quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

ESSES ANÁLISTAS TÉCNICOS !!! HUUUMMM !!


O Infomoney publicou ontem uma entrevista com quatro analistas técnicos profissionais, entre eles meu ex professor Marcio Noronha.
Os outros três eu não sei quem são.
Como diria Paulo Francis , "- Se eu não conheço , .........."
O link está aí embaixo.

http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1463523&path=/investimentos/

Mas uma vez fica claro que esses profissionais se expressam mal.
É lamentável.
Notem.
Quando digo que eles se expressam mal estou sendo generoso com esses senhores .
Essa gente não se emenda.
Estamos num momento em que o índice testa a resistência dos 41.000 pontos.
Qualquer peladeiro em análise técnica sabe que o rompimento desses 41.000 pontos , em fechamento , aciona compra.
É fato, e todos eles, claro, dizem isso na entrevista.
Mas me expliquem.
Aonde estava esse povo quando no dia 24 de novembro o índice bovespa fez um fundo acima do anterior, nos 34.200 pontos ?
Me digam.
Essa gente fica na toca , calada , na moita , e quando o índice sobe mais de 30% em pouco mais de um mês, saem dando entrevistas dizendo pra comprar rompimento de resistência no meio de uma TENDÊNCIA PRIMÁRIA DE BAIXA !!!
É uma vergonha.
Os milhares de leitores diários desse blog sabem que sou usuário da análise técnica para operar bolsa no curto prazo.
Esses mesmos leitores , vocês , sabem que quando estávamos nos 32/33.000 pontos eu escrevi diversas vezes que era uma oportunidade de compra , para longo prazo.
Sim.
Para longo prazo.
Naquele momento, sim, o mercado era vendedor no curto prazo.
Eu como operador de tendência , operava na venda , ao final dos repiques.
Mas peraí.
Que estória é essa?
Esses análistas dirão:
"Temos que comprar na FORÇA "
Eu direi:
Toma tenência analista !!!!
Que papo é esse de comprar força em TENDÊNCIA PRIMÁRIA DE BAIXA?
Quer operar na compra CONTRA TENDÊNCIA?(eu não opero.)
Então compra fundo confirmado.

Opere repique!!
As corretoras por diversos motivos não costumam recomendar venda.
OK, eu respeito e até entendo.
O mercado deu ao menos duas , dependendo do ponto de vista três , compras em fundo nos últimos 30 dias, e os artistas dizem pra comprar em rompimento?
Fala sério.
Eles falarão:
Rompendo os 41.000 pontos reverte a tendência e busca os 43.000, "QUIÇA", 45.000 pontos.
Sei.
Quando fez fundo os (- ia usar a expressão que meu amigo BOB VILLELA usa para definir esses analistas, mas não irei faze-lo por responsabilidade jurídica-) nobres grafistas nada falaram.
Quando fez fundo em 33.000 e foi nos 41.000 pontos eles estavam com a boca grampeada como sápo na encruzilhada.
Quando fez fundo acima desses 33.000 , nos 34.400 pontos , onde estaria comprado até esses 40.000 de hoje eles tiveram a lingua devorada por Hannibal Lecter.
Quando era para operar FORTEMENTE na venda eles calaram.

Agora dizem que rompendo a resistência dá pra comprar com mais segurança.

Inacreditável.
Sabe oque vai acontecer?
A massa vai entrar comprando com um range curtíssimo.
E possívelmente irá acontecer a síndrome da carteira gráfica.

Um dos maiores absurdos vistos nos últimos tempos foi uma tal carteira gráfica que determinada corretora ofereceu aos seus clientes.
Coitados.
Até a minha última verificação a carteira havia sido estopada em 20 trades em 21.
Sim, leitor amigo.
Você não está maluco.
Nem eu.
Uma equipe de analistas técnicos profissionais,pasme , elaborou uma carteira com pontos de entrada em diversos pápeis.
TODOS.
TODOS.
TODOS EM ROMPIMENTO DE RESISTÊNCIAS.
20 TRADES EM 21 DERAM PREJUÍZO,acionando o estope.
Isso fez FALIR ao menos um cliente, e tenho isso documentado.
Esse ESCÂNDALO FEZ CENTENAS DE CLIENTES PERDEREM DINHEIRO.
Vejam.
Análise técnica , estope e disciplina fazem o trader de curto prazo sobreviver na bolsa.
Mas oque esses profissionais fizeram foi a ANTI - ANÁLISE TÉCNICA.
Operações dão errado a todo momento , mas quando 95% de operações supostamente baseadas em análise técnica dão prejuízo algo está errado.
Ou , e aí faço algo que não gosto, testo hipóteses, esses profissionais elaboraram essas compras numa estação espacial com gravidade zero onde tudo fica de cabeça para baixo e por engano mandaram comprar no exato momento de vender;
Ou, fizeram tais recomendações depois de um buffet de cogumelos trazidos de Amsterdan;
Ou são incompetêntes, oque não creio;
Ou foram pressionados por seus superiores para CORRETAR os clientes da corretora em que trabalham, sem se importar com os resultados das operações.

