Os comentários ficam por conta de vocês.
Desabafa FÁBIO: "Cansado de escutar bobagens decidi escrever este post para aliviar a tensão , a minha é lógico , e desmistificar algo que me intriga e parece que todos são cegos para os fatos.
Vamos a alguns :
Cansado de ouvir que o Brasil é o país do futuro vos indago :
Que futuro pode ter um país , por possuir recursos naturais abundantes , não ter guerras , não sofrer de grandes catástrofes naturais , ter um povo de bem , trabalhador , etc , etc , etc , milhares de etcs.
Quem conhecer apenas um país que vingou sem dar ênfase a educação me aponte. Já aviso que China Socialista , Cuba e demais regimes tiranos não serão aceitos.
Nosso estado atual é catastrófico , presidente analfabeto , congressistas que falam “seje” , presidente do Supremo que quer crer estar isento de julgamento !!!!!!
Mesmo que este venha de Deus?????
Por um minuto , apenas um mísero minuto, vamos cair na realidade.
Não existe uma ínfima chance de sermos bem sucedidos pelo menos nas próximas quatro gerações .
Caso começássemos a mexer as nádegas hoje e importássemos professores alfabetizados que de imediato fizessem uma revolução cultural , talvez veríamos nossos tataranetos lerem um texto com capacidade de interpretá-lo.
Deixemos cair a máscara e vamos as análises!!!!
Nenhum país no mundo pode se auto rotular sério e ter como grandes pensadores Marilena Chauí , Gilberto Gil , Mangabeira Unger.
É a mais pura má fé acompanhada de uma desonestidade colossal.
Confesso que se tivéssemos o brio e o civismo de um argentino já estaria um pouco aliviado , mas justamente pelo contrário , não damos a mínima para nossos direitos e COMO SE NÃO BASTASSE , somos dotados de uma tara por ter um Estado papai e tirano que nos impõe mais um deverzinho aqui e acolá.
Vai chegar o dia que algum desses vagabundos virão a minha casa pra me tirar o cigarro da mão e , catzo , não tenho dúvida de que será aplaudido!!!!
Você que por acaso é “Brasileiro e não desiste nunca” me causa uma inveja monstruosa , porque eu já perdi – ou nasci , sei lá – sem esperanças.
Abraços cordiais , "
Fabio Tagliavini Neto.
Comentário do Ray.
Eu assino embaixo querido amigo Fábio.
Só discordo da parte dos argentinos.
Eles são, sim, briosos, mais que nós, e isso é um fato.
Eu os adoro , minha rivalidade se restringe ao futebol.
Mas:
Eles estão piores que nós no campo político , econômico , cultural.A nossa ditadura perto da deles foi uma "DITABRANDA".
SIM.
Essa expressão foi demonizada depois de constar num editorial da Folha.
Mas...
No contexto em que ela foi escrita a DITABRANDA brasileira era apenas..... VERDADE histórica.
A ESMA ( Escola de Mecânica da Armada) , o DOPS argentino ,matou muito mais cidadãos.
Pulemos para o periodo democrático e façamos umas comparações.
Nosso Alfonsin (falecido essa semana), chamava-se Sarney.
Alfonsin foi um grande homem, inimigo da ditadura desde o princípio.
Alfonsin foi um péssimo presidente.
Sarney,um homem mediocre, foi um aliado da ditadura brasileira, desde o princípio, e tambem um péssimo presidente.
Alfonsin transformou- se num ícone da democratização.
Sarney, o Imperador do Maranhão e do Amapá, não larga o osso, e hoje é o medieval presidente do senado brasileiro.
Depois ,o Brasil teve Collor, que foi impedido.
Nossos vizinhos, na mesma época, tiveram MENEN.
Bandido como Collor,corrupto, mas ainda pior.
Traficante de armas e responsável pela morte de centenas de JUDEUS no ataque a um centro comunitário israelita em Buenos Aires, em 1994.
Depois tivemos,brevemente, Itamar.
Até que.... descolamos do nosso vizinho.
Fernando Henrique Cardoso, o maior PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL, venceu duas eleições.
A Argentina parou no tempo.
O tal de Peronismo paraliza a nação.
