segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

2008 : O ANO EM QUE NOS TRANSFORMAMOS EM ADULTOS

Acima a prova que nem no Reveillon eu esqueço o mercado.
Passarei com meu amigo Bollinger.

Quando somos crianças a vida é bela porque não há problemas , e os que existem são devidamente filtrados pelos nossos pais.

Na adolescencia ansiamos por responsabilidade e nos arrependemos logo à frente de te-la assumido tão cedo.
Na maturidade sentimos saudades de quando não era necessário tomar decisões e mudar a nossa vida e a dos que nos cercam.
Até mêses atrás, nós investidores da bolsa de valores estavamos vivenciando uma combinação surreal das três fases da vida colocadas acima.
Como investidores iniciantes não havia problemas em aplicar na bolsa.
Mesmo quando saia tudo errado, nosso Pai, o mercado, resolvia pra nós.
Ele só subia.

Logo depois, a criança que todos somos, ou fomos, buscando sua liberdade, começa a chamar pra si as decisões, mesmo estando despreparado para tanto, e começa , precocemente, a dar certo, sem arrependimentos.
E nem poderia ser diferente, o mercado só subia.
E no fim, tomar decisões tornou- se simples, e não havia peso nelas, porque o final era sempre o mesmo.
O mercado só fazia subir.
Era como brincar de Deus, só que sem a fúria bíblica dele.
E embora a maioria de nós não soubesse disso ainda:

Quem brinca de Deus com o mercado, quebra.
E muitos quebraram.
Se tivesse que resumir em uma frase o ano de 2008:
2008 foi o ano que descobrimos que bolsa cai.
E cai muito.

Foi o ano que descobrimos que até oque parece facil é complexo.
Foi o ano que acordamos do sonho.
Foi o ano que descobrimos o quanto é fácil perder dinheiro.
Como aquela gazela de documentário que pela primeira vez, depois de uma infância tranquila, descobre que sua real vocação é servir de comida de leão e passar a vida correndo dele nas planícies africanas.
A gazela descobre que seu único objetivo na vida é sobreviver a mais uma caçada onde ela é o jantar.
Em 2008 descobrimos que o leão que fomos nos últimos anos não existia, e que somos apenas o jantar de algo complexo, o mercado.
De certa forma, todos nós, notamos que o mercado que achavamos que existia era na verdade uma miragem.
E que o mercado da vida real é esse de hoje, uma selva, onde oque importa apenas é estar vivo na próxima caçada, mesmo sendo nós ,as vítimas em potencial.

2008 foi o ano de milhares de falências entre investidores da bolsa de valores.
2008 foi o ano que o mercado implodiu e levou algumas familias junto.
2008 mostrou que o mercado é dos conservadores, dos lançadores de opção.
2008 foi o ano que relembrou para a maioria sem memória que quem se alavanca, perde tudo.
2008 foi o ano que os astutos, espertos, ousados, foram devorados.

Muito se fala, nas viradas do ano, em MUDANÇA.
Como se o último segundo do ano pudesse nos esterelizar, deixar aquilo que sabíamos que tinhamos que ter feito e comodamente adiamos,numa prateleira de coisas que não faremos de novo no ano seguinte.
Promessa de fim de ano não é dívida.
Tais promessas de mudança nunca se concretizam.
Na verdade elas costumam ser esquecidas no primeiro segundo do novo ano, perdida entre um abraço apertado e uma rolha estourando.

Pois bem.
Eu não sou diferente.
Tenho certeza que fiz meu pedido nos segundos antes da meia noite da última virada de ano.
Mas entre um beijo e outro.
Esqueci.
Mas honestamente, se voltasse no tempo e pudesse me escutar, talvez eu escutasse meus próprios murmúrios.

"Eu quero fazer um lugar onde apareça um monte de gente legal, bem intencionada, disposta a ajudar".


" Eu quero que essas pessoas sejam amigas e quem sabe essas amizades evoluam para o mundo real."

"Eu quero fazer um lugar onde eu possa tentar que apenas uma pessoa não incorra nos mesmos erros que eu, num passado próximo."

"Eu quero fazer um lugar onde as pessoas tenham vontade de estar."

