segunda-feira, 4 de agosto de 2008

BATE BOLA COM O LEITOR 2

Agora respondo ao leitor R.C(se me autorizar ai nos comentarios..publico seu nome..)

Ele em azul..eu em amarelo..

Olá, Ray. Como vai? Encontrei seu blog recentemente, e estou lendo vários posts. Vejo como você frequentemente critica quem faz "opção a seco". Em junho de 2007, eu apliquei um bom dinheiro nos fundos de ações da Vale, por recomendação da minha gerente no BB. Poucos meses depois, eu estava com um bom lucro. Em maio deste ano, empolgado com a valorização da Bolsa, apliquei outro bom dinheiro no fundos de ações da Petro. Hoje, estou amargando um belo prejuízo nas duas aplicações. Não esperava que a Bovespa, em plenos 70 mil pontos, recuaria aos 50 mil. Não preciso do dinheiro agora, posso esperar anos. Mas, já passou 1 ano e 2 meses desde a primeira aplicação, e não estou vendo resultados. Você acha que estou fazendo errado? Devo vender as ações sempre que estiverem valorizadas? Ou é melhor que eu continue deixando esse dinheiro parado por mais alguns anos? Muito obrigado. Cordialmente, R.C

Caro R.C

Eu respondo a esse tipo de pergunta quase diariamente...
Vale a pena debatermos aqui no blog..
Eu acredito FORTEMENTE na bolsa de valores como investimento de LONGO PRAZO.
Principalmente em se tratando de ações como petrobras e vale.
Mas repare ...a bolsa brasileira valorizou-se 1.700% em dolar de 2002 ate 2007..
VOCE LEU CERTO...1.700% em dolar...

Nada mais natural que em algum momento ela tenha uma correção...
Se subiu...pode cair...se subiu muito..pode cair muito...
Porem..a maioria dos brasileiros,inclusive eu,nunca viram a bolsa cair...
A maioria dos investidores da bovespa nos dias de hoje,eu incluso,esta no mercado ha menos de 5 anos.
Qualquer crise como a de agora apavora esses investidores(eu não).
Ninguem gosta de ver seu patrimonio diminuir 30% em poucos meses..mesmo pensando em longo prazo...eu não gosto..
Ate o ano passado..se comprava VALE ou PETROBRAS pensando em longo prazo..e 3 meses depois elas ja tinham valorizado..20%..30%...
Bolsa e renda variavel...mas durante os ultimos 5 anos.. ela so variava pra cima..

Não ha resposta facil para sua pergunta...
Se subiu durante 5 anos ininterruptamente ..nada impede que tenhamos 5 anos seguidos de baixa..

Se vai acontecer..eu não sei...ninguem sabe...

Mas pensando no longo prazo..sim...os fundamentos das empresas contam...VALE e PETROBRAS tem otimos fundamentos...

Eu manteria as ações....
As remunaria com opções ao longo dos meses e anos...
Procure não se influenciar por manchetes de jornais e noticias na televisão...
No longo prazo...longo prazo como oque voce diz...a bolsa recompensa quem tem paciencia e quem nao a abandonou nos seus piores momentos..

Quanto a vender as ações quando elas se valorizam...não funciona..
Eu tenho PETR4 comprada ha 3 anos...
Se toda vez que eu achasse que tivesse subido muito eu vendesse...perderia as maiores e melhores ondas de valorização no periodo.

MANTENHA SUAS VALE5..

MANTENHA SUAS PETR4..

mas e apenas a minha opiniao..

E um alerta...digamos que as ações caiam ainda mais no curto prazo...cuidado para não se desfazer dos papeis justamente quando for a hora de comprar mais...


PS 1- embora projeções de corretoras e bancos sejam exercicios de futurologia...todas elas.. mesmo depois de revizadas para baixo, ainda mostram o ibov..vale..e petr com grandes up sides para o final do ano..como diz o mestre Ancelmo Gois..não e nada..não e nada...não e nada...mas não custa saber..hehehe!!!..

PS2-aqui tem um artigo interessante sobre os ciclos de alta e baixa dos mercados...
http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=407563

e aqui um grafico dolarizado da bovespa desde 1.963(cortesia Ed Olmo e enfoque)

http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx
Esse grafico e uma aula de historia...veja la... passe o mouse sobre ele


PS 3- sobre opções,caso voce não conheça, visite o http://www.bastter.com/br/

Eles tem uma visão de remunerar a carteira de LP..e na minha opinião ,o melhor site de mercado do Brasil,contando com uma otima area de aprendizado.


Um abraço

Ray

2 comentários:

Anônimo disse...

Ray, muito obrigado pela sua resposta.

É muito bom ler uma análise tão objetiva, racional e sensata. Vou seguir seu conselho e manter as aplicações na Vale e Petro. Como falei, posso esperar alguns anos, vou torcer para o rendimento ser tão generoso quanto o dos últimos anos! Prefiro que meu nome não seja divulgado, se possível.

Mais uma vez, agradeço muito. Abraços,

RC.

Anônimo disse...

otimo blog amigo.ja esta nos favoritos.

Ricardo G.