Na verdade Peron é a chaga Argentina até hoje. Na casa rosada o caos reinava. Tivemos Fernando de la Rúa que saiu corrido num helicóptero. Aí assumiu o interino Ramón Puerta. Ele foi expulso, não lembro o porque, e assumiu o então ministro da economia Adolfo Rodríguez Saá .
Saá logo depois foi pra vala e assumiu Eduardo Camaño , que nem lembrava que existia. Veio Eduardo Duhalde, um homem BOM. Todas essas trocas enquanto estávamos sendo solenemente governados pelo professor Fernando Henrique. A Argentina parecia uma fábrica de bananas. Triste, para quem adora aquele país como eu.
Novas eleições. O eleito, mais um PERONISTA: Néstor Kirchner. Se esse canalha fosse brasileiro chamaria-se GAROTINHO. Mas Garotinho aqui não teve, nem terá vez. Kirchner conseguiu terminar seu mandato. MILAGRE!!!!!! Seu sucessor?
Sua esposa, Rosinha Cristina Kirchner. Rosinha Kirchner vem fazendo mais um governo populista , rumando ao CAOS, apoiada por malas de grana enviadas pelo ditador da Venezuela, o Coronel Chavez. Nesse meio tempo fomos governados por Lula.
Lula , ficou na dele. A diferença é simples. O Brasil é muito grande, rico.
Aqui as elites , QUE ESTÃO SOB FORTE ATAQUE(falarei sobre isso em breve), não permitem a bandalheira que está acontecendo lá. Tiro meu chápeu para LULLA. Por ter seguido os passos de FHC e não ter mexido na economia. Lula é o mais pragmatico político da história. Ele não tem ideologia. O Brasil se transformou no que é graças a sua ELITE. Sem ela estariamos como a ARGENTINA. Ou pior . Como a Venezuela. Obrigado ELITE BRASILEIRA.
PS-Meu amigo Alejandro Alvaro ,nosso ALE AR ,fez um belo comentário aí embaixo, discordando de alguns pontos meus. Vale a leitura! Comente tambem. De sua opinião !
6 comentários:
A bola ficou quicando... no círculo central (nem pensem que ia dizer na área, porque não há gol nesse jogo. Tá mais para um "loco")
1) Eu também acho o povo argentino mais brioso que o brasileiro (no sentido de sair a protestar na rua, fazer panelaços, piquetes, revoluções, etc). Eu sou assim também. Só que não dá em nada. Nem sei pra que raios serve esse aué todo.
2) A Argentina está tão mal econômica e políticamente como o Brasil. A pesar da innegável superioridade industrial do Brasil, e dos números enormes da economía comparados com a Argentina, o PIB per cápita lá é 40% maior que aquí. A desigualdade é menor. Nos dois países a corrupção rola solta, e os partidos políticos são um balcão de negociatas.
3) Alfonsín não foi um péssimo presidente, a pesar de ter deixado o país sem soluções econômicas para seu grave problema com a dívida externa. Recuperou as instituições democráticas após a pior ditadura da AL, que não somente executou 30.000 pessoas praticando terrorismo de estado, como levou a dívida externa de 5B a 45B em 7 anos. Julgou os militares num momento político ainda muito frágil, e ficou na memória dos argentinos como o pai da democracia moderna (que não é pouco). Nunca foi acusado de corrupção, e foi despedido por uma multidão (como Perón). Nada a ver com Sarney.
4) Menem foi o pior FDP que houve a cargo do executivo (com exceição de todos os presidentes militares). Corrupto, teve sim culpa (não plena responsabilidade) sobre os atentados sofridos pela embaixada de Israel e pela AMIA em 1992 e 1994. Pouco a ver com FHC.
