domingo, 19 de abril de 2009

EDITORIAL: As mudanças do blog ,respeitando a inteligência dos leitores

Vocês devem ter percebido algumas mudanças no blog.
Desde o começo o humor, por vezes ácido, se fez presente aqui, SEMPRE ,relacionado ao mercado, nunca de forma gratuíta, para não perder o foco.
É fato que por vezes posso ter pesado a mão, ultrapassando aquela linha tênue entra a graça e a vulgaridade.
Para isso vocês estão aí, me alertando, criticando.
Quem não se lembra dos posts, hoje famosos em todo o mercado, sobre os miqueiros?
Mas...

Aconteceu o crash das bolsas no fim do ano passado.
Com ele vieram histórias tristes, de patrimonios destruídos e famílias em crise.
Foi um momento difícil para todos nós.
Me envolvi, emocionalmente, com cada caso relatado , aqui nos comentários, ou por email.
Ali o blog teve sua primeira mudança, passou a ser mais austero.
Não havia espaço para brincadeiras.
Naquele momento o blog sofreu sua primeira grande mudança editorial.
Não dá pra brincar em tempos de guerra, onde o sofrimento é constante.
Não se faz humor com vítimas.
O fim do ano passado ,para muitos, foi uma guerra.
Há que se ter respeito para com a dor das guerras e suas perdas.
O tempo passou, ele sempre passa, e o blog retorna as suas origens.
Os textos sobre minhas experiências no mercado irão, cada vez mais, se alternar com muito humor.
Eu vivo o mercado.
Ele é massante, impiedoso, malvado.
Meu escape é brincar com isso, se não enlouqueceria.
Portanto para quem conheceu esse espaço recentemente não estranhe.
Apenas volto ao início de tudo.
Criar um blog é fácil.
Manter um blog é difícil, principalmente quando se tem a exata idéia do que NÃO se quer.
Poderia colocar 20 gráficos aqui por dia.
Não faço.
O mercado vai muito além deles, ele é feito de pessoas , e para elas escrevo.
Me orgulho de NUNCA ter copiado e colado uma notícia aqui.
Pegar uma matéria de jornal, reproduzi-la e fazer um comentário de duas linhas é mole.
NUNCA FIZ.
Tudo aqui é original.
Fruto das minhas agruras e indissiocrasias.
Esse blog é o sinonimo dos meus prejuízos.
Esse blog é a coisa mais pessoal que fiz na minha vida.
Eu estou aqui, em cada palavra, letra, alegria e tristeza.
O sucesso que alcançamos deve-se a isso.
Não existe nada similar por aí.
Já falei que uma das minhas frases favoritas é a de JFK quando disse que ia levar um americano a Lua, não porque seria fácil, mas porque seria difícil.
É isso.
Os textos profundos seguirão, são a razão de ser do blog, mas entre um e outro, me permito brincar com esse palhaço chamado mercado financeiro.

3 comentários:

roberto villela disse...

PARABENS POR TUDO QUE VC FEZ !!!!....O bom leitor ou critico nao se apega a um ou outro fato que o nobre e sabio editor realizou .....ridiculo seria julgar algum post forte ou agressivo isoladamente......para alguem avaliar realmente um trabalho ,teria que ver todos os posts do bolg...todas as visitas .... quem participou....quantas pessoas que foram ajudadas.... eu cheguei aqui pelo post do agenildo e fui SALVO , inumeros chegaram por outros posts ,alguns contundentes,outros hilarios . E TODOS SOMOS GRATOS A VC RAY...e continue vc mesmo....

Francisco disse...

Ray, tu sabes muito bem que eu podeira dizer um monte de coisas aqui sobre o blog e a inserção de todos nós nessa corrente de aprendizado. Cheguei a comentar embaixo o post da brincadeira com os gaúchos e a ira desproporcional do Damasco em relação ao fato. Como outros, também entrei aqui no período difícil, traumático e triste do crash. Perdi 90% do minha grana, fiquei com apenas R$ 30 mil e quase sucumbi. Muitos vão dizer que fui um trouxa, otário e que não deveria colocar tudo na bolsa e tal, aconteceu e pronto. Quem não lembra de pessoas que pregavam a venda de patrimônio pra investir na bolsa nos tempos que todos ganhavam, quem iria saber que o crash ia chegar como chegou? Pois é, aprendi que o mercado é assim e fui uma vítima também. Hoje tenho consciência de que fazer trades nos coloca muito mais na possibilidade de perder do que ganhar, mas o problema é o fator humano que nos impulsiona a exercer o apetite pelo game, jogar, adrenalina, etc.. Ray, tu és um talento, acho até que mal aproveitado, és um desprendido que coloca energia a favor dos outros. Acho que perdeste o direito de abandonar a maioria que tanto aprende aqui. Sinceramente te digo, muitas vezes o que to pensando do mercado, horas depois, vejo em algum post teu aqui, como se fosse comunicação por ouvido, assim reforço minhas conclusões. Foi aqui que aprendi o que não consegui em nenhum dos quatro cursos que já fiz. Foi aqui que conheci a técnica de operar vendido respeitando suportes e resistências se despindo de um monte de indicadores e osciladores que, as vezes, mais confundem do que ajudam. Não entro muito no chat por motivos profissionais, mas fico muito tempo on line e faço buscas nos comentários antigos. Ninguém é perfeito, há muitas coisas que poderiam ser objeto de crítica ou reparos, mas a essência é de grande valia pra maioria dos que acessam esse blog. É claro, se fosse possível moldar algumas considerações de alguns que se antecipam aos fatos no chat, transformando seus desejos em previsões, seria bom para não induzir um principiante ao erro, mas é assim, tudo é um processo, cada um aprendendo com seus próprios erros. Ao longo de dois anos conheci muitos fóruns e blogs, acho esse aqui diferenciado por vários motivos, inclusive o de não atrair ninguém a algum interesse pessoal e comercial. Todos são livres, mas é claro que têm que respeitar o mínimo da linha editorial de quem coordena o blog. Ray, segue em frente e não deixa pequenos obstáculos desviarem o teu caminho por mais que possam de dar um pouco de tristeza. Um grande abraço e desculpe por eu me alongar.
Francisco

Rosângela Oliveira disse...

Bons tempos aqueles


ate o Paudernei aparecia com mais frequencia

hehehe

bj