papel a qualquer momento para o doador depois de D+3.
Blue chips por ter muita oferta não há problema de prazo.
Em CYRE3 o prazo é de 30 dias podendo ser prorrogado.
O operador vai te falar caso a caso.
Quando você aluga um papel ele entra na sua custodia .
Depois da primeira recompra você pode vender e comprar quantas vezes quiser pagando 20 reais de corretagem.
Se você ligar na mesa e pedir para vender um papel dizendo que vai recompra-lo no mesmo dia, é daytrade e não precisa alugar.
O pessoal da mesa da sua corretora pode explicar mais detalhadamente.
Acho que é isso. Espero não ter esquecido nada .
OPERAR NA COMPRA OU NA VENDA. TUDO IGUAL COM ESTOPE PODE TUDO.
ESTOPE SEMPRE .

Lendo fóruns, sempre reparei que existe um enorme preconceito contra quem opera na venda. 99% das pessoas só operam na compra .Portanto quando cai e o vendido está ganhando, parece que a culpa é dele de ganhar no sofrimento dos outros .

LEIA AQUI O POST DO ZÉ COMPRINHA,QUE NÃO SABIA OPERAR NA VENDA.
http://entouragetrading.blogspot.com/2008/08/euum-z-comprinha-curado.html

6 comentários:

Rosângela Oliveira disse...

Excelente a explicação Ray,

É impressionante como as pessoas tem preconceitos sobre a venda de ações, muitas falam que nunca ligaram na mesa e que acha complicado, o que não é verdade. O que realmente acontece é na maioria as pessoas estão com tanta vontade que o mercado volte a subir e ficam na torcida pra isso aconteça. E acaba deixando de seguir a tendência.

Parabéns Ray, pela sua boa vontade em ajudar os demais.
Um Grade beijo pra você e ótimo Domingo.

Fontes disse...

Muito bom post Ray, parabéns mais uma vez.
Linguagem muito boa e de fácil entendimento.
Abraço e Sucesso.

Unknown disse...

Ray...

Algumas perguntas de um neófito:

Eu até recentemente só tinha dinheiro em fundo de ações (graças a deus saí em novembro do ano passado). Não tinha tempo ou patrimônio que compensasse operar diretamente no mercado. Agora começo a ter um pouquinho dos dois. Pretendo, todavia, passar +/- um ano estudando antes da primeira operação. Não pretendo fazer day trade, mas operações de algumas semanas de prazo em algumas ações específicas, que eu acompanhe com certa frequencia (pra ganhar intimidade).

Quais ações seriam essas? Penso em empresas de energia e de alimentação. Além disso, pretendo fazer alguns testes naqueles simuladores tipo "folhainvest".

Logo, pergunto:

1. recomenda outros setores para eu acompanhar?

2. Dentro desses dois setores que eu citei, que ações recomenda eu acompanhar? (pensei em no máximo umas 4)

3. Aqueles simuladores , tipo folhainvest, são um bom treino para aplicar o que eu venha a aprender sobre AT ou AF? Tipo, como se fossem um treino ou "lição de casa"

4. Vale a pena olhar um gráfico antigo da Bovespa, tipo primeira semana de janeiro de 2006 e pensar... "bom, agora eu faria tal coisa" e ver o gráfico lá na frente - pra ver se eu iria acertar, errar e , enfim, refletir sobre minha capacidade de investir.

5. Quanto colocar na bolsa é um dilema para mim. Basicamente, pretendo:
a. ter um ano de gastos meus em CDB (gastos pessoais e de manutenção da minha empresa)
b. Daí em diante, metade em Tesouro direto (25%) e metade em RV (25%)
c. Da grana pra RV, nunca utilizar mais de 50% dela em um único trade, fixando stops curtos. Sei que 50% é bastante, mas recorde que boa parte do meu patrimônio já estará em renda fixa.
Acha essa conta razoável? (tenho 28a, sem família e um pequeno escritório, auto-suficiente na maior parte do tempo).

6. Dá pra pensar em AF sem eu seu contador e sem ter tempo de aprender muitos conceitos dessa área?

É isso. Se puder ajudar de qualquer forma, eu agradeço bastante.

Abraços

Rodrigo

Prittilla disse...

Ray,

mto bom seu post ,foi muito explicativo e era exatamente o que eu queria saber!
fiquei com uma duvida, tenho que ter acoes em custodia para poder alugar?estando liquida nao posso fazer a operacao??
Obrigada Priscilla

Prittilla disse...

Obrigada ela atencao...espero q eu consiga romper a barreira da Josefa litllebuy!Priscilla

TcheLoko disse...

Perfeito o post.

Se me permitir, vou colocar este link no meu blog.

Um grande abraço,
TcheLoko