A última hipótese é a mais provável e ao mesmo tempo a mais estranha.
O nome disso é ASSASSINATO.
SIM.
EXTERMÍNIO EM MASSA.
SIM.
O NOME DISSO É GENOCÍDIO DE CLIENTES.
Se houve uma ordem superior para ser feita uma carteira de compra em rompimento de resistência no meio de um crash, apenas para gerar corretagens para a empresa num momento de "vendas declinantes":
1- Quem deu a ordem deveria ser demitido por justa causa por matar a galinha dos ovos de ouro, SUA MAJESTADE , O CLIENTE.
A corretora ganha uma vez e PERDE PARA SEMPRE O CLIENTE.
Porque cliente que por indicação profissional perde 20 em 21 QUEBRA e sai do mercado.

2- Quem recebeu a ordem e a seguiu trocou sua reputação pelo seu emprego.
Não merece meu respeito.
Muito menos dos clientes.


Voltando ao começo do texto.
Bolsa se resuma ao lado psicológico de cada um de nós.
Nesse momento nosssas mentes estão eufóricas, com a sensação de que a crise passou.
Que basta um rompimento de um número mágico para o mercado deslanchar.
Mentira.
O mercado já deslanchou.
Deslanchou quando saiu de 29.000 pontos no final de outubro para 41.000 pontos no começo de novembro e deslanchou quando saiu de 31.000 pontos no final de novembro até os 40.000 atuais.
Esses análistas técnicos , junto com os fundamentalistas, são os mesmos que mandavam comprar bolsa em 70.000 pontos.
Esses análistas, todos, vivem dizendo para separar a emoção da bolsa.
Mas são os primeiros a se emocionar e influenciar investidores leigos com seus devaneios.
Eu, e aqui é preciso deixar claro, não faço idéia de até onde a bolsa pode ir rompendo os tais 41.000 pontos.
Mas falar para comprar agora é irresponsabilidade.
CUIDADO !!

10 comentários:

Alejandro Alvaro (Ale AR) disse...

É por isso que vc é o Ray, e os outros... os outros. Parabéns MASTER!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto corajoso, ainda estou com 50% de prejuízo por conta das recomendações de compra nos 70 mil e pela inércia destes analistas depois do fundo, que sequer orientaram o que os clientes de suas corretoras poderiam fazer para evitar perdas maiores e se recuperar um pouco do prejuízo evitando a quebra total.

Anônimo disse...

Palavras precisas e necessárias. Desde o primeiro momento que me deparei com o seu blog, a coisa mais importante que considerei foi a sua sinceridade e bom senso. Análises frias e objetivas. Obrigado pela milésima vez. Mestre Ray !

Anônimo disse...

Eu fui vítima da carteira gráfica.Perdi 150 k.Penso em processar a corretora.Finalmente alguem com coragem para escrever sobre isso.
Abraços.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Excelente texto, Ray. Excelente e corajoso! Como diria o Marcos Mion, tem de ser "muito macho" pra publicar um texto destes. Acho que TODOS, principalmente os novatos, deveriam ler este texto. (Independente de qquer outra coisa.)

Anônimo disse...

Eu acabo de conhecer o seu blog. Meus parabens.
Não existe nada similar aqui no Brasil.
É muita sinceridade, honestidade e o principal:
A falta de promessas, previsões.
Está nos meus favoritos e passarei para todos os meus amigos.
Não tenho como acompanhar o chat, mas estarei sempre por aqui.
Um abraço.

Pedro Matrov.

Anônimo disse...

Ray, cara, eu to boiando nessas historias, mas vc podia dar umas indiretas e dizer o nomes dessas tripa-secas ai, nao eh mesmo?

Anônimo disse...

Ray, sobre o fundo superior em 34200 pontos nao poderiam dizer nada pois necessitava da conformacao exatamente nos 41000 pontos, e ao inves disso o indice armou um pivot que levou-o aos 31200 pontos.