5) A debacle econômica argentina foi fruto da megalomania de Menem, quem modificou a constituição na marra e manteve uma paridade peso/ dólar artificial para se reeleger posando de pai da estabilidade. Para isso torrou bilhões de dólares (tudo isso igualzinho ao FHC). O Plano Brady foi a outra paulada que a economia levou. A reestruturação da dívida não serviu mais do que para tripicá-la em 10 anos (de 61B para 180B). As privatizações não serviram mais do que para desmantelar o patrimônio público, sem reduzir a dívida em um centavo (e para modernizar as telecomunicações, igualzinho que no Brasil)
6) O peronismo morreu com Perón em 1976. Tudo que veio depois foi uma simples exploração da iconografía peronista para angariar votos populares. Nenhuma política econômica peronista foi executada. De fato, foi feito tudo ao contrário do que rezava a cartilha do partido (privatizações, desindustrialização, perda da soberanía monetária, abertura de capitais, destruição dos sindicatos, alinheamento incondicional com os EUA, etc)
Seguir culpando Perón pelo desastre argentino é muito equivocado. Perón foi derrocado pelos militares em 1955. No fim do seu 2do mandato, o país fabricava carros, aviões, tinha centrais nucleares, a participação do 80% da população sobre o PIB era de 49%, e tinha sido instaurados os seguintes direitos: direito a greve, jornada de 8 horas, férias pagas, licença maternidade, voto feminino, sindicalização da classe obreira, alfabetização plena, escolas técnicas, etc. Obviamente nem tudo foram rosas. Havia pouca liberdade de imprensa, autoritarismo, relações com o facismo europeu, e farra fiscal (sustentada pela riqueza, e não pela geração de dívidas). O peronismo foi banido durante quase 20 anos da vida pública, (1955-1974) e quando Perón voltou ao poder, ficou somente 1 ano e meio. Isabel, um desastre, foi derrocada pelos militares, faltando menos de 9 meses para as seguintes eleições.
7) De La Rua foi uma catástrofe, e a Aliança um fracaso. A falta de pulso político para assumir a debacle inevitável piorou a situação até o extremo (Obamis forevis?). A palhaçada dos 5 presidentes em 5 dias é impresentável. Mas a democracía, cambaleante, foi a solução. Milicos nunca mais.
Kirchner aproveitou os embalos da globalização (essa que hoje cobra um pedágio caríssimo) para reativar a indústria e recuperar a atividade econômica aceleradamente. Só que como todos os governos atuais, foi engolido pelo déficit fiscal. E ainda, embalado pela popularidade, virou megalómano e autoritário. Na época das vacas gordas dava para driblar a situação comodamente. Hoje não dá mais. Cristina gasta muito mais em botox que Rosinha, e veste melhor, mas é igualmente FDP.
8) A elite brasileira não presta, que nem a elite de qualquer país do mundo atualmente. É burra, egoísta, e não tem idéia de um projeto nacional que pelo menos instale esgotos e desfavelize o 50% do país, que até hoje vive na miséria, num prazo de 15 anos. Até que o Brasil não encare isso como uma questão de honra nacional, nada feito.
Vão dois gráficos, um que mostra quanto falta pra chegar lá, e outro comparando dados frios do Brasil e da Argentina.
http://idisk.mac.com/aalvaro-Public/ANOS-GDPPC.gif
http://idisk.mac.com/aalvaro-Public/ARXBR.png
Como final, declaro meu AMOR pelo Brasil, terra complicada mas cheia de encantos mil. Me deu minha mulher, me acolheu, me deu trabalho e amigos como vocês. Estou aquí blogando, chateando e postando em português para ver se ajudo em alguma coisa. Só não me peçam pra torcer pela canarinho. O resto, contem comigo (sobre todo pra pagar Impostos!)
Eita que meu amigo Fabio (O Professor,rebelde, de bom coração, rico,vou retirar o mimado) mandou ver na polêmica.
Abraço amigo Fabio.
Fontes.
Valeu Fabio pelo desabafo, e em relação ao que disse sobre a Argentina, é justamente o que uma vez eu disse no chat, e alguem me chamou de louca, mas agora lendo o Ale AR, falando vejo que o meu sentimento em realação ao povo não estava tão errado.
Grande Debate
Beijos pra todos
PS: Ale temos orgulho de você.
Ray , Alejandro, Rô , Fontes e demais que possam vir a ler o comentário. Mencionei a Argentina porque tenho estreitos laços com o país (familiares inclusive) e sou amante daquela cultura , porém devo fazer uma ressalva , conheço apenas Buenos Aires e Mendonza e digo que no Brasil não estou mais adiantado , conheço São Paulo , Rio de Janeiro , Curitiba , Recife . Nessas grandes cidades temos grandes diferenças sócio-econônica-culturais , o resto de ambos os países não posso julgar , mea culpa , mea culpa , mea máxima culpa .
