quarta-feira, 8 de abril de 2009

Um daytrade vencedor, e a DIVERGÊNCIA que me faz rever minha forma de operar


Como vocês sabem venho criticando muito alguns análistas técnicos que não mudam sua forma de operar de acordo com as mudanças do mercado.

De uns mêses pra cá percebi que talvez eu deva rever alguns conceitos e mudar , tambem.

Que fique claro:
Estou , nesse caso, falando de operações de daytrade.
Nesse post explicarei a forma como opero e mostrarei as razões que me levam a pensar em modificar minha forma de atuar no intraday.
O dia de ontem servirá como exemplo, onde mostrarei uma operação real.
Acima temos o gráfico de 15 minutos do Dow Jones.
Quem acompanha esse blog há mais tempo sabe.
Eu opero intraday usando o gráfico do Dow.
Não olho o gráfico do Ibovespa, e só olho o gráfico do papel em questão para procurar alguma eventual discrepância entre o Dow e a blue chip que iria operar, como um fato relevante divulgado naquele dia.
Até brincava dizendo que o Dow 15 minutos antevia os movimentos de PETR4 e VALE5 em 10 segundos.
E assim me adaptei a esta forma e num espaço de 12 meses, tive um índice de acerto de 74%.
Bom demais já que os estopes eram sempre baratos.
Porem ...... sempre tem um porem ....algo mudou nesse ano de 2009.
Eu sempre escrevo que quando você acha que encontrou um padrão o mercado vai lá e muda ele na sua cara.
Sempre escrevi que quem procura padrão em bolsa quebra.
Um estilo de operar não deixa de ser um padrão.
Não importa qual sistema, trade system, forma, modo, técnica, como queira chamar , você use.
Se você o repete é porque ele está dando certo e te fazendo ganhar mais que perder.Na verdade você ,de fato, encontrou um padrão.
Repetição é igual padrão.
Mas.....
O mercado muda e o padrão, a técnica ,seu modus operandi, começa a falhar e você passa a perder mais que ganhar.
Aí voltamos ao começo desse post e as minhas críticas aos análistas técnicos.
Tudo normal e dentro do script.
Perder, errar faz parte.
Persistir é idiotice, prepotência, mania de grandeza.
A maioria dos análistas técnicos profissionais são assim.
Idiotas prepotêntes.
O mercado muda, você passa a perder dinheiro e tem que imediatamente mudar , como o mercado mudou.

Antes de mudar você tem que fazer o mais difícil:
PARAR DE OPERAR E VOLTAR A TESTAR O MERCADO.
Tem gente que não percebe, vira um crente das suas próprias convicções,fórmulas , e acaba perdendo tudo.
Quem na bolsa tem convicção, certezas , quebra.
Quem tem certeza é CRENTE.(please, quando uso a expressão crente, não me refiro aos evangélicos, e sim a quem CRÊ ,cegamente, válido para qualquer religião)
Como 90% das pessoas que usam análise técnica tem pouco tempo de mercado, elas agem como o chamado "cristão novo", aquele radical, que não aceita críticas a sua fé, e pior, tenta converter todo mundo.
Em frente.
Voltemos ao gráfico acima e como gosto de operar.
Como faço:
Pego o gráfico do Dow de 15 minutos e vejo qual a tendência dos últimos dias, as vezes apenas observando o dia de hojea , ponho o zoom mesmo, não me importa a visão da floresta, apenas a vista de umas poucas arvores.
Afinal de contas estou operando baseado numa periodicidade de ....... 15 minutos.
Neste gráfico que parte do dia 2/04 fica clara a tendência de baixa.
As retas amarelas e azuis mostram os topos e fundos descendentes.
Em tendência de baixa, nós vendemos.
Numa tendência de baixa temos duas formas de fazer as vendas.
1- Na perda do suporte, com confirmação no fechamento do candle.
2-Na confirmação de um topo.
Vulgarmente falando é o famoso, SUBIU, VENDEU, ou , CAIU ,COMPROU.
Eu não gosto da primeira , porque muitas vezes o estope se torna caro.
Só vendo suporte quando o papel está em congestão, da mesma forma que só compro resistência de papel em congestão e bollinger fechado.
Em congestão os estopes são aceitáveis.
A segunda é minha preferida.
Num topo a favor da tendência os estopes são baratíssimos, não machuca ninguem.
O mesmo vale, é claro, num fundo em tendência de alta.
Eu, por minha conta e risco, adaptei a forma de operar número 2, me antecipando a confirmação do topo ou do fundo.
Estava tudo ótimo, lindo.
Quando ganhava , os lucros eram muito bons.
Quando perdia, era pouco.
Mas.... olha o "mas" aí minha gente......algo mudou esse ano.
Durante um dia enquanto o Dow fazia mínimas em cima de mínimas, o Ibovespa e suas blues chips faziam máximas em cima de máximas.
Isso aconteceu hoje.
Veja no gráfico do Dow acima a SETA VERMELHA.
Aquilo é um candle de topo.
Eu vendi naquele momento ,USIM5.
Veja nesse gráfico do Dow jones oque aconteceu depois.
O topo foi confirmado e o índice foi buscar a mínima do dia.
Agora ,repare no gráfico abaixo.
É USIM5 , o papel que vendi.
A seta vermelha tambem está lá, na mesma hora da seta do gráfico do DOW..
Enquanto o Dow fez topo e foi logo após na mínima do DIA ,USIM5 rompia a máxima do dia.
Complicou pra mim.
Não foi um evento isolado, vem acontecendo desde o começo do ano.
Usim5 neste caso chegou a romper o meu estope, mas como não confirmou no fechamento do candle, eu segui na operação.
Resumindo.
Se vocês observarem, a operação acabou vindo ao meu favor , e ganhei mais de 1%.
Mas se o Dow não tivesse buscado a mínima teria sido solenemente estopado.
Fui estopado em 7 dos meus últimos 9 daytrades.
Algo está errado.
O mercado mudou o padrão e tenho que mudar minha forma de operar.
Não estamos falando de descolamento, mas de tendências opostas, que tenho escrito aqui nas últimas semanas.
O porque disso estar acontecendo não me importa.
Quem tenta saber os porques do mercado, quebra.
Importa que algo está em transformação.
Darei um tempo e mudarei tambem, sob pena de me transformar nos incompetêntes que tanto critico.






Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Ray,
Gostei do seu post!
Será que não é o caso de estudar o movimento do dólar e ver sua influência nas bolsas brasileiras e americanas?
Os movimentos do FED nos últimos tempos tem tido influência nos juros e no dólar e, como sabemos, o dólar mexe diretamente no preço das comodities e por isso, também na Bovespa.
A mudança de padrão pode estar por aí!
Ou não! rsrsr
Abraço,
Ronald