quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

IRRESPONSABILIDADE DO GÊNIO

Depois de mêses de especulação, Steve Jobs anunciou que vai se afastar do comando da Apple, fundada por ele , o maior ícone da indústria da informática , responsável por algumas das maiores invenções desse século, como o Ipod e o Iphone.

Jobs teve câncer no pâncreas e há muito se falava que sua condição havia piorado.
Espero que tudo dê certo para ele.
Mas não posso deixar de comentar que esse gênio cometeu um erro crasso.
Empresas baseadas em apenas uma pessoa tendem a não sobreviver.
Embora a equipe da Apple seja brilhante, isso não basta.
Numa empresa revolucionária como a Apple acontece uma coisa rara no mundo corporativo:
Jobs consegue ser ao mesmo tempo o criador/inventor dos produtos da empresa , grande administrador da gigante da informática, além, claro ,de ser o rosto da companhia.
Com a saída de Jobs a empresa perde ao mesmo tempo o seu TUDO.
O mercado sabe disso e não perdoa, as açoes da empresa caem mais de 20% no dia de hoje.
Jobs cometeu o equivoco dos criadores, dos artistas ,dos amadores, daqueles que tem grandes idéias mas não sabem largar o osso e se profissionalizar.
Bill Gates fez isso há anos atrás , preparando sutilmente o mercado e seus acionistas para quando ele se afastasse da Microsoft.
Foi uma saída programada e incólume.
No caso da Apple a transição será na marra e trará consequencias graves para a empresa.
Uma pena.
Vamos ver oque acontece e os desejos de melhoras para o grande Steve Jobs.
Comentário, como sempre pertinente, do meu amigo ALE AR do blog http://luzdasvelas.blogspot.com/
É inegável que o SJ virou o maior garoto propaganda da Apple, e a sua saída será uma perda irreparável. Gênios não se encontram todo dia. Gates deixou o Balmer no seu lugar, são sócios desde o começo, e, cá entre nós, são do mesmo naipe (Balmer muito mais canastrão, basta ver o seu famoso discurso para os "developers" aonde corre todo suado pelo palco berrando como um doido). Se o outro Steve (o Wozniack) estivesse ainda na Apple, sería outra coisa. Mais o Ivy e o Schiller são grandes responsáveis junto com o Jobs pela volta da Apple à posição innovadora da indústria. Eles assumem o comando agora. Boa sorte pra eles e longa vida ao Jobs.

4 comentários:

Alejandro Alvaro (Ale AR) disse...

É innegável que o SJ virou o maior garoto propaganda da Apple, e a sua saída será uma perda irreparável. Gênios não se encontram todo dia. Gates deixou o Balmer no seu lugar, são sócios desde o começo, e, cá entre nós, são do mesmo naipe (Balmer muito mais canastrão, basta ver o seu famoso discurso para os "developers" aonde corre todo suado pelo palco berrando como um doido). Se o outro Steve (o Wozniack) estivesse ainda na Apple, sería outra coisa. Mais o Ivy e o Schiller são grandes responsáveis junto com o Jobs pela volta da Apple à posição innovadora da indústria. Eles assumem o comando agora. Boa sorte pra eles e longa vida ao Jobs.

Anônimo disse...

O Jobs é um gênio, um visionário. Só não poderia imaginar que sua saúde não erá lá essas coisas. O Ray é um uburu. Só sabe criticar.

Anônimo disse...

se vc pensa q o Ray só sabe criticar então porq ta aqui seu animal?

Proftel disse...

Ray,

Seguinte,
Se a Apple sair dessa como a Ferrari e a Ford (afinal Enzo Ferrari, Ford e Jobs são muito parecidos), talvez a empresa/produtos vinguem.
De boa, sinto muito pelo cara, essa carcaça tem prazo de validade.
Uma equipe bem montada com visão de futuro é que faz a diferença nessas horas.
Creio que ainda ouviremos falar muito nas inovações da Apple.

:-)