terça-feira, 20 de janeiro de 2009

RESPOSTA DA ÀGORA CORRETORA

A ÀGORA corretora de valores, em resposta ao post sobre a carteira gráfica(link abaixo) , enviou o seguinte email ao blog:

Os grifos são da corretora.

Caro Ray,

Em relação à nota citando a Ágora Corretora, recentemente publicada em seu blog, gostaríamos de prestar-lhe os seguintes esclarecimentos: Cor do texto

Seguindo as determinações das legislações aplicáveis, lembramos que todos os relatórios publicados são acompanhados de declarações da Ágora e de seus analistas, destacando o fato dos mesmos terem tão somente o objetivo de prover informações e opiniões dos analistas, elaboradas de forma independente e autônoma, com os dados disponíveis naquele preciso momento, sem jamais representarem uma oferta de compra e venda ou solicitação de compra e venda de qualquer instrumento financeiro, cabendo as decisões de investimento exclusivamente aos clientes.

No que tange à carteira recomendada gráfica, vale ressaltar que a rentabilidade auferida no ano de 2008 - que certamente será lembrado no futuro por gravíssimas e imprevisíveis turbulências registradas no cenário internacional - pela carteira selecionada pelos analistas da Ágora foi de 0,33%, enquanto o Índice Bovespa apresentou desvalorização de 38,21%, no mesmo período.

Enfatizamos que, apesar de toda a instabilidade verificada ao longo do ano, os clientes que seguiram as orientações dos analistas gráficos da Ágora conseguiram proteger o seu capital, mesmo diante de uma crise que convulsionou, de forma inédita e com gravidade sem precedentes, o mercado de capitais mundial.

Por fim, reiteramos que a Ágora recomenda a leitura cuidadosa de todos os disclaimers dispostos ao final de cada relatório, enfatizando nosso compromisso de disponibilizar o melhor e mais completo conteúdo de informações aos nossos clientes, com o objetivo de fornecer elementos para uma tomada de decisão de investimento mais segura, consciente e embasada.

Atenciosamente, Ouvidoria - Ágora Corretora


Abaixo o link do post sobre a carteira gráfica que deu origem a resposta da ÀGORA.
http://entouragetrading.blogspot.com/2009/01/carteira-grfica-abaixo-assinado.html

COMENTÁRIO MEU:

Muitos leitores e amigos ficaram preocupados com a repercussão que o tal post teria dentro da ÀGORA corretora.
Em nenhum momento me arrependi de te-lo escrito,e nunca me arrependerei de ter escrito algo baseado em fatos.
E é fato que existem clientes insatisfeitos com a tão falada carteira gráfica.
É genuíno, legítimo que clientes cobrem respostas, satisfações de empresas, e é absolutamente comum que empresas venham a público dar essas respostas.
No Brasil do século 21 acabou aquela coisa de empresa poderosa, cliente acuado.
O mundo mudou, as empresas mudaram , clientes sabem quais são os seus direitos.
E o direito número um de qualquer cliente é reclamar.
Digo , é comum que empresas sérias façam isso, e a ÁGORA , a maior corretora do Brasil , todos sabem, é uma empresa séria.
Não cabe a mim nesse momento concordar ou discordar da posição da empresa.
Oque importa é que ,em repeito aos seus clientes, ela foi dada.
Quem sabe sejam revistos alguns critérios para para a formatação da carteira gráfica.
Quando atendi a solicitação dos leitores esse era o meu objetivo, que a corretora repensasse a tal carteira, e mesmo isso não estando escrito na resposta, eu tenho cá minha "certeza" que isso será feito.
Empresas sabem que esse tipo de propaganda negativa que parte de seus clientes é mortal a longo prazo, e a ÀGORA mostra que se preocupa com seus clientes.

Faço apenas um breve comentário em relação a resposta do ouvidor.
Embora a carteira ,teoricamente ,tenha começado em janeiro de 2008, na prática ela começou bem depois.
Caso algum leitor/cliente tenha algum outro questionamento, eu tomei a liberdade de divulgar o email do ouvidor da corretora(que sequer sabia que existia), Sr. Evandro Pagy , afinal de contas ele está lá pra isso, para ouvir vocês clientes.


evandro.pagy@agorainvest.com.br

PS- O blog assim inaugura um serviço de prestação de serviços entre o cliente e as corretoras.
Tem uma reclamação baseada em FATOS?
Escreva para o blog que eu publico e encaminho a corretora seja ela qual for.
ESTAMOS DE OLHO!!

Da minha amiga Constance,a Rainha, nos comentários desse post:

Ray,

Achei essa resposta tao vaga quanto pode ser vaga uma ouvidoria descomprometida. Faltou consistência quanto à defesa da qualificação do corpo de analistas da Corretora. Citam fatos sobre a rentabilidade de 2008 que eu sinto dificuldade de comprová-los.

