quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A HISTÓRIA DE UM LEITOR AMIGO

A história que segue abaixo é muito parecida com a história de milhares,inclusive a minha em determinado momento,há algum tempo atrás.
COMENTO DAQUI A POUCO NUM NOVO POST.

Ray, Ai vai meu breve relato de minha pouca experiência com a bolsa para prestigiar o blog e todo seu empenho no forum (agora).
Opero a pouco tempo, mais ou menos um ano (tenho 29 anos). Antes disso deixava o dim dim em fundos de vale, petro e renda fixa.
Não é muito dinheiro, mas é minha grana e logicamente é muito importante para mim.
Obtive uma boa rentabilidade nos fundos e dobrei de capital em dois anos.
Cinco anos de altas espetaculares chamam qualquer pessoa ao mercado financeiro e comigo não foi diferente.

Fiz um curso de analise gráfica no inicio de 2007 e abri minha conta na agora e, a partir daí passei a operar sozinho.
De mar07 a ago07 fui ganhador, tb basta olhar nos gráficos, tudo subia e não tinha muito erro, nunca se estopava.
Mas chegou agosto e o subprime começou a mostrar as garras.
Operava tb uma carteira para meu pai com mais grana que a minha, mas a operava de outra forma, um pouco mais conservadora e só com blue.
Bem, meu pai ia precisar da grana, pois ele tem um negócio, uma microempresa, realizei as operações dele com ganhos de 8% em +- três meses.
Nada mal pensei. Já a minha carteira,a estória foi um pouco diferente.

Não utilizava muito estope, mais precisamente TRAVEI na frente do HB e quando vi suportei todo aquele tranco de agosto e realizei o preju praticamente no FUNDO.

Bem, realizei o preju mais para aprendizado (ainda tenho tempo e VOU SER ganhador na bolsa) mas claro senti no bolso.
Bem, refiz minha carteira passado a turbulência...foi indo, foi indo, meio que aos trancos e barrancos, parecia com a rentabilidade de um CDB, hehehe, mas continuei.
Fiz o curso do MN, comprei mais livros (Elder, MN, Matshura etc) e logicamente estudei mais. Bem, veio outra grande queda e MAIS UMA VEZ travei no HB, porém desta vez estava com papeis mais sólidos.
Entretanto, cometi o mesmo erro e não realizei quando pude.
Pelas minhas análises, muitas operações traçadas seriam corretas, baseadas em técnica e vencedoras, mas a prática se mostrou um pouco diferente, ou seja, não consegui fazer as operações na REAL, mesmo sabendo os pontos de compra e venda.

Hora por ganância, ora por esperança. A questão é que não seguia minhas próprias analises (e o motivo não é a falta de confiança na técnica).

Hoje estou um pouco mais maduro no mercado financeiro e começo novamente a minha carteira. Bem com uma visão um pouco diferente.
Com consciência para separar o que é LP e o que é CP e no aguardo de um bom momento para a entrada.
Utilizo gráficos e técnica para controlar o risco retorno das operações, enfim, começando a acertar nas operações, porém, ainda com uma carteira perdedora... Por enquanto sigo com três papeis LP, petro, BB e Kepler (hehehe, ninguém é de ferro, mas é só um bilhetinho que dei como perdido mesmo...) e sigo querendo entrar em CSN, vamos ver, quando confirmar um fundo com consistência.
Escrevo esse breve relato para contribuir com seu blog e apoiá-lo no seu trabalho no próprio fórum e no blog. Escrevi isso também motivado por um post seu de hoje falando para não cometermos os mesmo erros e os posts sobre garantir o lucro.
Ainda falta eu aprender definitivamente a LUCRAR.
É isso, Grande Abraço

2 comentários:

Anônimo disse...

história muito parecida com a minha....principalmente sobre pensar em estratégias corretas porém não conseguir aplica-las.

Anônimo disse...

Sobre o trecho que comentou sobre CDB... não tenha preconceitos... quando a merda toda começou a se desenhar, ano passado ainda, eu domei o vício e larguei 5 anos "full in" na bolsa para ir com 100% pro CDB (100% do CDI)... te garanto que está sendo ótimo... ganhei muito mais do que se estivesse "de peito" no mercado e melhorou até o sexo nesse período! auhahuahuhua... um verdadeiro amazing phenomena!!