quinta-feira, 30 de abril de 2009

Duas cabeças, dois destinos: uma fábula da bolsa PARTE FINAL


Leia ou releia a primeira parte deste post antes de começar, por favor.
Na primeira parte desse post falava de um caso real onde uma investidora de longo prazo e um especulador de curtíssimo prazo travaram um debate numa casa no Leblon.
O mais curioso é que mesmo tendo a investidora, apoiada por mim, demonstrado que seus resultados eram irrefutáveis, a "platéia" a achava irracional e inconsequente.
Eu me senti num episódio do( olha como estou velho) "além da imaginação."
Eu e Maria pareciamos estar num mundo paralelo.
Falávamos o óbvio, comprovávamos com números, e mesmo assim não eramos compreendidos.
Saliento.
Tenho certa facilidade e até, exagero, um dom, de falar em público, de vender idéias.
Se para mim vender coisas abstratas,mas que acredito ,vender fatos baseados em NÚMEROS, era uma barbada.
Na verdade eu achava que era bom, me enganei .
Tive um choque.
Estava lidando com pessoas esclarecidas.(como pessoas esclarecidas podem ser estúpidas quando se trata do mercado.)
Quanto mais eu argumentava que comprar boas empresas era um bom negócio no longo prazo, mais o especulador, que só fazia perder dinheiro, se irritava.
Uma hora o cara se levantou e eu pensei:
Vou tomar porrada.
A noite acabou, quase e aquelas pessoas que ali estavam achavam mais lúcido comprar e vender dezenas de vezes determinadas ações, do que poupar.
Eu, hoje profissional do mercado, não tinha conseguido que meia dúzia de pessoas conseguisem entender a matemáica mais simples.
Quem aplica em boas empresas visando o longo prazo, quer comprar mais justamente porque caiu.
Se a bolsa cair , ótimo, já que se torna uma oportunidade, depois de anos de alta.
O resumo é:
O especulador quebrou, fiquei sabendo recentemente.
A hoje minha amiga, investidora de longo prazo, comprou Petrobras a 17,19,21,25,...etc.
Oque existe ,e já falei dezenas de vezes sobre isso aqui, é uma INDÚSTRIA que faz as pessoas acreditarem que podem enriquecer na bolsa "brincando de Home Broker".
Isso é uma FALÁCIA.
É tão verdadeiro como os anúncios que prometem que alguem vai perder 15 kilos em uma semana sem passar fome.
É tão verdadeiro quanto os spans que dizem que temos uma herança para receber na, Àfrica.
É tão verdadeiro quanto todos os golpes que lemos diariamente no jornal.
A diferença?
A diferença é que esse golpe está sendo aplicado por empresas sérias.
Um banco ou corretora não ganha dinheiro com quem guarda ações.
Um banco ou corretora ganha dinheiro com a ganância do Ser Humano que acredita no bilhete premiado.
Não é ilegal, nem imoral, eles estão no papel deles.
A culpa é sempre do idiota que acredita.
VOCÊ.

5 comentários:

Calderon disse...

Tem uma breve passagem no (excelente) livro Mercadores da Noite, do Ivan Santana, que trata de um desses caras que encantam o mercado com sua labia. O desfecho dessa passagem eh interessantissimo.
Abs.

Erico disse...

olha
tenho mudado de visao, e estou querendo apostar em vez de swing trade em logo prazo... 5+,10+, 15+... agora noto que nao existe material disponivel na internet explicando como se deve aplicar! quando comprar? todos meses no mesmo dia? ou se analisar o mercado e tentar comprar quando tiver mais barato dentro de um determinado mes? comprar de quantas empresas? comprar de setores diferentes? quais setores? comprar empresas small ou blue? comprar espresas com bons dividendos ou com grande possibilidades de lucro? vender quando? equilibrar a carteira de acoes versus os outros investimentos em xx% ? queria ouvir de voce algo mais concreto de como pensas a respeito de investir e como investir realmente na pratica!! parabens pelo site! abracoss

"wetabax", num momento de sono... disse...

Ray, legal seu blog. Lembrou-me dos Axiomas de Zurique. Mas os tempos hoje são outros. Tempos de super computadores fazendo milhares de operações de ordens que são colocadas e retiradas em milésimos de segundos. Bolsas que vivem de várias pessoas conectadas em tudo que é canto desse mundo só querendo enriquecer e rápido. O velho position trade semanal hoje é quase que diário. O swingtrade se tornou padrão. O long trader é reconhecido como um dinossauro-rex... Eu tento que tento ficar longe dessa p*&¨%$ de computador que me deixa prá lá de empustecido. Faço uma ordem a cada 15 dias e sofro, sofro para não perder muito tempo com meu RSS reader, os emails dos FORUNS da advfn, e outras notícias. Sofro para não perder muito tempo em análises nos meus dois programas (ProfitChart e Trader Gráfico). E mesmo assim agora são quase 2 da madruga e não fui dormir. A merda atual de mercado de renda variável, acho q não é a venda. É o tempo gasto para decidir a compra e o Target. A venda é o mais fácil. E esse tempo da compra, na boa, gostaria de ter poupado e passado ele numa praia deserta, bem distante dessa paranóia financeira. Que mundo tolo este! Cada vez mais chego a esta conclusão. Ainda vou abrir um BLOG comparando mercado de capitais com filosofia, mas me dá preguiça, muita preguiça.

humildade disse...

Amigo cada um investe do jeito que quer se vc investisse la no japão a 30 anos atras hj estaria com menos dinheiro que aquela época, ok, crises são oportunidades para longo prazo so isso que tenho pra te dizer se discordar problema e seu uahuahauha boa sorte amigo!!!

Humilde disse...

Leia os comentarios n é so o cara que discorda de voces!!!