Por isso as viradas de ano são tão simbólicas.
Oque poderia parecer um mar de pretensão se transformou em realidade.
Aqui estamos.
Eu considero esse blog uma das coisas mais importantes que fiz na minha vida.
Porque?
Porque de certa forma, ele o blog, não eu, mudou a vida de algumas pessoas.
Porque pessoas que estavam rumando para a falência certa hoje tentam um novo caminho.
Porque no momento em que fica nítido que amizades sinceras estão nascendo aqui, quer dizer que a vida de alguns está sendo transformada.

Para sempre.
Sim.
Uma amizade verdadeira muda uma vida.

E a amizade de vocês mudou a minha vida.

Muito obrigado por tudo.
Tudo de bom.
FELIZ 2009.

17 comentários:

Rosângela Oliveira disse...

MEu QUERIDO E.

Estou feliz em participar desse pedaço tão gostoso que é o seu Blog.
Que reuniu pessoas maravilhosas, mas como já tinha dito antes, isso só se fez por você, pela sua dignidade em tentar passar aos demais sua experiência, em tentar alertar das pessoas de má fé que existem no mercado, em tentar passar força aos que já não viam mais onde socorrer. E por isso você teve tantas pessoas boas que estão aqui diariamente acompanhando e ajudando os demais.
Parabéns Ray.
Desejo que 2009 seja de MUITO Sucesso.

Anônimo disse...

ESPETACULAR.........
CLAP....CLAP......CLAP........

Prittilla disse...

Ray , vc e seu blog sao tudo de bom!!! Eh uma felicidade participar, aprender , ganhar ou perder ao lado de vcs!!!
Tenha um reveillon incrivel, como vc!!! bjo meu amigo querido:)
Pri

Anônimo disse...

Ray
Sem palavras mais uma vez ... este espaço que você criou conseguiu reunir muita gente legal e é uma escola, não só de mercado financeiro, mas também de ALTRUÍSMO, o que é tão difícil de acontecer nesse mundo louco.
Desejo pra tí o melhor, que continue com esta disposição e que teus planos para 2009 deslanchem! Parabéns pelos textos, cada vez melhores! Já merece uma coluna na imprensa! Obrigado!

Anônimo disse...

Parabéns, você e a Rosângela estão lentamente evoluindo na escrita. Estão provando que não são tão macacos quanto eu pensei que era. Agora só falta parar de escrever que nem um poema, ou seja, ficar apertando enter depois de cada frase igual um animal.

Liz disse...

Nossa, Ray, fiquei até sem palavras, mas com lágrimas nos olhos. Tudo isso que você colocou é a mais pura verdade.

Parabéns por ter acreditado e construído algo que REALMENTE FEZ A DIFERENÇA para tantos de nós que compartilhamos esse espaço.

Que venha 2009, e que seja o ano da consolidação, do crescimento, em seus aspectos mais positivos.

FELIZ ANO NOVO PARA VOCÊ E PARA TODOS OS NOVOS AMIGOS DESSE BLOG.

Grande abraço,
Liz

Reinaldo(reinaraujo) disse...

RAY não existem palavras para parabenizar você!!! pelo blog e por tudo que ele representa e faz por todos nós!!!! Só tenho a desejar um ótimo 2009!!!

Anônimo disse...

Belo comentario meu amigo.

Marshinha disse...

Ray,

Sem palavras amigo.

Espero que possamos estar juntos novamente em 2009, com muita saúde.

Definitivamente, fizemos AMIZADES neste seu espaço. E isto não tem preço!

Forte abraço a você e todos os amigos e amigas do Blog.

Marcel

Anônimo disse...

GRANDE RAY!

Infelizmente não te conheço, e nem tenho participado ativamente do blog.

Sou um dos que lêem passivamente, através de feed-rss o seu blog.

Mas nem por isso admiro menos o seu talento. Leio todos os textos letra por letra pois, entre furiosas reclamações e um humor escrachado, vejo um cara que dá as melhores lições não só do mercado, mas lições de vida.

Vim aqui pois o MÍNIMO que eu posso fazer é agradecer. Espero poder contribuir e retribuir em algum momento.

PARABÉNS!

Calderon disse...

Grande Ray.