Agora acho que levarei porrada de tudo quanto é lado ( já estou até deitado cobrindo a face ) , Ray , sei bem que tivemos uma ditabranda , no auge do “terror”minha mãe e meu pai faziam respectivamente Sociologia e Economia na USP.Ambos eram categóricos em afirmar que as coisas eram muito melhores , para ser molestado pelos militares tinha que ser muito chato , eles até exaltam: “Chato pra cacete!!!!”.Nesta mesma época o Pasquim rolava todo domingo nas bancas , Chico Buarque cantarolava baboseiras ( que ele achava que enganava os militares com suas “estupendas” metáforas ) e Caetano pregava a luta armada.
Talvez aí esteja o grande erro da ditabranda , agiu tão desastradamente em seu reinado que conseguiu emergir verdadeiros terroristas pra alta cúpula do governo , além daqueles que levaram meia dúzia de tapas e hoje ganham 19 mil reais por mês a título de “retratação ou sei lá que raios por ter sido preso político”.
Bom , vamos pular algumas décadas e ver aonde chegamos. Repito , terroristas e assaltantes e seqüestradores no poder. A molecada estudando Guevara nas escolas , o Doutor Protógenes que a 1 mês saiu como o grande investigador dos peixes grandes aparece agora como um pulha , um verdadeiro vagabundo que realizou escutas clandestinas na capa da mesma revista . Meu amigo Preá diz: “Hum , ei , não sei oque tem , mas alguma coisa tem”.A quem interessa o silêncio do doutor Queiróz ?
Claro que neste exato momento devem estar me questionando: “E todos aqueles que morreram pela democracia? Não tá nem aí?Ah , já sei , não tinha ninguém da sua família , né?” Sim gente , sinto pelos que morreram para eu viver na “democracia” , mas acabou e pelo visto não deu certo , não há democracia nenhuma , liberdade de expressão vai até a página 11.
Quem vocês preferem ? O inimigo uniformizado que te diga oque não pode fazer ou o pulha sem costumes que te ataca pelas costas ?
Uma vez na vida vamos olhar para o próprio umbigo!!!! Acabou de sair UM FILME , isso , UM FILME de um brasileiro que foi morto acidentalmente num país que vivia naqueles dias estado de terror.Celso Amorim conclamou o povo a detonar a Scotland Yard , parou o país e até (caralho) FILME eles fizeram.
Sabe , devo estar vivendo em um universo paralelo , porque não quero pensar o dia que decidirem fazer filmes para cada turista esfaqueado , seqüestrado morto a queima roupa no intocável Basilllllll.
Abraços cordias ,
Fabio Tagliavini Neto
Bom, lendo o texto, ele realmente expressa a realidade vivida no país, infelizmente todos nós somos culpados por tudo isso, pq, pq simlesmente não fazemos nada para mudar isso, o brasileiro em geral vive como a regra da "farinha é pouco, meu pirão primeiro." sendo assim enquanto um não começar a olhar pelo outro e realmente exigir seus direito e cumprir os seus deveres, a bagunça continuará a reinar no Brasil, acredito que somos sim o país do futuro e que logo em breve seremos muito melhor do que somos hoje, se olharmos o brasil 30 anos atrás veremos que evoluimos bastante, afinal somos um país jovem, cheio de desafios, nossa democracia verdadeira se tiver 20 anos é muito, por conta disso e pelo voto obrigatório, e tantas outras coisas insanas que ainda perduram sobre a gente e sobre nossa sociedade é que vivemos a situação atual, agora fico muito feliz de viver essa democracia e de ter um presidente analfabeto no poder, pq um sociologo ficou 8 anos lá e só aprofundou as desigualdades tão gritantes que existe nesse país, quebrou o país 2 vezes e trouxe uma série de problemas que até hoje todos nos vivemos, então chamar um que faz um governo muito bom de analfabeto e o outro que só faltou vender a amazonia chamar de bom. É por isso que eu amo a democracia e acho que todos nos devemos defende-la até a morte, já imaginaram se todos nós não pudessemos dar a nossa opnião, já imaginaram se o Ray não pudesse escrever esse blog dele? Pois é, por conta disso tudo é que eu acredito no Brasil e que essas porcarias que estão principalmente no congresso um dia serão estripadas da política.
Postar um comentário