sexta-feira, 22 de agosto de 2008

MINHA VISÃO DA ANALISE TECNICA

Vamos finalmente falar aqui no blog sobre análise tecnica.
Eu escrevo oque vai abaixo la no forum da ÁGORA corretora já faz um ano.

Analise tecnica é SUPORTE E RESISTENCIA E CANDLESTICK..
O resto é resto....detalhe..supérfulo...as vezes demais..as vezes atrapalha..
Está chocado com essa afirmação?????....entendo...
Eu fiz essa declaração pra chocar mesmo...

Não sou Xiita não...
Me explico...

Se voce for usar todos os osciladores,indicadores,e outras ferramentas da analise tecnica para entrar numa operação...
VOCE NÃO IRÁ FAZER NENHUMA...
Essas ferramentas são contraditorias entre si...na maioria das vezes..
Reconheço que algumas delas são muito interessantes...

Vou contar a minha historia..
Comecei estudando de forma auto didata..lendo oque encontrava pela frente..
Estudava feito um louco...ficava noites acordadas..o assunto me fascinou.Incorri no erro basico de todo iniciante...
Misturei tudo...
Comecei a querer contar as incontáveis ondas de Elliot...
Estudei médias moveis...Indice de força relativa..On balance Volume..Estocástico..Trix..Sar Parabolico..Agulhadas..os candles..etc..etc..etc..etc..e..

Achei que sabia tudo..se fizesse uma prova oral..tiraria primeiro lugar..
Mas não sabia como colocar tudo isso em pratica..ou melhor,não sabia como ganhar dinheiro com análise tecnica..
Me enrolava todo...

Ate que apareceu uma alma caridosa...
O Raphael figueiredo,analista técnico da ÀGORA corretora..
Atravez do forum da corretora eu começei a fazer dezenas de perguntas pra ele..
Raphael o papel abcd4 está com o IFR sobre vendido,vale a entrada??
NÃO..
Raphael o papel EFGH3 ainda esta com as medias cruzadas na compra,vale a entrada??
NÃO..
Raphael o papel IJKL4 deixou um martelo invertido,vale a entrada??
NÃO..
Eu devo ter sido o recordista mundial a receber respostas negativas do Raphael
Raphael,pelo amor dos meus filhinhos,quando vale a entrada num papel???
Quando romper a resistencia...
Só isso?
Só isso..
E se perder o suporte voce estopa..
Só isso??
Só isso..
Ai eu pensava...
Preciso começar do ZERO...tudo de novo..
Fui fazer um curso de 3 meses com o professor Marcio Noronha..
Embora o curso fosse bastante abrangente ele martelou durante esses 90 dias que analise tecnica era SUPORTE E RESISTENCIA...
Ja durante o curso passei a ganhar dinheiro na bolsa usando analise tecnica..
Na epoca estavamos numa violenta tendencia de alta...

Rompia o TOPO HISTORICO no fechamento,eu comprava..
Perdia o FUNDO ANTERIOR,eu estopava..

Aprendi a ir subindo os estopes quando a operação vinha ao meu favor..
Virei uma especie de KELLY SLATER das tendencias de alta...
Surfava..pegava tubos maravilhosos...ganhei dinheiro..
Aprendi a importancia da tendencia..e de nunca..NUNCA ir contra ela...NUNCA...NUNCA..!!!!
Continuei estudando..me aprimorando..estudei e aprendi na marra as agulhadas do DIDI..

Aprendi a usar o IFR de forma ajustada..
O OBV passou a me ajudar nas tomadas de decisão...

Mas...NADA..NADA..NADA...interfere na minha tomada de decisão...
Rompeu resistencia...EU COMPRO...não importa o IFR ou qualquer outra coisa.
Perdeu o suporte ,EU VENDO,não me importa o resto...

A unica coisa que me faz entrar numa compra ou venda sem levar em conta os suportes e resistencias são os:
CANDLES...
Deixou um martelo..eu compro e ponho o estope na minima do martelo..
Deixou uma ESTRELA CADENTE..eu posso fazer uma venda com estope na maxima da estrela cadente...

E por ai vai...
Se voce esta começando a estudar analise tecnica...
ESQUEÇA TUDO!!!!

ANALISE TECNICA É:
SUPORTE E RESISTENCIA

Depois de aprender suporte e resistencia...SIM...vá estudar o resto!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ray, sou cliente da Ágora e acompanho os post, na medida do possível. Concentro-me naqueles mais experientes, profissionais e sensatos, como os teus o do Raphael Figueiredo, do Domingos e do Bovespinha.
Parabéns pelo blog e propósitos (ajuda, orientação, alerta).
Seguinte: com a bolsa em tendência de alta, é mole operar; lucra-se mesmo errando. Já o inverso... é só trolha, ainda mais quando o cara pensa que é o tal e não coloca stop. Já levei muito ferro -perdas, bem entendido - por isso. Como muitos, aprendi somente após várias perdas, muitas expressivas. Perdi mais do que ganhei, com certeza. Hoje minhas perdas estão limitadas ao limite imposto pelo stop que determino (financeiro). Gostaria de ver você comentando/orientando, de forma didática, sobre algumas técnicas e/ou critérios que você adota nas tuas operações,. sobretudo no atual momento cuja tendência do mercado é de baixa, enquanto a economia americana não melhorar ou os gringos não voltarem.
Grande abraço e parabéns pela iniciativa.
Vitor

Fernando Penasso disse...

BLZ AMIGO. AGRADEÇO AO SEU E-MAIL E VOU SEGUIR OS SEUS CONSELHOS.
GRANDE ABRAÇO E CONTE COMIGO.