terça-feira, 2 de dezembro de 2008

LUGAR DE MIQUEIRO É NA CADEIA , POR LÉO ROCHA

Meu amigo Léo Rocha me mandou o texto abaixo, depois de ler o post onde eu pregava que lugar de miqueiro é na cadeia.
http://entouragetrading.blogspot.com/2008/11/foruns-e-chats-de-mercado-um-cuidado.html
O texto do Léo é perfeito.

"É Ray.... repara que a festa dos Picaretas é dia 19 de março de 2009, quarta-feira... ué... mas dia 19 não é uma quinta ???

Artimanha idêntica os Miqueiros e Diqueiros utilizam para atrair muitos, sobretudo novatos deslumbrados com o Mercado, que acham que vão ficar ricos da noite para o dia e vão ganhar 50% em cada trade com Mico.
Eles forjam não só identidades,eles forjam notícias, falsas notícias, falam que a empresa foi comprada, que o balanço tá bombando, que a empresa se recuperou, quando na verdade ela está no buraco, vendendo o almoço para comprar a janta, com vários pedidos de Falência ou numa Recupração Judicial fadada ao insuceso.

Eles dizem que tem inside information, dizem que são parentes do Diretor- Presidente, amigos do Diretor de RI, e que a hora de comprar é essa.

Postam em CAPS LOCK, sempre incentivando a compra, de modo repetitivo, e com mais de um nick ao mesmo tempo.... espalham a falsa notícia por foruns de Mercado, mandam e-mails, msgs... dizem que vai BOMBAR, que o BONDE ESTÁ PARTINDO, que esta é a ÚLTIMA CHAMADA, etc... Putz...muitos vão na onda... iludidos pela euforia dos posts repetitivos e pela cotação disparando vertiginosamente em minutos... (mas na metade da velociadade com que cai logo em seguida).

Alguns conseguem até empatar ou se "dar bem"... mas a maioria se ferra... perde dinheiro e quando é ganancioso perde bastante. E esses incautos não percebem que estão sendo, na verdade, manipulados pelo Miqueiro.

Que tudo nào passa de um grande ENGODO.
Porra... acorda.. o Miqueiro tá é querendo arrumar PAGÃO pra desovar o Mico que ele tem na mào, que ele já havia comprado antes... tá querendo aumentar a liquidez do papel pra desovar... tá querendo que dê "correria" no papel...
Ao divulgar uma notícia FALSA e recomendar compra de um MICO, ele tá querendo é que você compre as ações que ele tem, mas que não consegue vender à Mercado com lucro.

Isso é PUMP AND DUMP. Crime... atitude que é coibida e condenada pela CVM (pelo SEC nos EUA, etc).
Isso dá MULTA, dá GANCHO, e poderia dar CADEIA se estivéssemos num pais sério, com Mercado sério. Nos EUA, por exemplo, lembro de um caso emblemáticio divulgado na mídia.

Eis a notícia: "Quatro spammers movimentaram 20 milhões de dólares com a estratégia chamada ‘pump-and-dump’ - enviar milhares de mensagens sugerindo a compra de ações de empresas pequenas que estariam prestes a ‘explodir’ para gerar alta artificial nas ações e vender os papéis durante a alta.

Apesar de divulgar o caso agora, o Departamento de Justiça dos EUA já contam com a confissão do grupo desde julho e agosto passado.
Todos os quatro criminosos – Michael Saquella e Lawrence Kaplan, ambos do Arizona, EUA, Henry Zemla, de Michigan, EUA, e Justin Medlin, de Paris, França – vão enfrentar entre cinco a dez anos de prisão, por uma ou mais acusação de fraude.

Dois deles, inclusive, declararam-se culpados das acusações civis preenchidas pela Securities and Exchange Commission (SEC).
Além da pena na prisão, os criminosos Saquella e Kaplan estão condenados pela SEC a ressarcir 15 das companhias enganadas em 3 milhões de dólares movimentados pelo esquema." Se a moda pega por aqui... vixi...

É isso ai, Ray... bom post... educativo..que ele sirva de alerta para os Novatos não cairem nessa, e que sirva de lição para os Miqueiros... um dia a casa cai... pode apostar. "


Leo_Rocha é Advogado especialista em Direito Tributário no Rio de Janeiro, sócio do Escritório Fadel e Giordano Advogados.
E-mail para contato: leonardo@fadelgiordano.com.br

3 comentários:

Rosângela Oliveira disse...

Excelente LEo

Parabéns

Fontes disse...

Muito bom têxto, servirá de alerta a muitos no mercado.

Parabéns mais uma vez Dr.

Fontes.

Proftel disse...

Leo, belo texto, é por aí, sempre desconfiei dessas "dicas", os números da próxima mega-sena ninguém dá né?.
Mesmo não tendo nada em bolsa procuro ficar antenado.

Proftel.

:-)