quinta-feira, 14 de agosto de 2008

RAY,UM ZÉ COMPRINHA EM RECUPERAÇÃO!!

LER PRIMEIRO POST ABAIXO
RAPHAEL NUNES,
Esse é o tipo de email que eu gostaria de responder todo dia..
Se encaixa perfeitamente no espirito do blog.
Junta psicologia,com operações de curto prazo bem fundamentadas..
Salvo engano, tambem será a primeira vez aqui no blog que falarei sobre curto prazo.

Sigo,
Rapha, sua dificuldade em operar na venda é normal e aconteceu comigo durante muito tempo.
Eu simplesmente não conseguia operar vendido.
Essa "doença" tem nome: SINDROME DO ZÉ COMPRINHA.

Acontecia comigo o seguinte:o grafico dizia pra vender..tinha candle de topo e/ou perdia o suporte mais importante...operação tecnicamente perfeita..mas na hora de apertar o botão...
Faltava peito
O raciocinio era mais ou menos este,por exemplo hipotético(como se tivesse me acontecido há um ano atras,e eu não estava vendido nela agora):PETR4 teve uma maxima histórica de 53 reais...quando chegava em 40 reais perdia tudo quanto era suporte..no diario..no semanal..medias cruzadas ...uma venda de livro....

Aí..aí..aí..O Ray bobão,otário aqui pensava...PETR4 custou 53 reais e eu vou enfiar uma venda nos 40??...
Nem a pau juvenal..nem a pau...
Tinha aquele tipico pensamento do ZÉ COMPRINHA...tá barato..PETR4 é uma puta empresa..não pode cair mais..não cai mais que isso de jeito algum!!!..de 53 reais para 40 é mais de 20% e eu vou entrar vendido agora?
Bom...oque aconteceu depois desse caso do exemplo(que não fiz) e nos casos que realmente me aconteceram,voces sabem...PETR4 vale hoje R$ 32..R$ 33 reais

No caso de PETR4...seria uma linda venda...quando perdeu os 43..e deu de novo quando perdeu os 40 reais(arredondando)

CONTINUO
Repetindo um cliche desse blog:BOLSA NO CURTO PRAZO É 90% PSICÓLOGICO,CUCA..
Porque embora os graficos..a tecnica..estivesse gritando na sua cara pra vender,sua cabeça não permitiu.
E os motivos são muitos ...
Existe um enorme preconceito no mercado em relação a quem opera na venda..ja escutei que vendido destrói riqueza(pode????!!!!)....que se não fosse vendido o mercado só subia(sério!!)..e o principal..como 99% das pessoas fisicas só operam na compra...quando se está vendido elas sentem raiva de voce...mais que raiva..ódio...o cara esta levando a maior naba do mundo e voce lá vendidão..tranquilão..e o coisinha suando mais que interrogado pelo Cap. Nascimento....

Parenteses
Eu aprendi nessa queda recente que quando se esta vendido, nós que frequentamos forum sobre bolsa, devemos ficar na maior moita possivel...

Vamos em Frente?
Ainda falando sobre o medo de operar vendido...
Nós "çeresumanus" somos viciados em comprar..na bolsa e na nossa vida cotidiana..nós só compramos..compramos..compramos...e quando vendemos alguma coisa normalmente é para comprar outra..
O engraçado é que eu tinha estomago de ver um papel que estava comprado cair 10% em 2,3 pregões...
Mas ficava em panico só de imaginar que um papel que eu pudesse estar vendido subisse 3% num dia..
Hoje estou superando tudo isso..comecei operando bem pequeno para os meus padrões..
Fui testando...perdendo o medo..perdendo o vicio...e me curei da sindrome do ZE COMPRINHA...corrigindo,SINDROME DO ZÉ COMPRINHA NÃO TEM CURA,é como um alcoolatra...sempre tem suas recaidas..
Como voce sabe fiz uma venda grande em alguns papeis recentemente e surfei nessa tendencia de baixa por um bom tempo...Embora estivesse ganhando em alguns casos dois digitos percentuais(siderurgia) não era nada agradavel quando elas repicavam e subiam 8%..10% em 2 dias...mas eu acreditei na tendencia..segurei firme..não fui estopado ,continuei, e elas voltavam a pivotar pra baixo..

No fim amigo Rapha,na compra ou na venda...
TUDO SE RESUME A ESTOPE,CUCA E DISCIPLINA!!!
PS-quer ver uma recaida da sindrome do ZÉ COMPRINHA?
Se PETR4 perder os R$ 31,80 ela gera nova venda...
E voce acha que o Ray vai entrar vendido?

NEM A PAU..NEM A PAU JUVENAL!!!

PS2-posto a segunda parte da resposta,sobre analise tecnica, a noite..a não ser que surja algum imprevisto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ray, perfeito !!! Primeiro parabéns pelo blog, pretendo acompanhá-lo sempre que sobrar um tempinho. Também tive o receio de vender, acho que é da natureza humana mesmo. Mas não há como operar contra a tendência...Aprendi isso a duras penas, infelizmente tô com um baita prejú (q ainda estou carregando) porque tirei meus stops na esperança tipo "Zé Comprinha" mesmo...Então...Semana passada desisti e resolvi operar na venda. Minha primeira operação, fechei ontem com lucro no bolso...É isso aí...

Raphael Nunes disse...

Vlw Ray, sou seu fã!!!

Realmente Bolsa no curto prazo é piscicológico, alguma coisa lá dentro de nós diz para comprar, comprar e comprar, somos consumidores por naturesa, quando cai, pensamos vender agora? mas já caiu bastante, vender agora é loucura, apesar de os gráficos estarem dizendo para vender, quem sabe comprar um pouco pro longo prazo, o papel tá barato, deve pelo menos vir um repique, que furada...

É como vc falou os gráficos dizem para vc vender, mas pega o telefone liga pra mesa e fala "vende tanto de tanto" não é fácil não, no começo falta coragem, mas aos poucos vou controlando isso e afinal o stop tá lá armado, estratégia é tudo..

Estou tentando conter o meus instintos "zé comprinha" ... rsrsr ... e ser o mais racional possível, deixar o emocional de lado.

e estou de olho nessa congestão da petro pro lado que romper, rompeu e vamo que vamo ... rsrsrs

um abraço

e muito obrigado mesmo de coração

vlw

Anônimo disse...

Belo post.Sensacional.Conheci o blog pelo infomoney.Ja esta nos favoritos.Muito bom.

Octavio L Filho

Airton disse...

Eae pessoal, pois então, meu caso é parecido com o de vocês.

Rapidamente falando, opero por análises gráficas, fiz cursos com a equipe Leandro & Stormer em Porto Alegre, e depois desses cursos venho acertando os movimentos em mais de 80% das vezes. Indicadores que mais funcionam comigo são: Fibonacci e candles (padrões de reversão e continuação de movimento)

O problema é que adquirí um bloqueio emocional muito forte no momento de enviar a ordem, sempre preencho a ordem, mas na hora H...acabo por não enviar.

Esse bloqueio apareceu após ter tido um prejuizo enquanto operava emocionalmente (como todo sardinha costuma fazer). e emocionalmente operando, emocionalmente perdendo $$, perdí a auto-estima de operador.

Sei que vou vencer esse medo, ainda este mês (Setembro). Só não encontrei o caminho pra essa evolução.

Se puderem ajudar ficarei muito agradecido.

Gde abraço e bons trades a todos