Imagino que a Agora deve seguir as normas de conduta da CVM e não agiu de má fé.

Mesmo assim, a corretora, na figura de seus analistas, exerce inevitável influência sobre o cliente quanto ao que recomenda como carteira. Eles estão la pra isso mesmo, não?

Para colaborar na tomada de decisão de investimento. E eles não poderiam se eximir dessa responsabilidade.Entendo que nenhuma corretora pode assegurar ou garantir resultados isentando de risco o investidor, mas sei que o analista, no exercício de suas atividades, é responsável pelas opiniões emitidas e deve estar preparado para exercer a função.

Me assusta o percentual de prejuízo citado por você e admiro sua ousadia em buscar esclarecimento quanto a esse fato, uma vez que voce não é um cliente comum da corretora. Já deixou claro em várias ocasiões, no chat, que pretende firmar parceria com eles.Ah...Não sou cliente Ágora.

Nunca fui. Por mais sólida que seja a estrutura que a abraça fatos como este abalam a credibilidade.

COMENTO:

Em princípio eu concordo com quase tudo que a Constance escreveu.

Porem, por ter alguma experiência em lidar com grandes empresas e multinacionais, sei que as coisas não mudam de uma hora para outra.

Não sou ingênuo de achar que graças ao meu post a corretora sairia devolvendo dinheiro de clientes que tiveram prejuízos com a carteira gráfica.

Claro que não.

O objetivo do post, embora ele se referisse as operações passadas, era, é, fazer os responsáveis pensarem no FUTURO.

O objetivo do post era mostrar que tem gente insatisfeita, que o percentual de operações deficitárias é inaceitável.

Não sou ingênuo de achar que a resposta da Àgora traria um pedido de desculpas tipo:

Prezado cliente, os análistas técnicos fizeram uma enorme besteira comprando papeis em rompimento de resistência em tendência de baixa e nós humildemente pedimos desculpas e prometemos mudar.

Não.

As coisas não funcionam assim.

Lidar com corporações é muito similar a diplomacia.

As coisas são ditas em forma de pequenos e sutis gestos.

Oque importa é que alguem nesse instante sabe da insatisfação de dezenas de clientes, e caso essa carteira siga com desempenho tão pífio alguem será cobrado.

Não esperem que um transatlãntico dê um cavalo de pau.

Barcos grandes fazem movimentos lentos, suaves e quase imperceptíveis, mas mudam de rumo, SIM.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ray,
Achei essa resposta tao vaga quanto pode ser vaga uma ouvidoria descomprometida. Faltou consistência quanto à defesa da qualificação do corpo de analistas da Corretora.
Citam fatos sobre a rentabilidade de 2008 que eu sinto dificuldade de comprová-los.
Imagino que a Agora deve seguir as normas de conduta da CVM e não agiu de má fé. Mesmo assim, a corretora, na figura de seus analistas, exerce inevitável influência sobre o cliente quanto ao que recomenda como carteira. Eles estão la pra isso mesmo, não? Para colaborar na tomada de decisão de investimento. E eles não poderiam se eximir dessa responsabilidade.
Entendo que nenhuma corretora pode assegurar ou garantir resultados isentando de risco o investidor, mas sei que o analista, no exercício de suas atividades, é responsável pelas opiniões emitidas e deve estar preparado para exercer a função.
Me assusta o percentual de prejuízo citado por você e admiro sua ousadia em buscar esclarecimento quanto a esse fato, uma vez que voce não é um cliente comum da corretora. Já deixou claro em várias ocasiões, no chat, que pretende firmar parceria com eles.
Ah...Não sou cliente Ágora. Nunca fui. Por mais sólida que seja a estrutura que a abraça fatos como este abalam a credibilidade.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ray,

