quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SOBRE O USO DO ESTOPE

Esse blog tem dogmas.
É maniqueísta.
Tem coisa que pode.
Tem coisa que não pode.
Tem coisa que te ajuda a sobreviver no mercado.
Tem coisa que vai te fazer perder tudo.
Vamos voltar a falar sobre uma dessas coisas que te ajudam a sobreviver no mercado.
Vamos falar de quem FAZ PROMESSAS.
FALAREMOS DE QUEM PROMETE E NÃO CUMPRE.
VOCÊ JÁ QUEBROU UMA PROMESSA?
Eu já.

AO TEXTO.
Oque não te faz quebrar, operador de curto prazo?
O ESTOPE.
Estope que mais que uma estratégia, é um compromisso.
Com quem?
Conosco, comigo, consigo.

O ESTOPE ,é na minha opinião , o grande legado da análise técnica.

Esse conceito de estope foi disseminado por ela.
O estope faz o trader sair de uma posição perdedora com um prejuízo assimilável.
Ninguem gosta de perder dinheiro.
Muito dinheiro nem se fala.
O estope tambem faz o trader sair de uma posição LUCRATIVA, sem pensar se vai subir mais ou não.
O uso correto do estope te faz ter limites.
Quantas vezes eu já me comprometi , comigo mesmo, de abortar uma operação quando ela chegasse em determinado preço.
Quantas vezes eu falhei comigo mesmo e não cumpri o compromisso.
Leitores do blog:

Eu já deixei de estopar e no dia seguinte me dei bem.
Eu já deixei de estopar e o tal prejuízo se tornou um lucro enorme.
MAS.....E AQUI EU JURO PARA VOCÊS PELO OQUE É MAIS SAGRADO PRA MIM:
Em 99% das vezes que eu não cumpri a estratégia , que quebrei a promessa previamente traçada eu me dei mal.
Muito mal.
A imensa maioria das vezes que não usei o estope, mesmo jurando que ia faze-lo, eu transformei um prejuízo palatável, numa trolha inominável.

Aquela sensação do VAI VOLTAR, é trágica.
As vezes realmente volta.
Na maioria dessas vezes, não volta.

Isso vale inclusive para posições GANHADORAS.
Você está ganhando X mil reais, e resolve, sem base alguma, que vai ganhar mais.
Resolve ganhar mais?
SIM!
Porque?
Por nada.
O VULGAR:
EU QUERO É PORRAR.
Que eu chamo de Zé Goela, vulgo Goelão.
As consequencias costumam ser ruins.
Experiência própria leitor, creia- me.
Já deixei posicões muito lucrativas transformarem- se em prejuízos asquerosos.
A sensação depois é de derrota.
Sua auto- estima vai a zero.
Você se sente o mais incompetente dentre todos os incompetentes.
Sem meias palavras:
Você se sente um merda.
Se eu contasse a quantidade de vezes que me senti assim , perderia todos os meus leitores.
Sigamos.

Digamos que você está numa operação de curto prazo.
Estipulou, prometeu, que se perdesse 1.000 reais você sairia da operação.
Quando você perdia 1.000 reais você não teve a CORAGEM de assumir esse prejuízo.
Pensou:
Vai voltar no preço que eu paguei.
Se for no meu custo, eu vendo.
Não quero mais ganhar.
Quero o custo.
Quero não perder.
Vai voltar.

Comigo acontecia assim:
Os 1.000 reais de prejuízo, já não eram 1.000, já eram 1.500.
E eu não encerrava.
Já não queria empatar.
Queria perder apenas os 1.000.
Eu quero os 1.000 reais de prejuízo de volta.
E ia me sentindo aquele merda.
Pensava:
Você( eu ) é(sou) um merda!!!
Eu quero perder 1.000 reais.
E não tinha CORAGEM de apertar o botão e encerrar a operação com um prejuízo de 1.500 reais, ainda um prejuízo aceitável.
O tempo passou e tudo piorou.
Prejuízo de 2.000 reais.
Não encerrei.
Prejuízo de 3.000 reais.
Ináceitável.
Prejuízo de 5.000 reais.
Destruição de patrimônio.
Não tinha coragem.
Eu não era mais um merda.
Eu me sentia uma fossa.
Eu era o esgoto.
Eu era o jumento, burro, incapaz, idiota, incompetente, imbecil, e todos os adjetivos depreciativos que meus queridos leitores, aqueles de boca suja, que são a maioria, podem inventar.
E pode piorar.
Sempre pode piorar.
O prejuízo de 5.000 reais era destruição de parte do meu patrimonio.
Mas caiu ainda mais.
Quando o prejuízo bateu em 7.000 reais eu ME ENCHI DE CORAGEM.
VIREI MACHO.
REALIZEI O PREJUÍZO.
DORMI BEM.
Oque aconteceu?

