segunda-feira, 15 de setembro de 2008

BUSH ,A PORTA DO INFERNO,E VOCÊ

O animal acima fez esse gesto pra você.O animal acima fez isso para o mercado financeiro mundial.

Ainda veremos o canalha acima passando por isso

Muita calma !!!
A hora é de calma,o momento é de reflexão.
Vamos pensar juntos.
Vamos pensar no que fazer caso o pior aconteça.
Sempre preguei a estratégia.
Chegou a hora de pensar no que pode ser a ESTRATÉGIA DE NOSSAS VIDAS.
Pra começar temos a comprovação de que o inferno existe.
George W. Bush já nos tinha mostrado isso durante seu trágico mandato.
Agora,ao não intervir no LEHMAN BROTHERS, ele abriu a porta do inferno e talvez seja tarde demais para fecha-la.

Você está preparado para uma, EVENTUAL,quebra do sistema financeiro americano e consequentemente mundial?

Eu não.
Sempre disse que em bolsa tudo era possível.
Mas ,minha imaginação não foi tão fértil,admito.
Hoje vivemos um dia HISTÓRICO.
A ultima vez que algo aconteceu apenas por causa do mercado foi em 1987.
11 de setembro não conta.Outra coisa.

Uma quebra do sistema financeiro global é a mesma coisa que todas as empresas que você tem ações pedirem concordata ao mesmo tempo.
Elas podem se recuperar,devem se recuperar,mas pode demorar anos.

Você está preparado?
Eu não.
Eu estou me preparando.

Não adianta vir com papos de que longo prazo é longo prazo.
Os fundamentos das empresas são sólidos.
Esqueça isso.
Ninguem, hoje, atuante no mercado viu uma quebradeira de TODO o sistema.
NINGUEM.
Ela aconteceu em 1929.
Falar agora é achismo.
Pense seriamente.
Mas sério mesmo.
Se seus papeis despencarem 40,50,60% e ficarem assim por anos,você aguenta?

Eu não.

Não quero ser alarmista,mas estou sendo realista.
Primeiro não sei se vai acontecer.


Ninguem sabe.
Vou pagar pra ver?
Devo vender tudo, mesmo, SUPOSTAMENTE, barato?
Devo colocar a parte do meu patrimonio que está em bolsa na renda fixa?

Estamos entrando em território desconhecido.
Não estamos mais falando,somente, de uma bolha imobiliária.
Não estamos mais falando de uma recessão.
Não estamos mais falando de inflação,estaginflação.
Estamos falando de CAOS.
Pânico.
Os cliches podem estar desatualizados.
Os cliches de ontem,pela primeira vez em 80 anos, podem não mais ser válidos.

Eu ainda não sei oque farei.
Estou pensando,ouvindo,escutando.
Vou tomar uma decisão. ÁMANHÃ.
E NÃO FALAREI SOBRE ELA AQUI NO BLOG,NEM EM LUGAR NENHUM.

A decisão é pessoal,dura,e confidencial.

O capital sempre foi covarde.
Eu sou covarde em relação ao meu capital.
Talvez porque eu tenha trabalhado muito para ganha-lo.
Tenho medo de perde-lo.
E numa crise sistemica os competentes são confundidos com os incompetentes.
Quem se alavanca vai para mesma vala que o conservador,como eu.
Não importa quanto do meu patrimonio esteja em bolsa.
Independente do percentual,para mim,é muito.

Esse blog tem alguns principios.
Você,leitor,sabe.
Um deles é:
NÃO DEIXAR QUE O MERCADO AFETE SUA VIDA PESSOAL.(sexual nem se fala)
Então pense aí.
Pense mesmo.
Pense no pior.
Pense no que você vai sentir se o pior acontecer.

Se vai acontecer ninguem sabe.
Mas Bush e sua equipe abriram a porta do inferno.
Será possível fecha-la?


Você vai pagar pra ver?