Acompanho seus comentários desde o fórum da Ágora, e agora que descobri seu blog através do blog do alealvaro acompanho sus postagens todo dia e até te linkei no meu blog (que é recém criado e não tem nada a ver com mercado financeiro - www.calderonsimpressions.blogspot.com). A qualidade dos seus textos é impressionante. Parabéns!

Temos muitas opiniões semelhantes e algumas discordâncias, e uma coisa que notei lendo uns posts antigos seus sobre lançamento coberto com PM alto é que você acha que o holder deve evitar o exercício a qualquer custo e eu acho que, em algumas situações o exercício é positivo.

Vou tentar acessar seu chat pra trocarmos umas idéias, OK?

Um abraço,

Calderon

Anônimo disse...

Ray,
Há coisas que gosto e que não gosto nas tuas abordagens, você deve imaginar.
Acho ofensivo e hostil sua mania de zombar dos compradores, os "zé-comprinhas". Não tem nenhuma graça zombar de quem está perdendo dinheiro.
ENTRETANTO, há coisas muito úteis e interessantes no que você escreve. Você é vaidoso e arrogante, mas é honesto! E tem uma boa percecpção do mercado. Suas análises do mercado, pontuais e gerais, são extremamente úteis! Eu mesma já me beneficiei das tuas dicas...
Só posso parabenizá-lo pela sua honestidade. E desejar que tenha um 2009 de mais sucesso.

Anônimo disse...

AMIGO e blogueiros,

parabéns e felicidades em 2009, a você e todos do blog.

O espaço é bom, para não dizer ótimo e prezeiroso.

O objetivo acredito eu, é: trocar informações e conhecimentos em análise gráfica e pq não, também em análise fundamentalista.

Além de você, tem 2 participantes entre tantos outros que se destacam: é como ZICO e ROBERTO DINAMITE no mesmo time ou PELÉ e GUARRINCHA.

Porém, prefiro os manter no anonimato para não ser injusto com os demais.

Há aqueles que não contribuem e apenas usufruem das informações postadas aqui, há aqueles que participam de uma forma ou de outra.


Estes são os pontos positivos.

Há também os negativos: excesso de deboche, posts com sacanagem, postagens com duelos de amor, de excesso intimidade e respeito, até mesmo você falando que tem R$ 4 m, é o maior investidor físico do país, não é nem vai ser, isto não interessa, o que interessa é a troca de informações. (acho que este tipo de postagem deve ficar de fora do horário do pregão)

Enfim, é um prazer frequentar.
Mas nada dura para sempre e cabe a você criar regras.

De coração um ótimo 2009 a todos!

Anônimo disse...

RAYOVAC,

que PAPELÃO, teu CHAT virou o CHAT do AMOR, o CHAT de RELACIONAMENTO.
corta essa ZONA.

Anônimo disse...

Ray,

Na bolsa esse ano só perdi dinheiro, mas ganhei amigos que realmente se interessam e se envolvem com a gente. Valeu a pena cada um dos poucos momentos que passei com vocês aqui.

Obrigada pelo espaço e pela oportunidade de conviver com tantas pessoas legais.

Um beijo especial para você e a Rôsangela.

Feliz 2009

Anônimo disse...

Ray,

Na bolsa esse ano só perdi dinheiro, mas ganhei amigos que realmente se interessam e se envolvem com a gente. Valeu a pena cada um dos poucos momentos que passei com vocês aqui.

Obrigada pelo espaço e pela oportunidade de conviver com tantas pessoas legais.

Um beijo especial para você e a Rôsangela.

Feliz 2009

Anônimo disse...

que palavras lindas Ray!

desde o dia que descobri seu blog sem querer, nao consigo ficar um dia sem vir de novo. Eh um vicio saudavel e que tem me ajudado bastante no que me propus a aprender.

Aqui pude encontrar pessoas super interessadas em ajudar sem ter nada em troca. Pessoas divertidas, interessantes e que nao faço ideia de quem sejam na vida real. Mas isso nem importa! Me sinto bem aqui!

Obrigada por dedicar seu tempo para construir e manter o blog!

E um otimo ano para todos! Com mta paz, mta saude, aprenizados e otimos trades!

Valeu Ray!!!!