domingo, 27 de julho de 2008

OS NOSSOS AMIGOS.. OS FORUNS E A BOLSA

A Ro..que e responsavel por esse blog ser lido por mais de 2 pessoas, mandou esse comentario num post abaixo..

acho que vale uma abordagem por varios aspectos..

abro aspas pra ela..

....."lembro que postei no fórum da Agora a importância do fórum, blogs, Msn..., para nos que moramos longe de São Paulo e Rio (onde se concentra a grande parte dos investidores).
Moro numa cidade onde a única pessoa que conheço que investe é o dono da corretora.
Ai as pessoas perguntam qual sua atividade, fico ate sem graça de falar, pois a maioria fala que sou louca.
Hoje chegou a revista Exame “A Bolsa Virou Mico” imagina o olhar da minha mãe pra mim, foi hilário."

COMENTO...

eu moro no rio..

em todo lugar que voce va(nem todo..a imensa maioria na zona sul)..tem gente que esta na bolsa...

em qualquer roda de amigos a conversa inevitavelmente vai parar no assunto bolsa..

a curiosidade e enorme..
iniciei um monte de gente ...alguns tiveram experiencias terriveis, que um dia conto aqui..

nas conversas o papo se divide mais ou menos assim...

quem ja esta dentro quer sempre uma diquinha...
e eu nao me abstenho de dar a diquinha...

compra petr4 e lanca opcao...

e escuto quase sempre...ah nao Ray...petr4 nao!!!...

todo mundo quer saber aquele papel que vai explodir...
traduzindo para o bolses...neguinho ama uma tranqueira..

agente sabe como isso e comum...o forum da AGORA e o exemplo perfeito...

algumas pessoas, sabendo que hoje so faco isso, chegam a ficar desconfiadas..
acham que eu estou escondendo o jogo..que nao quero dividir a barbada..
que nao quero que a informacao vaze...etc..uma bobagem so..

com frequencia recebo telefonemas de conhecidos dizendo..
Ray ..oque voce acha de tal papel..(os que estao na moda..milk3..ecod3)
a resposta para os mais intimos e sempre na lata...voce vai quebrar...questao de tempo..

para os que tenho menos intimidade ainda procuro explicar...com paciencia e didatismo..
confesso que na maioria das vezes...nao adianta...o cara acaba comprando..

e quando ganha ainda liga contando vantagem...
ainda nao mandei nenhum desses a merda..mas esse dia se aproxima..

sigamos...

a Ro comentou a reportagem da exame...
esssas capas tem uma enorme repercusao entre pequenos investidores...
a propria exame ja saiu com varias capas dizendo que a bolsa era o melhor negocio do mundo..
no comeco de todo ano...aquelas materias sobre as empresas mais promissoras..etc..

sobre os foruns de mercado...que ajudam os milhares de investidores fora do eixo rio-sp..

reconheco a importancia deles...o grande problema e...
quem esta entrando no mercado recebe uma enorme quantidade de informacao..

e dificil filtrar..

nos de corretora..os interesses,nao nos esquecamos,sao da corretora..
eu ja tive posts bloqueados que falavam em nao operar...
tenho posts bloqueados a todo momento porque ferem os interesses comercias da corretora..

ao mesmo tempo sao liberados comentarios de forenses falando para comprar os papeis mais absurdos..
existem ate pessoas que sao idolatradas por causa de acertos em papeis de oitava linha..

TODOS..TODOS...desaparecem mais cedo ou mais tarde..
e meses depois aparecem pessoas falando que compraram esses papeis fazia 3 meses..e o papel caiu 80%..

esses foruns normalmente sao conduzidos por analistas tecnicos...
que hoje em dia..nesse mercado dificil..incentivam o cliente a operar..

estao no papel deles..
mas a parte educacional...sobre preservacao do capital..nada..

continuando sobre o comentario da Ro e a capa da exame(que ainda nao li)...

se a bolsa virar realmente mico..ou seja, entrar em forte correcao..
teremos uma debandada em massa de pequenos investidores..

oque sera uma pena...

e ja comecou um certo panico...

os amigos que entraram na bolsa por meu intermedio e que me agradeciam...

hoje ja ligam perguntando..e ai..e ai...e ai...
nas mesas de restaurante,os pedidos de dicas quentes estao sendo substituidos por perguntas preocupadas e ate apavoradas..

sigo dizendo o mesmo...se e pra longo prazo relaxa...

mas os olhares, como ja aconteceu com a Ro, comecam a mudar...

PS- o unico forum do brasil preocupado com a parte educacional do investidor e o http://www.bastter.com/br/

PS 2-Ro...valeu pelo comentario...e otima semana pra voce..obrigado mais uma vez..

5 comentários:

Anônimo disse...

fui bloqueado num comentário dizendo que operadores de CP são
necessários pra manter as corretoras e a Bolsa.E todo dia
tem um comentário do tipo "BEES3, vai bombar, notícia nova!!!!!!" liberado.Depois que os "termados" ficarem devendo horrores na corretora ela vai reclamar.E aí começa com campanha de popularização da Bolsa, "Bovespa na Praia, Bovespa na zona", etc...

ed.olmo

Anônimo disse...

no Bastter você pode postar gráfico, uma foto divertida e falar bobagem (sem exagero).Mas lá o PFA não se cria, e não tem o exibicionismo de "comprei 50k opças X43 a 0,40 e vendi por 1,50" porque o bastter deleta e bloqueia o forense, e com razão.

ed.olmo

Rosângela Oliveira disse...

Ray estou escrevendo um testamento aqui, quando terminar envio para o email, vai ser longo aguarde

Rosângela Oliveira disse...

Ray acabei de mandar pra email que acho que seja o seu, se não receber me fale.

Boa noite

Anônimo disse...

pois e ray ja fui bloqueado varias vezes por la tambem mais nao ligo isso e assim mesmo sempre quando eu falo que tem manipulaçao eles me bloqueiam sei que vc e da turma dos que nao acreditam nisso mais tudo bem cada um na sua, so acho que nao faz sentido os caras comprarem mais caro pra vender mais barato logo depois entende quantidades absurdas...
ps e aquele forum novo ficou uma bosta...