7 comentários:

Ray disse...

alguem comentou esse post enquanto era rascunho.
eu apaguei sem querer,
peço desculpas.
se puder repetir agradeço

abs

ray

Proftel disse...

Ray, não vai dizer que eu não avisei.
Já a algum tempo venho falando no PD que um porto seguro seria o ouro, de uns seis meses (pouco mais até) vinha acompanhando a subida do dito cujo, lá no PD deve ter gente que se lembra desse conselho.
Como você muito bem colocou, melhor pensar bem no que fazer.
Quer uma sugestão?
Faça como eu, leia a fundo sobre os que se safaram em 29, é mais ou menos por aí a saída, a história teima em se repetir.

De boa, desejo a todos que saiam bem dessa.


Proftel

Anônimo disse...

Ray

Comecei a ler seu post faz uma semana, +-, e quero dar os parábens. É raro tantas boas idéias com um excelente senso de humor.

Não sou um (investidor agressivo) rs. Estive na bolsa entre 51.ooo e sai quando chegou nos 63.00, ainda no ano passado. Como não tenho tempo e tenho pouco capital, resolvi deixar meu $$ em fundos de ação e gastar meu tempo desenvolvendo meu negócio próprio. Deixe de ganhar muito, sim... mas hoje meu dindin está todo em CDB.

Analisando seus medos, fiquei com algumas dúvidas...

1. será que a qualquer tempo os EUA não conseguem restaurar a confiança nos seus mercados, apenas pagando mais caro por isso:

2. Foi na segunda metade do século XX que os EUA deram um chute no padrãoo uro e um dolar passou a valer um dolar...e como diria seu Creysson...seus probremas acabaram...rss Agora não hã nenhua solução criativa e heterdoxa dessas que poderia ser inventada:

3. Comprar ouro por meio de mini-contratos, fundos, etc... enfim, tudo que envolva uma instituição financeira como intermediária, não implica em ter quase o mesmo risco... tipo, o ouro no banco ou no papel não é a mesma coisa q o ouro embaixo da cama rsss.

4. Se eu ver que o mundo não vai acabar, o que eu acredito, penso em colocar parte dos recursos em tesouro direto e parte em blues, direto ou por meio de fundos...Ou além do susto, vocë também acha qe teremos uma recessão duradoura.

Enfim, sei que o $$ de cada um é problema pessoal e o que vale para vocë pode não se aplicar diretamente pra outra pessoa. Mesmo assim, gostaria de alguns comentários sobre outras formas de investimento...se julgar que há espaço no blog...

Ray disse...

amigo RODRIGO

estánrespojdido nos coments do posta nterior

abs

RAY

InvestidorFarrapo disse...

Ray, tenho acompanhado teu blog há algum tempo. De certa forma me comove esse pânico que todos por aqui sofrem, e gostaria (mesmo que não resolva nada) de desejar boa sorte para os investidores e que o prejuízo seja o menor possivel. Venho a algum tempo pensando em como entraria no mundo dos investimentos (ate por que nao tenho muita grana) e vejo q esse ainda não é o melhor momento. Você tem alguma coisa a dizer sobre titulos do tesouro direto? Para um cara que nem eu que quer apenas juntar patrimonio com um rendimento acima da inflação... já que a bolsa não parece estar recepcionando bem novos convidados

investidor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
investidor disse...

¨O fato de que as pessoas possuem ganância,medo ou insensatez é previsível.Quando isso vai se manifestar não é previsível.¨

Sabe-se que as vezes,os invetidores ficam alucinados por uma ação,e seu preço dispara.Sabe-se também que,outras vezes,as pessoas ficam temerosas demais e depreciam muito uma ação.O que não se sabe é quando isso acontecerá- só se sabe que acontecerá e,quando acontecer estarei de prontidão para tirar vantagem dos preços baixos que o medo e a insensatez provocam.Evite a ganância e deixe o medo e a insensatez criarem oportunidades.Essa é a conduta do investidor inteligente