segunda-feira, 8 de setembro de 2008

SOBRE TERMOS

O leitor me mandou o seguinte por email:

boa noite sr...fiz um termo com csna a 62 reais 3.200 acoes coloquei minhas vale5 como garantia 5.000 vales...estou desesperado como farei no dia 24,09 DIA DO VENCIMENTO,,,NAO TENHO COMO BANCAR AS CSNA,,,VENDEREI AS VALE PARA ASSUMIR AS CSN?
me ajude por favor,,muito obrigado sr.


Respondo.

Prezado amigo,
Antes,peço que leia a resposta que dei a um leitor recentemente.Nesse link abaixo. Embora os casos sejam diferentes,eles tem semelhanças.

http://entouragetrading.blogspot.com/2008/09/rascunho_03.html

Como disse a este outro leitor,a resposta para sua pergunta é:
Eu não sei.
E não adianta falar oque você deveria ter feito lá atrás.
Você já sabe disso.
Não precisa que eu te diga,que deveria ter feito o estope.

Sendo propositivo, realista:
O mercado no momento em que escrevo está muito feio.

A cada dia piora um pouco mais.
É impossível para qualquer pessoa dizer oque vai acontecer no dia do vencimento do seu termo.
Eu já vi pessoas que estavam em situações parecidas com a sua, e que acabaram perdendo tudo.
E já vi pessoas que num dia estavam praticamente falidos com termos,pressionados pela corretora, e no vencimento,poucas semanas depois, estavam ganhando dinheiro.

Seu prejuízo, no momento que escrevo é de pouco menos de 50.000 reais.


Não sei oque dizer.
Não mesmo.
O prejuízo percentual é enorme.
Porem ,se o mercado seguir caindo ,não é absurdo o papel bater nos 42 reais,40 reais.
Se vai,ninguem sabe.

Eu,sempre preferi ficar com a certeza.
E em bolsa nós só temos certeza quendo encerramos determinada operação.
Então, eu sempre preferi ficar com a certeza do prejuízo que tenho no momento.

Mas é facil falar.
Difícil colocar em prática agora.

Mil perdões.
Eu estou adiando responder sua mensagem e outras similares, desde quinta feira da semana passada.
Pensei em diversas respostas diferentes.Nenhuma mais sincera que essa.
Não sei oque falar.

Perdão.
Ray

PS-Resolvi contar uma história real.Vou resumir bastante,não gosto de relembrar.Fui testemunha e participante indireto.

Há um tempo atrás,recebi de surpresa a visita de um amigo em casa.Sem aviso.Ele estava tecnicamente falido.Pressionado pela corretora para zerar os termos ou colocar o dinheiro.
Foi me pedir dinheiro emprestado.E pedir conselhos.
Eu naquela situação, não tive escolha.Emprestei o dinheiro,mas dizendo que ele deveria realizar logo o prejuízo.Insisti que ele ficasse com a certeza do prejuízo.Mesmo sendo enorme.
Na verdade ele não queria conselho.Queria o dinheiro.
Passado algum tempo,tudo disparou.A falencia hipotética,transformou-se em lucro.
Ele me pagou.
Nunca mais me procurou.
Nunca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo,´por isso esse blog está bombando.Um abraço e voce sabe:

É UMA HONRA SER SEU AMIGO HÁ TANTOS ANOS.