o que está equivocado seja na carteira, seja na resposta da ouvidoria é um detalhe. O detalhe é controle de riscos. A carteira gráfica, apesar de achar que estava equivocada do ponto de vista técnico, não tratava de controle de riscos. Vamos aos fatos. A carteira gráfica calcula seu rendimento sobre um montante de 100mil Reais. Se o fizesse sobre os valores investidos o resultado seria terrível. O problema é que ela usou de um controle de riscos não divulgado ou ensinado. A recomendação de "poucos lotes" foi um detelhe que quebrou muita gente. Não era para recomendar poucos lotes. era para recomendar POUCOS % DO CAPITAL DISPONÍVEL. São coisas totalmente diferentes. Poucos lotes, mesmo que 1 lote apenas, pode significar todo o dinheiro disponível de um investidor. Assim está ariscando 100% de todo seu capital. Além disso, a Constance está correta ao afirmar que os analistas influenciam os clientes, porém, a Agora também está correta em dizer que segui-la é nossa responsabilidade. Perdi muito dinheiro, dinheiro que não podia perder por causa da carteira. Porém, a responsabilidade foi minha de segui-la. Quero adicionar o fato de que mesmo com o péssimo desempenho da carteira gráfica, esta em nada se compara a tal de Análise Fundamentalista. Esta sim um desastre total. Em primeiro lugar vários fatores macroeconômicos e de cada empresa afetam o desempenho de seus papéis. A pergunta é: Qual deles será preponderante? Não sou economista e não tenho como avaliar estes fatores. Além disso, toda esta análise é baseada em dados divulgados pelas próprias empresas. De que serve este tipo de análise que se baseia em fatos selecionados. Dados importantes de investimentos mal feitos escondidos na minha opinião mostram que este tipo de análise é inútil. Todo o papo sobre balanços futuro...de que servem se os fatos bombásticos estão escondidos? Em segundo lugar e os fatos previsíveis? As alavancagens não indicavam problemas futuros? Sim. Logo os analistas fundamentalistas na sua maioria foram incompetentes, muito mais que os gráficos. faziam projeções incrível para o fim de ano na Bovespa. Eu pergunto: De que serve uma técnica onde os analistas não sabem ver que estamos indo pro buraco? Onde os analistas se baseiam em dados onde investimentos absurdos estão escondidos? Na minha opinião uma técnica onde "Se tivéssemos as informações corretas acertaríamos" não serve de nada. Vão dizer como no passado que agora vai haver mais controle, que saberemos o que está acontecendo. Acreditarão nisso até a próxima crise porque está-se interessado em ganhar. É a base do conto do Vigário. Queremos acreditar no dinheiro fácil, sem trabalho, aí ouvimos os enganadores. Acreditamos às vezes que a visão social da administração pública deve se submeter aos nossos anseios de riqueza. Aí criticamos o que é público porque fazemos coro aos que ficam milionários com as crises. Fazemos coro achando que o público deve fazer o que é melhor para empresas e para a bolsa. Para isso massacram a população e depois nós mesmos. Caímos no conto do Vigário. A GM é pública? FORD é pública? Sadia é pública? Aracruz é pública? Crysler é pública? Os infinitos bancos são públicos? Não. Não vamos nos enganar mais com esse papo. Público ou privado coisas podem ser mal ou bem administradas. Mas certamente a ânsia por ganhos é muito maior no setor privado. Esta crise prova isso. Pela vontade de ganhar dinheiro fácil só vendendo e comprando papel vamos voltar a acreditar que agora o sistema vai ser bom. E em anos vamos viver tudo de novo.

Anônimo disse...

Antes que alguém diga bobagem. Sou contra o uso de dinheiro público do trabalhador que se mata pra ganhar o que qualquer um pode ganhar em 1 minuto na bolsa. Não sou contra a bolsa. Mas que a liberdade de mercado que todos querem seja completa, no lucro e no prejuízo. Perdeu? Quebra amigo, o público não tem nada com isso.

Calderon disse...

Grande Ray!

Estive com o Raphael Figueiredo ontem e conversei um pouco com ele sobre a carteira gráfica. Ele me disse que concordava comigo que, em muitos momentos, diversos papéis analisados indicaram venda descoberta, mas que, apesar de ele concordar com essa recomendação, a Ágora não permitia a indicação de operação short.
Respeito muito o trabalho do Raphael e sei que ele, além de sério, tem feito o melhor possível com uma carteira que só pode fazer compra, e em tendência primária e secundária de baixa. O que discuti também com ele é a não indicação de compra em suportes respeitados com candle de fundo, mas daí já é a filosofia dele não indicar compra em suporte (nem sei se o resultado seria muito diferente não).
Acho que a corretora deu um azar danado de lançar esse "produto" bem quando o urso saiu da hibernação com fome de gladiador magrelo. Se a carteira gráfica tivesse sido lançada em jan/07, tenho certeza que os resultados até agora, mesmo com a crise estariam super positivos.
Enfim, compreendo que o Rapha trabalha em uma corretora e, por isso, é pressionado a recomendar que os clientes operem (senão, como vai gerar corretagem?). E também compreendo o receio da corretora em indicar venda descoberta num produto de "varejo" como a carteira gráfica, até pelo risco jurídico dos malucos que operariam short sem stop e processariam a corretora por "indução à falência". Acho que o jurídico deles achou melhor deixar assim.
Abs,

Anônimo disse...

Esquece o lance da operação na venda. Mas contina ruim porque não explica qeu quem tem menos de 100mil não pode segui-la. Leia meu post e faça conta. É matemática, é pra compra mesmo.