segunda-feira, 6 de abril de 2009

Pensamentos sobre análise técnica parte 3: provando a teoria


Resumindo as duas primeiras partes dessa série de posts :

1- Análise técnica funciona.
É a única forma , que eu conheço, de operar bolsa no curto prazo.
2- Os profissionais da análise técnica não conseguem enxergar que devem adaptar a técnica às mudanças do mercado.
3- Num mercado ÚNICO como oque estamos vivendo atualmente a análise técnica que está nos livros NÃO FUNCIONA.

Em frente.
Antes de mais nada é preciso lembrar.

ANÁLISE TÉCNICA É SEGUIR TENDÊNCIA.
ESTA TERCEIRA PARTE DOS MEUS PENSAMENTOS SOBRE ANÁLISE GRÁFICA BASEIA- SE NA TENDÊNCIA.

Uma das primeiras frases que se escuta em qualquer curso ou palestra sobre o assunto é:
A TENDÊNCIA É SUA AMIGA.
Essa é uma das maiores verdades que já escutei na minha vida.
Quem entra no mercado entendendo oque isso quer dizer tem grandes chances de ser bem sucedido.
Voltemos no tempo.(saudade !!)
Em 2004, 2005, 2006 e 2007 a coisa funcionava assim:
O mercado subia, subia e subia.
O sujeito via um papel sair de 10 reais para 14 reais em 1 mês, 40% de alta em 30 dias.
Comprava o papel e pagava 14 reais , que por um acaso era o preço máximo histórico que tal ação tinha atingido.
Papel esticado, subiu 40% em pouco tempo , e mesmo assim a pessoa achava que ia seguir subindo.
Oque acontecia?
Ele seguia subindo.
Eram outros tempos.
Uma outra conjuntura , uma outra economia ,uma outra bolsa, outro mercado.
Porém nada sobe ou cai todos os dias.
Muitas vezes o investidor pagava os 14 reais e antes de seguir subindo ele recuava.
Batia nos 14 ,caia, ia em 12 reais e retomava sua TENDÊNCIA DE ALTA.
Dias depois ele já rompia a máxima histórica ,14 reais, e já valia 15.
No gráfico abaixo temos o exemplo de oque é uma tendência de alta.

Notem que a linha amarela, o preço, vai buscando novas máximas.
Quando ele faz um topo ,representado pelas retas verdes ,ele cede e entra em correção, porém sem perder NUNCA o fundo anterior representado pelas retas pinks.
Depois dessa correção o preço rompe o topo anterior, as retas verdes.
E segue subindo ad infinito.
Vamos em frente.


Aí entra a minha primeira discordancia com os analistas técnicos profissionais. Se a tendência é de alta, eu pergunto ao leitor. Onde você faria uma compra no gráfico acima?Nas retas pinks, ou nas retas verdes? Você prefere pagar, EM TENDÊNCIA DE ALTA, 12 ou 15 reais?


Uma grande parte dos análistas técnicos prefere pagar 15 reais em vez de 12. Como já escrevi ,isso vai contra tudo que se aprende ainda na nossa infancia. Pagar mais caro por algo que pode custar mais barato? Como diria meu bom amigo Luciano Huck:

LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA !! Abaixo temos o gráfico da blue chip CSNA3 no auge da sua tendência de alta.Quando existe uma tendência clara tudo e facil. Se você comprasse quando os preços rompessem as retas verdes você ganharia dinheiro. Porém se você comprasse nas retas pink você ganharia ainda mais dinheiro. A escola Márcio Noronha diz que devemos comprar apenas no rompimento de resistências. Acima eu PROVO que embora ele não esteja errado , eu ESTOU CERTO. Em tendência definida, nesse caso de ALTA, qualquer compra dará certo.

A questão é: Quem compra em fundo ganha mais do que quem compra em rompimento. Desafio qualquer pessoa a provar que estou errado.

Ficou claro? Estou falando do passado. No momento as coisas mudaram. A tendência de alta se transformou em tendência de baixa a partir do segundo semestre do ano passado.

