segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

SOBRE FÉ, TORCIDA ,ESPERANÇA, E OS TRADE SYSTEM


Eu não acredito em Deus.
Não se trata de religião.
Eu faço parte da minoria de 5% de terráqueos que não aceita a existência de Um Ser Superior.
Não importam os motivos , mas eu sou assim.
É uma minoria difícil de se fazer parte.
Não vou usar esse espaço para converter ninguem em ateu.
Nada mais chato que gente que tenta convencer pessoas que a religião delas é melhor que a sua.

Oh, povo chato.
Eu, inclusive, diferentemente de tentar convencer alguem que acreditar em Deus é uma perda de tempo, assumo que tenho inveja de quem crê Nele.
Eu não creio porque não consigo.
Eu não sei O porque.

Apenas a equação não fecha na minha mente limitada.(usar a palavra equação como justificativa para não crer é provocação, eu sei.)
Admiro do fundo do meu coração os meus amigos e parentes que se apegam na fé para superar seus momentos difíceis , que debitam a ELA ,pelo menos em parte, seus sucessos alcançados.
Como queria nas minhas piores fases ter ALGO para me apegar.
Sempre achei que sofria mais que os que têm fé.

Sofrer sem fé é duro, creia.
Quando nada resta,resta a fé.
E quando ela não existe?
Eu sei a resposta, mas prefiro guardar ela pra mim.
Não sei explicar determinados sentimentos.

Sou um -olha as aspas enormes - "escritor" de quinta categoria.
Ter fé não atrapalha.
Pode não ajudar no final das contas.
Mas dizem que é bom te-la.
Oque vocês chamam de fé eu poderia chamar de esperança.
Pode- se dizer que fé e esperança são sinônimos nesse caso?
Não, nesse contexto que estou usando.
Fé ,tem quem crê.
Esperança é inerente ao Ser Humano, embora quem tenha fé ache que ela tambem é.
Mas não.
Existe Ser Humano sem fé.
Mas não existe Ser humano sem esperança.
A esperança é apenas uma esperança, baseada em.... esperança.
Uma mera torcida.
Aqui sim.

Temos um sinônimo , esperança- torcida.
"Eu tinha esperança que meu time fosse campeão."
E só.
Quem tem fé, tem a vantagem.
A vantagem de crer.
Mas tem a desvantagem de se decepcionar, quando ,ela, fé, digamos, falha.

Eu sei.
Quando isso acontece, foi a vontade de .....
Quem não crê, se decepciona menos.
Não tem almoço grátis.
Mas de toda forma , se pudesse escolher, não duvide, eu seria um crente.
Não estou falando de religião, essa ou aquela.....
Estou falando de Deus.
De acreditar.
E eu não acredito.
De crer numa força, ou sei lá oque, que seja capaz de intervir diretamente ou indiretamente, de alguma forma, na minha vida e na das pessoas que me cercam.
Ao mercado.
Me explico.
Porque escrevi oque vai acima?

Para chegar no seguinte ponto.
Ter fé é bom.
A maioria dos seres humanos é a prova disso.
Fé conforta.
No mínimo.
Torcer, ter esperança, por qualquer coisa, tambem.
Fé, esperança, torcida, são sensações que fazem parte do nosso cotidiano.
São sentimentos que a maioria de nós gosta de sentir.
Temos prazer em senti-los.

Porem ,quando você os traz para o mercado financeiro dá problema.

Fé, torcida , esperança são sentimentos conflitantes com a mais material das coisas:

O DINHEIRO.

Fé é acreditar no que nunca se viu.
Ter fé em Deus é acreditar em algo que não é material.
Ninguem jamais tocou em Deus (tocou?!!).
Então misturar fé com a matéria dinheiro é prejuízo certo.
Todos tocamos em notas de dinheiro.
E alguns, que fazem parte dos que crêem, sentem mais prazer em tocar no material , do que crer no que não tem certeza.
Dinheiro é FATO.
A falta dele é verdade.
Isso chama-se hipocrisía.
Fé e dinheiro:
A formula da hipocrisía.

O simples fato de se ter fé em relação a dinheiro é um paradoxo insuperável.
Fé é fé.
Dinheiro é dinheiro.
Poderia fazer críticas à algumas seitas .... mas não vou.

Adiante.
Tudo isso leitor paciente para chegar aqui:

Nos TRADE SYSTEM.
Oque é um trade siystem?
É uma forma, como diz o nome SISTEMÁTICA de se operar bolsa em curto prazo.
Hummmmmm!!!
Sistema.
Bolsa.
Hummm.
À frente sem preconceitos.
O DIDI é um trade system.
O estocástico tambem é.
O cruzamento de médias móveis idem.
O SAR parabolico está no contexto.
Esses são alguns dos mais conhecidos.
Nós os chamamos de ferramentas.
Alguns são aproveitáveis, outros com o tempo mostraram- se irrelevantes.

Mas eles existem ,e usa quem quer.
Com a popularização das plataformas pagas, tipo enfoque, broadcast, apligraf, cma..etc,muitas pessoas resolveram criar os seus próprios trade system e revende-los.
Tem de tudo.

