quarta-feira, 29 de abril de 2009

NÃO SE POSICIONE AGORA. NÃO, NÃO E NÃO !!!

Os milhares de leitores diários desse blog sabem que não gosto de fazer análises do tipo:
Vai subir !
Vai cair!
Pelo contrário, critíco esses "videntes" que usam bola de cristal.
Uma das coisas que aprendi com a minha experiência foi que esse papo de se esconder num casulo para operar, de olhar apenas gráficos e se alienar de todo resto, é balela de vendedor de curso.
Ou:
Grafistas gostam de perder dinheiro profissionalmente.
Explico.
Os grafistas dizem que o estope é tudo para quem opera no curto prazo.
É VERDADE.
Mas é uma verdade de certa forma burra e analistas técnicos são burros por natureza.
Me aprofundo.
USAR ESTOPE É TUDO, E ISSO É UM DOS DOGMAS DESSE BLOG.
Porem....
Você entraria numa operação se soubesse, ou tivesse FORTES indícios , QUE SERIA ESTOPADO?
Eu não.
Eu, se tiver indícios que perderei dinheiro, ficarei de FORA.
Os grafistas que se alienam da VIDA REAL estão SEMPRE dentro do mercado.
Eu não.
Os grafistas são como aqueles surfistas que não sabem quando abandonar a onda.
As vezes é preciso reconhecer que o mar é mais forte que nós.
Quem quer surfar todas as ondas, MORRE.
Adiante .
Antes de falar do vento, falo do mar.
Acima temos o gráfico do Dow jones.
Sua tendência é de FORTE ALTA.
A linha vermelha é o índice de força relativa de 07 períodos, onde encontramos uma divergência baixista.
É apenas um indício.
Esse post não está sendo escrito por causa dessa divergência.
Ele está sendo escrito por causa da economia real.
Ele está sendo escrito porque estamos vivendo um momento de euforia, onde várias bolsas do mundo sibiram quase 30% em pouco mais de um mês.
Ele está sendo escrito para lembrar que quem gosta de perder dinheiro é analista técnico.
Essa euforia teve motinos para ocorrer.
O governo Barackinho conseguiu estancar a sangria dos bancos, que passaram pelo tal teste de estresse.
Imprimiu dinheiro.
O mercado bipolar gostou.
As economias seguem doente s.
Bipolares mudam de humor em segundos.
Estamos num momento de avaliação.
Entendam assim:
Imaginem um gráfico em tendência de baixa.
Ele faz um fundo e entra em forte repique, baseado em notícias mil.
É o caso das bolsas mundiais.
O cerne, o âmago da questão não mudou.
Se você comprou com o dow em 6500, meus parabens.
Não é pra você que escrevo.
Escrevo para quem está de fora, ou para quem já realizou lucros nesse período.
Fique fora.
NÃO É HORA DE SE POSICIONAR.
AGUARDE.
O máximo que pode acontecer é você deixar de ganhar no curto prazo.
Ficando de fora, eu GARANTO,por óbvio que é:
Perder você não vai.
E não perder é tudo na vida.
Quem gosta de perder é analista técnico.
MINHA VISÃO NO CURTO PRAZO, DEPOIS DE LER MUITO E CONVERSAR COM DEZENAS DE PESSOAS É:
FORTEMENTE BAIXISTA.

7 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde ray...

estou posicionado PEQUENO no LP em BBAS3 e VALE5 com PM cerca de 5% abaixo das cotações atuais... sendo que venho comprando no fracionário mensalmente...

o que vc sugere?!

Anônimo disse...

Lp é LP .
não faria nada.
o post se refere aos comprados no CP.
não deixe de lançae opções fora do dinheiro nas suas vale5.
Ray

Anônimo disse...

esqueci.
vc ja se perfuntou se sua posição é REALMENTE DE LP?
as vezes dizemos uma coisa e na hora do aperto mudamos.
a resposta acima é para a pergunta que vc me fez.
LP.
é isso mesmo?
Ray

Anônimo disse...

para não haver duvidas da minha parte.
se esta comprando mes a mes para LP.
manteria a estrategia, independentemente do mercado cair ou subir no cp.
Ray

Anônimo disse...

Ray , mesmo com alta de hoje ainda vale o conselho de não se posicionar? Não para de subir homem. Que diacho!

Anônimo disse...

obrigado ray... vc respondeu o que prega os livros do bastter e outros sobre LP... mas como vc sabe bem... bolsa é cuca!

pra mim estratégia de LP é clara... difícil é manter o sangue frio com esse mercado...

particularmente minha maior dúvida hoje é sobre a coexistência entre stop e LP... depois da queda que tivemos e podemos voltar a ter...

forte abraço e parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Boa noite.
O que é um grafista então?O senhor mesmo diz que a análise gráfica é mais confiável.Está se contradizendo?Detalhe,quando é que qualquer simples mortal pode prêver o amanhã?
E grafista que é grafista não se preocupa com nada além das sua análises técnicas,me parece que o senhor esqueceu de mencionar aqueles que também jogam a descoberto,só falou com os que jogam comprados...
Poderia ir mais longe no meu comentário mas está de bom tamanho.Sou grafista e não sou burro,e com as analises eu escolho quando comprar,vender ou ficar de fora.Não julgarei o senhor como isso ou aquilo,apenas tenha cuidado como trata as pessoas.
Boa noite senhor Ray,simples mortal...