segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ESTÁ PERDENDO MUITO DINHEIRO? ESTÁ PREOCUPADO?VAMOS PENSAR JUNTOS

Eu recebo dezenas de mensagens por dia de pessoas que estão muito preocupadas.
Sem meias palavras e sem ter medo de parecer melodramático,algumas dessas pessoas estão desesperadas.
Alguns são meus amigos há anos,outros meus companheiros lá da ÁGORA corretora,e a maioria ,vocês,leitores do blog.
É uma situação difícil pra mim.
Não tenho o direito de opinar sobre a maioria dos casos,mesmo sendo perguntado.
Mas eu tentarei ajudar.
Tentarei, dentro das minhas enormes limitações,que vocês pensem no que fazer daqui para frente.

Criei esse blog justamente para que situações como a que muitos de vocês estão passando fossem evitadas.
Para muitos ele chegou tarde,pretenciosamente,eu sei.
Muitos papéis de primeira linha cairam cerca de 50% da suas máximas históricas, alcançadas no meio do ano.

Naquele momento, a euforia tomava conta da bovespa quando o Brasil recebeu o grau de investimento.
As pessoas físicas influenciadas pelo noticiário entraram na bolsa e os que já eram investidores aumentaram sua exposição. O resto, todos vocês já sabem.
Sabem no bolso.
Prejuízos enormes.
Compras movidas pela emoção.
Investimentos feitos por causa do Jornal Nacional.
Decepção.
Culpa.
Em alguns casos,destruição de patrimônio.
Na Bovespa dos 70.000 pontos não existia a palavra cautela.
Na Bovespa dos 70.000 pontos os analistas mais competentes falavam para comprar mais.
A pergunta mais comum que me fazem é:
E AGORA?
REALIZO O PREJUÍZO,OU ESPERO A RECUPERAÇÃO?
A resposta simples,objetiva,e reconheço,cruel é:
EU NÃO SEI.
E se alguem falar pra você que sabe oque você deve fazer,desconfie desse alguem.
Falar agora ,depois de 30,40,50% de queda que o certo é realizar o prejuízo seria irresponsabilidade da minha parte.
Eu não faço idéia se os preços atuais irão ceder ainda mais.
Ninguem sabe.

Mas eles podem ,sim, cair mais.Muito mais.
Não quer dizer que irão.
EU NÃO SEI.
Cuidado com pessoas que dizem saber oque você deveria fazer.
Esses tem seus próprios problemas, não conseguem resolve-los,mas não resistem em dar palpite na vida dos outros.

Divertem-se opinando sobre a vida alheia, a sua, na maioria dos casos com descaso,confortando-se sorrateiramente na desgraça alheia.
Um solitário que se masturba por saber que não está sozinho.O prejuízo do outro é o tesão desse tipo de gente.
Um paradoxo Freudiano.

O problema é seu.
A realidade,por mais dolorosa que seja, é sua.

Você não está sozinho ,é verdade,mas a decisão,seja ela quel for é individual e unilateral.
Egoísta,como o mercado.
Mas aqui podemos fazer como aqueles grupos de pessoas que se reunem para falar de um problema em comum,tipo alcoólatras anônimos.
Ajuda a muitos,mas a DECISÃO de parar de beber é de cada um.

Então vamos pensar juntos.
Pensar,não significa que encontraremos soluções.
Pensar significa fazer agora oque deveria ter sido feito antes e não foi feito.
Pensar significa planejar.
Pensar equivale a se preparar para situações vindouras.
Já que o passado,infelizmente,não pode ser mudado.
Como seria maravilhoso mudar o passado.
Eu mudaria boa parte da minha vida,embora a maioria das pessoas diga que fariam tudo de novo.
Eu não.
Eu,no mundo dos sonhos,mudaria muita coisa.
A PIOR EXPRESSÃO DE QUALQUER IDIOMA É O "SE".
Quando se raciocína usando o SE você adia a solução do problema real.
Acordemos.
Adiante.
A primeira pergunta que tem que ser feita é:
Esse dinheiro que está investido na bolsa te faz falta?
Digo,você pode deixa-lo durante anos aplicado sem precisar dele?
Caso não "precise" do dinheiro TALVEZ seja melhor manter os papéis.
Principalmente se eles forem papeis de primeira linha.

