terça-feira, 23 de setembro de 2008

CRÔNICA:A EMOÇÃO,A ARTE,ANDY WARHOL,EDIE SEDGWICK E A BOLSA

Acima, Andy Warhol e Edie Sedgwick,no mercado da vida.
Emoção.
Nossa vida é regida por ela.
Somos emotivos desde o nascimento.
Nosso choro ao sair do útero, é emocionante.
Nossa risada, deslavada,aos 2 anos de idade,aquela que nossas mães gargalham conosco, é emoção pura.
Aos 15 anos,aquela marra.
Oque é?
É a emoção infantil dos pré adolescentes.
Até a vida dos chamados não emotivos é regida por ela.
A verdade é que até o mais frio dos seres humanos é emotivo.
Se alguem não tem emoção, sua vida será transformada pela falta dela.
Ou seja,a emoção é tudo,até quando ela inexiste.
Em alguns casos,será um desastre.
Em outras,será uma grande virtude.
Nossos amores.
Aquele "eu te amo", dito de forma tímida,esperando um "eu tambem".
Que saudade de dizer,de ouvir.
Aquela despedida emotiva ,que se transforma em arrependimento.
Que lembrança ruim.
O adeus.O ADEUS é sempre carregado dela,a emoção.
Em minutos uma vida se transforma por causa dela.
Em minutos, se perde muito por causa da emoção.
Em minutos, se ganha muito por causa dela.
E depois ela cobra o seu preço.
Para quem opera bolsa no curto prazo,a emoção é sinônino de prejuízo.

O s emotivos são os que tem as melhores lembranças.
As mais fortes lembranças,mesmo quando tristes.
O equilibrio.
É possivel ser emotivo e frio ao mesmo tempo?
Eu tento.
Não consigo.
Mas tento.
Eu não me arrependo nem por um segundo de todas as vezes que fui emotivo.
Mas me arrependo, todos os dias, pelas vezes que deixei a emoção tomar conta de mim enquanto lidava com o mercado.
Nada mais emotivo que ele,mercado.
Esse maníaco depressivo,ciclotímico.
Para usar a expressão da moda na psiquiatría,bipolar.
O mercado não é bipolar.
É maníaco depressivo mesmo.
Sabe oque acontece quando,no mercado, se junta um emotivo com um maniaco depressivo?
PREJUÍZO.
Seja emotivo.
Sinta,se arrependa,se lembre.
Na vida.
No mercado.
NÃO.NÃO.NÃO,E NÃO.
No mercado tente não chorar como um recem nascido.
Ser SER HUMANO e não misturar emoção com mercado é uma arte para poucos.
Admito.
Ainda não domino essa arte.Ainda.
Falando em arte.
Não conheço nenhum Andy Warhol do mercado.
Os Andy Warhols devem estar nos undergrounds.
Cada Andy Warhol na sua factory.
Estão lá ,escondidos,preparando-se para conquistar o mainstrean do mercado.

Andy Warhol poderia ter sido o maior trader da história.

Andy Warhol ,do sub mundo da frieza,da falta de emoção,da coisa aparentemente simples,simplista,a conquista do mundo.
Andy Warhol que retrata oque está a nossa volta.
Fácil,acessível.
O Andy Warhol dos ícones,sem emoção.
Gelado.
Como deveríamos tratar o mercado.
Andy Warhol foi o mais frio de todos os artístas,sua obra expressa isso.
E teve uma das vidas mais emotivas,loucas, dentre todos os artístas loucos.
Vou tentar separar minha minha vida emotiva ,da arte de ser trader,assim como Warhol separou a vida dele de sua arte.
Não me bastam 15 minutos.
Como pra ele não bastaram.
Quero mais.
Não quero terminar no mercado como Edie Sedgwick .
Edie,emotiva, que ao mercado da vida, não resistiu.
PS.Os escritores dizem que quando um texto precisa ser explicado, é porque ele não funcionou.
Isso foi antes de existir o GOOGLE,eu espero.
Procurem por aí oque eventualmente não conhecerem.
Abaixo um pouco da obra do Andy Warhol pra vocês.
PS2-tem textos meus circulando na rede.
Vamos fazer esse rodar?
Passe por email para seus amigos,se puder ou quiser,é claro.
Valeu.

10 comentários:

Anônimo disse...

ACABA LOGO

Reinaldo Baron disse...

Ray
Acredito que a emoção, em seu estado puro, no mercado, seria muuuito bem aproveitada se o pregão fosse uma feira. Já imaginou Slvio Santos negociando ações?
Feliz (ou riso) aquele que dominar suas emoçõese não ser dominado por elas. abs

Ray disse...

Ao leitor Sergio,que me perguntou sobre USIM5 no post bate papo

usim5

em forte tendencia de baixa
corrigiu de forma veemente
sentiu a resistencia imediata nos 50,20
e voltou a ceder de acordo com a tendencia

tem gap aberto em 40,50
a perca dos 43 num fechamento leva nesses 40,50 e depois nos 36

eu entrei vendido hj no papel com estope nos 49.

papel feio.

se estiver comprado no curto o estope esta nos 36.

qualquer duvida..ou outra informação que possa não ter te atendido

pergunte aí que respondo com gosto

Rosângela Oliveira disse...

rsrsrsr nem ti conto o que eu fiz,

se der certo ai ti falo


muitos...

Anônimo disse...

Já repassado para meus contatos.
Brilhante,como sempre!

Júnior.

Pan disse...

Olá Ray,
Retribuindo a visita e a gentileza de me deixar saber q esse texto fantástico é seu! Um prazer e uma honra!
Obrigada
Já incluí seu blog nos meus favoritos,uma delícia navegar por ele!
Abraços!
Pan

Anônimo disse...

Muito legal!!

Anônimo disse...

Você escreve bem Ray,e faz uma ligações criativas.

Esse blog é muito legal!

Surfista disse...

Ray é pura verdade, em tudo no mundo dos negocios que usarmos a emoçao é perda de dinheiro com certeza!

Gde abraço!

Surfista

Anônimo disse...

Parabéns Ray....

Abraço

Anônimo das 22:51
Lembra: rsrssr