segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A TORTURA DE ELUANA , KHATAMI,BENJAMIN BUTTON , E OUTRAS COISAS MAIS..ATUALIZADO

Acima,Eluana, que daqui há 10 dias estará morta.
De fome.
ATUALIZAÇÃO:
Eluana morreu hoje no fim da tarde horário de Brasília.
Pelo menos sofreu menos do que os médicos esperavam.
O debate foi aberto e está cheio de opiniões interessantes aí nos comentários.

Se tivesse que fazer um ranking sobre os meus interesses o mercado financeiro estaria lá pelo quinto lugar.
Mas tenho um blog sobre ele e não sobre política internacional, cinema, artes plásticas, mulheres com menos de 65 kilos...etc... algumas das coisas que adoro.
Esse blog está bombando porque existem milhares de pessoas que concordando ou não com a visão que tenho do mercado, acham que ela é relevante.
As pessoas, vocês, vem diariamente aqui pra isso e eu sempre respeitei, me atendo apenas ao mercado.

Mas dessa vez peço licença pra falar de outras coisas, e não prometo que será a última vez.
Começo pelo caso da italiana Eluana Englaro que está em coma há 17 anos, depois de um grave acidente de automóvel.
Sua fámilia vem tentando há quase 10 anos uma autorização judicial para que ela pudesse morrer, alegando que essa seria uma vontade dela.

TENHO A CONVICÇÃO QUE O INDIVÍDUO DEVE TER TOTAL DIREITO SOBRE SUA VIDA.
INCLUSIVE O DIREITO DE MORRER.
O Estado, muito menos a igreja, qualquer igreja, na minha opinião, deveriam se intrometer na VONTADE de ninguem.
Sei que as coisas não são tão simples assim -não quero me alongar- ouvi de um amigo católico que se fosse assim daqui a pouco haveria gente matando outras sob o pretexto que o Estado não poderia intervir na sua vontade de matar.

Esse é o típico assunto que costuma acabar com amizades antigas durante discussões em botequins.
Ninguem tem o direito de matar, mas qualquer um tem o direito de querer morrer.
O argumento do meu amigo , mesmo que ele não admita,é religioso ,e o meu é legal, mesmo que ele seja em muitos países ,ilegal.
É, como sempre, um argumento baseado nos meus PRINCÍPIOS.
E esses princípios, que são parte de mim,são sempre baseados no direito da LIVRE ESCOLHA.
Eles valem para desde minha forma de ver o mundo, o mercado, ou minha forma de ver a política.
Alguem pode dizer que sou um homem dogmático e que não me diferencio da Igreja.
É...pode ser.
São tantas nuances no caso de Eluana, e não pretendo nesse texto abordar cada uma delas.
O fato é que a família de Eluana conseguiu e ela terá sua vontade atendida.
FIQUEI FELIZ.
NINGUEM MERECE SOFRER POR TANTOS ANOS.

MAS............

A forma legal que foi encontrada é de MATA-LA DE FOME !!!!
Sim.
Eluana será morta porque não mais será alimentada.
Eluana não teve atendido seu direito de ter os aparelhos que a mantém viva desligados.
Muito menos poderá levar uma injeção que acabe com seu sofrimento em alguns segundos.
Eluana teve atendido seu direito de NÃO SE ALIMENTAR.
Eluana demorará pelo menos 10 dias para morrer.
O NOME DISSO É TORTURA.
Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas.
Dessa vez Deus está escrevendo em linhas de cabeça pra baixo.
PROVOCAÇÃO:
Deus está TORTURANDO ELUANA.

Os outros assuntos do título desse post ficam pra depois.
Tô puto da forma como vai acabar a vida da Eluana.
Puto com a Igreja, e quero que o Berlusconi vá pra merda, não apenas por este caso, mas pelo conjunto da obra.

Quanto a sucessão no Irã recomendo ir ao blog do Pedro Dória ( http://pedrodoria.com.br/), ele ,como sempre, escreve de forma brilhante sobre o assunto.
Mohammad Khātamī já foi presidente do Irã, tentou de todas as formas mudar a política daquele País e fracassou.
Os cléirigos liderados pelo Aiatolá Ali Khamenei não deram nenhuma abertura para isso e ele acabou sendo substituído pelo genocída em potencial Mahmoud Ahmadinejad .
Como conta o Pedro é possível que "batam chapa" na próxima eleição.
Que Alá queira.

Quanto ao filme" O Curioso Caso de Benjamin Button", eu peço:
VÁ ASSISTI-LO NO CINEMA!!!
É uma pequena obra prima.