No ápice dessa tendência de baixa , analistas técnicos profissionais seguiam comprando rompimentos de resistência,ao final de simples repiques, como Márcio Noronha fazia na tendência de alta.

Esses burraldos faliram centenas de pessoas, e ainda não foram demitidos ,nem denunciados a CVM. O mercado virou na cara deles, e por serem profissionalmente incompetêntes , por nunca terem visto um mercado baixista, seguiram operando como se nada tivesse acontecido.

Até a minha Vovó percebeu, mas eles não. Aqui na Bovespa, desde o começo do ano, a tendência virou, e voltou a ser de alta. Porém, os outros índices mundiais continuaram caindo, tendência de baixa. Houve uma raridade. A discrepancia de tendências. Esses senhores entraram comprando com força os rompimentos de resistência e se danaram. Eles não,mas sim, os que seguiam suas análises equivocadas.

Em breve a parte 4, ONDE MOSTRO E PROVO , como essas pessoas chamadas de profissionais , por inexperiência, não souberam lidar com a transformação dos mercados.

3 comentários:

Anônimo disse...

seu texto induz ao erro pq parece lógico. 1- O objetivo da AT é ganhos com maior segurança mesmo que menores. 2- se fosse maximizar o lucro teria que adivinhar sempre o fundo. No seu caso é exatgamente isso. Nos fundos verdes vc não sabe que são fundos naquele momento. 3- O mais importante é que vc pegou um exemplo onde a reversão vem após o rompimento da resistência. Pegue um exemplo onde não conseguiu romper a última resistência e que antes dela a reversão ocorreu. Então quem compra no fundo é que vai pegar a reversão e quem compra no rompimento não.

Leo_Rocha disse...

Anônimo,

quem me conhece sabe que não sou muito fã de AT.... olho e uso em situações específicas... há muito já não utilizo para especular no CP, simplesmente pq acho que existem métodos melhores de operação do que ficar girando no CP, fazendo DT com base em indicadores que, ultimamente, têm falhado mais do que acertado.

Bom... mas não é isso que quero lhe dizer não.

A compra no "fundo" sugerida pelo Ray (fundo pink e não verde) tem toda lógica sob o ponto de vista de qualquer tipo de análise (fundamentalista, financeira, comercial, etc)... menos com base na AT que alguns pregam. Isso é inegável... pq realmente não tem como ser melhor pagar R$ 50 por um papel do que pagar R$ 46 dias depois.

Independentemente disso, não se trata de ficar tentando acertar os fundos não... essa não foi a proposta nem a lógica colocada. Se vc segue a AT certamente vc "sabe" (ou acredita que sabe) quando se está diante de um fundo (fundo pink no gráfico), pq o gráfico emite os sinais caracteristicos, candles caracteristicos de reversão e de fundo são plotados e confirmados no dia seguinte...configurando o fundo pink do gráfico.

Logo, mesmo com base na AT, a lógica colocada pelo Ray seria válida... o que muda é a forma de interpretar o gráfico... ao invés de comprar em rompimento de resistêcia ou de TH, e mellhor (e mais barato) comprar em confirmação de fundo... ou então ousar um pouco mais, se antecipar ao fundo (suporte testado e não perdido) e colocar stop logo abaixo do suporte... daí, se este for respeitado e caracterizar fundo sua compra é a melhor.. se esse não for respeitado e continuar caindo, vc stopa barato....e perde pouco.... bem menos do que quem comprou norompimento da resistência verde do gráfico.

É simplesmente uma proposta diferente de analisar o gráfico daquela usada normalmente pelo MN, RF e outros...e acho que o Ray está certo neste ponto.

Abraços

Leo_Rocha

proveta disse...

Apesar de ser um principiante , gostaria de dar a minha opinião .
Concordo plenamente com o comentario do Leo_Rocha .
Não se trata de adivinhar o fundo , se trata de estar perto do fundo .
Quem compra no fundo vai pegar a reversão se o mercado for de baixa , ninguem é vidente é por isto que usa os stop rsrsrsrsr...