NO DIA SEGUINTE DISPAROU O MERCADO.
NO DIA SEGUINTE O PREJUÍZO QUE REALIZEI DE 7.000 ,JÁ ERA DE 4.000.
EU HAVIA VENDIDO NO FUNDO.
Eu havia vendido minha posição justamente no momento que deveria começar uma nova operação.
Leitores amigos.
Estope é a ferramenta do prejuízo pequeno.
Não adianta faze- lo com a porta arrombada.
Eu ,Ray, e aqui vai mais uma confissão do blogueiro, sou movido a auto- estima.
Ela, a minha auto estima, é oque me move e costuma estar elevada.
Mas quando esse tipo de coisa acontecia, e não foram poucas vezes, e admito, acontece até hoje, principalmente em posições lucrativas, eu tinha( tenho?) vontade de me esconder.
De vergonha.
De mim.
Do meu espelho.

Queridos.
Isso não é um problema apenas meu.
EU SEI QUE A MAIORIA DE VOCÊS VAI SE IDENTIFICAR COM ESSE TEXTO.
Isso é um assunto para psicólogos.
Quem sabe esse texto não acabe na mão de um discípulo de Freud e ele faça um texto tentando diagnosticar-me(nos).
Quem sabe.

Lidar com isso é doloroso.
Passamos a ter aquela impressão idiota de:
Se eu vendo sobe.
Se eu compro cai.
Tudo se resume a trocar a técnica pela emoção.
E quem usa emoção em bolsa, quebra.
E aí voltamos a estaca zero.
O cliche do Ray.
Bolsa é CUCA.
O resto é MERDA.
UMA MERDA COMO EU.

Esse texto é dedicado ao ídolo da minha galera, o Bob.

12 comentários:

Daniel disse...

Falou tudo Ray! Parabens pelo blog e pela sinceridade com que voce trata os fatos! Abraços

Anônimo disse...

Parabéns pelo post e obrigado por dividir conosco ray. Salve e estope. salve o blog e o chat do ray!

Unknown disse...

Obrigado Ray por me descrever tão bem. TUdo isso já conteceu comigo e me senti exatamente como vc colocou. Estamos aprendendo contigo. Parabens pela pessoa que vc é. Espero um dia colaborar do mesmo jeito com outras pessoas. Muita felicidade

Anônimo disse...

Seu post foi um consolo. Comprei PETR ontem para operar no intraday, a 18,30. Stop curto, 20 centavos abaixo da mínima do dia. Tomei aquela violinada e vi passar dos 19,30 no mesmo dia. Fiquei com ÓDIO do stop. Jurei nunca mais usar. Parece que você escreveu especialmente para mim. Não vou olhar o que deixei de ganhar. Tive disciplina.

Anônimo disse...

Parabéns pela forma lúcida que abordasse esse dilema que convivemos todos os dias. O texto é muito bom mesmo. Lembrei de várias operações semelhantes. Obrigado mesmo por compartilhar suas emoções, acertos e desacertos. Forte abraço!

Anônimo disse...

Stop é disciplina. Disciplina é essencial para sobreviver no mercado. Parabéns, Ray! O texto é ótimo, e a moral da história, melhor ainda.

Anônimo disse...

"Eu era o jumento, burro, incapaz, idiota, incompetente, imbecil, e todos os adjetivos depreciativos que meus queridos leitores, aqueles de boca suja, que são a maioria, podem inventar."

Me acabei de rir tão alto nesse treco que estantou o pessoal da sala. Massa demais.

Léo Piaba disse...

eu jamais li um post com o qual me identificasse tanto...

aliás, estou numa posição em brkm5 justamente assim. entrei a 5,93. estipulei como estope os 5,79. cancelei o estope. vcs tem noção de como eu me sentia ontem, quando ela chegou a bater nos 5,47? o pior dos merdas do mundo. ainda bem que o mercado reagiu e ela deixou um martelo. pode ser que reaja, mas notem, ela ainda nem chegou no valor do meu estope. e eu ainda penso em ter algum tipo de lucro... kkkkkkkk

eu sou incorrigível.

Anônimo disse...

Uhhh Ray, vai tomar no cu!

Anônimo disse...

ray tu ta cada vez melhor........
abraço

Anônimo disse...

Ray, incrível seu post.Sem palavras. Eu já me sentí, eu me sinto exatamente assim, a auto estima vai a zero. Qdo a gente entra no mercado não temos noção de como ele realmente é.
Então, quando nos deparamos com as enormes perdas, é que, realmente começamos a visulizar o quanto é necessário estudar o mercado, aprender sobre disciplina , emoçao, estope , tudo.
Muita gente está tendo essa rara oportunidade de aprender com você, que, tem a dgnidade de falar sem meias palavras.
Obrigada Ray, Abraços.

Unknown disse...

Ray,

Esse é meu primeiro comentário, mas confesso que conheci esse excelente blog a pouco tempo, e tudo isso graças ao Ale AR (que eu conheço como Alealvaro).
Cara o teu blog é demais! Esse texto então! Já salvei e coloquei na área de trabalho! To pensando em ler todo dia, antes do mercado abrir (mesmo depois de decorá-lo o que vai acabar acontecendo...rs), para ver se aprendo! Dizimei uma parte boa do meucapital, por causa de um STOP, na verdade foi pelo cancelamento dele. Eu esperei, esperei...e nada!

Me identifiquei demais com o texto. Ficou perfeito. Parabéns pela sinceridade com que vc escreveu esses e outros posts!

Deixa eu ir lá, que ainda tem muita coisa para ler por aqui...rs

Grande abraço!
Gelo