Pessoas bem intencionadas, que creio,(olha aí pessoal, EU CREIO!!) são a maioria ,que criaram set ups vencedores e querem repassar a terceiros lucrando com isso.(nenhum problema em lucrar vendendo set ups vencedores)

Picaretas , que querem é tirar o dinheiro do otário.

E os sonhadores que REALMENTE ACREDITAM que encontraram a formula perfeita para enriquecer na bolsa.
PARÊNTESES:
Um desses sonhadores apareceu aqui no chat do blog.
Ele realmente ACREDITAVA que havia encontrado a formula mágica.
Dei ao cidadão todo espaço que eu poderia dar aqui no chat.
Ele não soube explicar o próprio trade system.
Porque?
Porque era baseado em CRENÇA.

E só.

Se você usar por exemplo o parabólico sar ,ou outra ferramenta, provavelmente você será bem sucedido, mas ninguem diz que é a formula mágica.

Elas são testadas há anos e são apenas......FERRAMENTAS.

Ferramentas que auxiliam a tomada de decisão.
Apenas uma ferramenta entre tantas.
Existem muitos trade system interessantes.
Eu estou aberto a conhecer todos.

Mas uma coisa os bem intencionados, os picaretas e os sonhadores têm em comum, na hora de vende-los.

A FÉ QUE ENCONTRARAM A FORMULA PERFEITA.
A FORMULA PERFEITA NÃO EXISTE.
A FORMULA PERFEITA NUNCA IRÁ EXISTIR.

Mesmo a formula que te faz ganhar mais que perder uma hora te fará perder mais que ganhar.

Experiência própria, afinal de contas eu tenho o meu trade system.
Todos temos.
Seja o mais simples e equivocado que é operar pelo book de ofertas, até a redes neurais, seja lá oque seja isso.
Na verdade quem tem FÉ.
Quem ACREDITA.
Quem torce e tem esperança em bolsa ,QUEBRA.
Questão de tempo.
Na vida, se você ACREDITA, eu te invejo.
Você tem uma capacidade que eu não tenho.
Na bolsa, se você crê ,eu temo pelo seu futuro.
Eu realmente CREIO nisso.
E tenho a ESPERANÇA e estou na TORCIDA para que você perceba isso enquanto é tempo .

7 comentários:

Anônimo disse...

Ray, sobre o seu post e seu comentário abaixo, não se preocupe. Apesar de eu possuir fé sei também que ela só pode existir aonde há liberdade. Fé sem liberdade é como fogo sem oxigênio, não coexistem. Ao mesmo tempo, a minha fé não pode ser verdadeira se não respeita o seu livre arbítrio; sendo assim quero dizer que respeito a sua posição e rogo para que seja sempre esse cara bacana que és, tão preocupado em ajudar a todos e nunca pensando em sí mesmo. Não há porque pensar que alguém possa lhe abandonar, estamos contigo amigo!

Anônimo disse...

Você tem noção do quanto esse texto é bom?
Você tem nocão do quanto esse texto supera o mercado financeiro?
CREIO que não.
Minha primeira participação.
Muito bom.

Marshinha disse...

Amigo Ray,

Parabéns pelo texto.

Excelente.

Forte Abraço,

Marcel

Reinaldo Baron disse...

Fé e dinheiro nao combinam.

Daniel disse...

Ray, a fé vem pelo ouvir. Se você não busca nunca vai encontrar mesmo. Agora, de uma coisa não tenho dúvidas: Quando você tiver uma experiência pessoal com Ele, suas dúvidas serão sanadas e o vazio da alma será preenchido. Sobre a bolsa, seus textos como sempre cumprem a função social educativa e de aclareamento das idéias. DRE

Ray disse...

Amigo DRE:

Eu o repeito.
Sigo no aguardo dessa experiencia.
Sem nenhuma ironia.
Esta no texto.
Tenho inveja de quem a teve.
Eu faço parte da minoria que não a experimentou.
Estou aqui.
A postos.

Um forte abraço pra ti.
Ray.

Anônimo disse...

Ray, apenas para registrar, já que você falou sobre isso, eu creio profundamente na existência de Deus, um ser superior, mas respeito tua falta de crença. Quanto ao mercado, concordo contigo: sentimentos de fé e esperança conduzem à derrota. Quando ouço alguém falar "eu acredito em XKYZ3", tenho real compaixão pela pessoa. Apesar de nossas divergências quanto à fé em Deus, temos algumas coisas em comum:

1 - somos traders vencedores. Estou no mercado há mais de nove anos, com muito boa performance;

2 - temos um blog com a finalidade de auxiliar a quem opera no mercado. Admiro teu blog. Se quiser conhecer o meu, dê uma olhada em www.tainhainvestimentos.blogspot.com

3 - temos trades systems. Não há como não ter. Se você usa, por exemplo, a seguinte combinações de fatores para entrar em uma posição papel em primária de alta, fez fundo ascendente e mais uma coisita, você tem um setup de entrada. Se você sai da posição com topo formado ou se for estopado em position, você tem um setup de entrada. Se você tem setups de entrada e de saída, com regras de manejo de stop, você tem um sistema de negociação, mesmo que queira chamar isso por outro nome. Logo, eu, você e todos que não ficam comprando e vendendo ações sem saber o que estão fazendo temos um trade system.

Abraços, sucesso e parabéns.

Tainha.

www.tainhainvestimentos.blogspot.com