Você tem papeis de segunda e terceira linha com prejuízos astronômicos?
Já pensou em realizar e comprar imediatamente petr4 ou vale5 nos preços atuais e ficar lançando opções para ir abaixando o preço das ações ao longo dos mêses e anos?


Existem dezenas de outras perguntas e milhões de respostas.
Abro aqui nos comentários desse post,que deixarei por um tempo no alto do blog,um espaço para discutirmos juntos oque fazer.
A dúvida de alguem pode ser a sua,e a forma de pensar desse alguem pode te ajudar.
Não existirá solução mágica nem fácil.
Mas pode ajudar a pelo menos 1.
Quem sabe seja você.

COMENTEM AQUI NESSE POST..
PERGUNTEM.
RESPONDAM.
USE O ANONIMATO SE QUISER.
EU RESPONDEREI A TODOS.
E TODOS SÃO BEM VINDOS .
CONTE SUA HISTÓRIA.
VAMOS PENSAR JUNTOS?

15 comentários:

Reinaldo Baron disse...

Ray, bom dia querido!
Pela analise grafica, segundo o Marcio Noronha, teremos que chegar aos 30.000 pontos. Ponto. O IBOV, digamos, esta quase lá. Minha questao é: quando chegar, resolveu todos os problemas? Pode investir que vai aos 70.000 ainda esse ano??
Parece que ninguem se deu conta da velocidade com que isto esta ocorrendo. Tá muito rapido!!! Nao esta natural. Gostaria que voce comentasse sobre. Abs e bom fim de semana!!!!

Reinaldo Baron disse...

do comportamento do empreendedor (serve parao investidor), o mais importante:
ESTABELECIMENTO DE METAS:
ESTABELECE metas e objetivos que sao desafiantes e que tem significado pessoal;
TEM visao de longo prazo, clara e especifica
ESTAELECE objetivos de curto prazo mensuraveis.

Anônimo disse...

Estimado Ray

Ontem a noite, confidenciando com um belo copo de vinho (sangue de boi - que é o que me permite agora)cheguei a essa mesma triste conclusão: Estou completamente despreparado para investir em RV. Fiz cursos, li livros, mas não apliquei os conhecimentos obtidos, simplesmente o "SER" goelão dominou meio emocional e as perdas vieram como uma bola de neve.
Não sei se é o melhor, mas minha estratégia à partir do próximo pregão será operar "pequeno", com segurança,bem pensado e planejado.
Não terei pressa para minimizar meu prejuízo, e acredito que se conseguir dominar a ansiedade e ter paciência (coisa que não tive até agora) vou sair dessa, nem que leve meses ou anos.
Muito obrigado pelo seus posts!

Anônimo disse...

1.o um histórico rápido: Tenho 1K de Petr4 bem antigo, calculo seu PM em 10,00. Comecei a comprar mais 1 1K de PETR4 desde o ano passado. Atualmente o PM deste último lote é de 42. A intenção era fazer LC de 2 k todo mes, sem ser exercido. A rapidez da queda me pegou. A estratégia que tracei agora foi a seguinte: Lançar opçoes 2 strikes acima do preço da ação. Comprar 1/2 da quantidade 2 strike acima (o strike pulado aqui fica como garantia para rolar para o exercício seguinte se a ação subir muito) e mais 1/2 um strike acima. Vender estas compras 1 strike acima. E ir administrando. O que quero é ter uma renda média de +- 2% am em relação ao capital investido. Veja que o meu lote antigo de PETR4 está num fundo, vou trazê-lo para a carteira mas eu não quero contá-lo para abater o PM do último lote. A idéia é que enquanto a tendência for de baixa posso fazer a trava mais distante e mais barata.Acha que faz sentido?

Ray disse...

baron e a todos.
eu tenho que sair.
repondo com prazer.
a todas as perguntas e duvidas ainda hoje.

comentem aí.conversem tambem entre voces.
tem muita gente muito preocupada.

até a volta e obrigado por estarem por aqui.
Ray

Anônimo disse...

BARON
1-vou te mandar aquele relatorio.não esqueci.

2-eu não gosto de fazer previsões.
respeito o marcio noronha.
ele foi meu professor.
mas não gosto desse tipo de declaração.
a bolsa pode ir nos 30000?
pode.
mas veja...há 3 anos que vejo esse tipo de previsão.feitas por varios analistas tecnicos.
uma hora acertam.e vão virar PROFETAS.

É COMO AQUELES VIDENTES QUE VÃO NA LUCIANTA GIMENEZ.
o cara fez 2.000 previsões.
errou 1999.
e fica famoso pela que acertou.

bom..30.000 pontos é uma possibiliade.
mas eu quero ver pra crer.
e se chegar lá..esuqece 70.000 pontos..
nem ano que vem.
de 30.000 para 70.000
é muito mais de 100%.
a situação é gravissima.
e mesmo quando parar de cair..dificil que suba com força.
ate pq sem capital externo a bolsa aqui não sobe forte.
e esse capital no momento não existe,ou existe e esta na segurança
sem previsão de volta.

vamos viver de repiques...
antes de melhorar e possivel que piore um pouco mais.

Anônimo disse...

anonimo das Sáb Out 04, 12:56:00 PM 2008

concordo com tudo que vc escreveu.
sem pressa.operando pequeno.
quem tentar tirar o prejuizo rapido,vai aumenta-lo

Anônimo disse...

vc falou, falou e nao dise nada pra quem ta com prolema... vc é muito enrolão...

Anônimo disse...

Olá Ray,

Primeiramente, obrigado pela ajuda toda pelos seu blog e comentários na Ágora.

Entrei com R$ 45.000,00 desde Janeiro e quem dera tivesse aplicado seus conselhos. Comprei mico (mnpr3 e kepl3) e blue chips ganhando um pouco no começo e depois perdendo bastante.

Mês passado o patrimônio, depois de ficar líquido no repique do anúncio do Bush, ficou reduzido à R$ 32.000,00.

Daí veio a ambição, e dormi comprado esperando a votação do Congresso Americano na sexta, esperando recuperar o prejuízo. O resto você sabe... e o total caiu para R$ 24.000,00, dos quais R$ 19.500 aplicados em Sdia4, Vale3 e Csna3.

Não preciso do dinheiro mas gostaria de sair e assumir o prejuízo. Acredito que vá cair mais. Alguns analistas dizem que o ibov tem possibilidade de repicar até 58k. Será? Nesse caso, tiraria facilmente.

Como você pode ver, estou perdido e confuso.

Você acha que um stop curto e venda rápida em caso de repique (principalmente em CSNA3) é uma boa estratégia para reduzir os danos? Stop e venda aonde?

Abs,

Investidor despreparado

Anônimo disse...

boa noite ray... apenas para esclarecer que o anonimo rogério acima não sou eu... forte abraço... roger_2

Anônimo disse...

investidor despreparado anonimo... estamos em situação semelhante... operei menos tempo e menos $$$ que vc... mas meu preju só não foi feio mesmo pq sempre usei stop... fiquei de fora durante o pacote pra pensar o que tava fazendo errado... agora me preparo pra voltar vendendo... nisso o blog tem ajudado mto... ja aprendi que o maior desafio no mercado é sobreviver, logo é preciso aprimoramento contínuo... te desejo uma boa semana! roger_2

Reinaldo(reinaraujo) disse...

Boa tarde ray... vinha do forum da ágora!!!! como participo do chat??? ou só posso ficar de olho??? um grande abraço.

Ray disse...

Reinaraujo

bem vindo.é um prazer.basta colocar seu apelido e postar.não precisa cadastro nada.
e precisa atualizar manualmente

abraços

Anônimo disse...

Ola Ray. Tenho aplicações na Caixa Economica Federal em fundo de ações Vale, apliquei 9800,00 e tenho 5700,00, fundo de ações petrobras, apliquei 11700,00 e tenho 9300,00 e fundo baseado no ibovespam, apliquei 17100,00, tenho 8800,00. Nos fundos, se q cotação cair abaixo do valor da quota na data da compra, perdi tudo. Pensei em comprar ações(vale/petrobras) e aguardar o tempo passar. Pelo menos terei mais segurança que no fundo. Estou certo? O que faço?
Abração.
Matiello

pierre disse...

Olá Ray...
Nunca apliquei na bolsa, mas consegui através dos anos juntar um pequeno capital.A pergunta é a seguinte:Este é o melhor momento para aplicar? Pois, estou pensando em ir na caixa e aplicar o que tenho na petro e na vale.Isto pq acho que as ações delas não tem mais o q cair...
...Sei q pareço insensível aos problemas alheios.Mas não é isso, como todos, gosto de aproveitar as oportunidades.Isso é o q faz esta área funcionar...
Abraços...