Desculpem - me pelo off- topic, mas não resisti,pelo menos dessa vez.

ATUALIZAÇÃO:
Meu querido amigo Trader, leitor desse blog ,tem opiniões interessantes sobre o caso Eluana aí nos comentários.
Leia e comente você tambem.

10 comentários:

Anônimo disse...

você não deve ressistir Ray, blog é isso ai... escrever sempre.

Sobre a sempre polêmica eutanásia existe um filme muito bom também, baseado em fatos reais "mar adentro". Se você ainda nao assitiu, recomendo muito.

Abraço, Maria

Anônimo disse...

Caro Ray, respeito sua opinião, contudo, quem sempre procurou encerrar com a vida da Eluana foi o pai dela, e quem conseguiu isso foi ele mesmo através da sua apelação no Supremo Tribunal da Itália. Discordo de que Deus esteja torturando Eluana, quem está torturando Eluana são as pessoas que buscaram e conseguiram tal desfecho, e neste ponto, a Igreja está simplesmente lhe servindo de malha-judas: quem a condenou a esse desfecho desumano ao extremo foi sim o próprio pai dela. Apenas gostaria de deixar claro que uma comissão com mais de 25 especialistas de neurologia divulgaram um parecer aonde pedem ao procurador geral da Itália para que impeçam a morte forçada de Eluana, isso porque ao entender deles Eluana não tem motivos objetivos que tornem sua vida indigna: ela respira sozinha, não está conectada a nenhum aparelho e só precisa de atenção básica que qualquer ser humano precisa (quais sejam nutrição e higiene). Não há como afirmar que ela sofra, nem que não sofra; não há como afirmar que queira viver ou que não queira viver, neste campo subjetivo da vida de Eluana pouco ou nada se sabe. Contudo ser humana ela não deixou de ser, e realmente fico pensando se pai, mãe, Estado, qualquer um tem "direito natural" de decidir pelo encerramento de uma vida alheia ou não. Como falar em conceitos de liberdade de escolha para uma paciente como ela? Aqui só se pode falar em liberdade de escolha para terceiros, e a questão só fica ainda mais complexa e delicada. Fico pensando se Eluana um dia, como tantos casos ao redor do mundo, não poderia ser uma daqueles pacientes que ficaram anos em estado vegetativo e depois voltaram ao normal do dia para a noite, afirmando inclusive lembrarem de todo o período passado. Há mais coisas entre o céu a terra do que podemos imaginar, por isso defendo a vida em primeiro lugar e acima de tudo sempre, porque se o direito a vida relativiza-se ao ponto que estamos vendo agora, se o direito a vida se atrela a liberdade do Estado ou da sociedade ela só pode é ficar mesmo arbitrária e sem sentido. Essa é a minha opinião. Um abraço cordial

Anônimo disse...

Concordo com uma boa parte do texto, só creio que vc não deve atribuir a Deus isso td, e sim a igreja que está contra a escolha dela, Deus não tem nada haver com Igreja catolica nada... Procura no biblia em apocalipse sobre a grande prostituta, vc entenderá o porque...

Anônimo disse...

Como diria Victor Hugo, "o mal que se comete por uma boa causa continua sendo mal". É muito fácil meter o pau na Igreja, quando esta apenas se está colocando ao lado da defesa da vida de Eluana e tentando impedir a forma torturante como querem tirar a vida dessa mulher. Enquanto se joga pedra na Igreja se deixa de lado uma outra perigosa observação sobre a questão: a determinação judicial que impede o próprio exercício da caridade para com um paciente indefeso, já que as próprias religiosas que atendiam Eluana se ofereceram para cuidar dela de forma continuada. Isso é humano? Isso é direito humano? Direito para quem? Ou uma pessoa só possui dignidade se produz, se satisfaz, se é útil para os demais? A isso se chama de evolução? Para mim voltamos aos tempos bárbaros. Aliás, na história da medicina, foi justamente com a criação da Cruz Vermelha dentro do próprio catolicismo que pacientes incuráveis começaram a receber tratamento digno de seres humanos: antes os incuráveis eram expulsos das comunidades ou simplesmente eliminados para fora dos muros das cidades para apodrecerem. É porque dentro do cristianismo se enxergou mesmo no moribundo, mesmo no incurável uma dignidade intrínseca que a fazia merecer a vida e o tratamento humano, que surgiram os hospitais e os demais direitos a vida. Neste sentido o trabalho de Madre Teresa era exemplar: recolhia os indesejáveis da sociedade das valas e dava assistência para que esses incuráveis morressem como seres humanos. Agora se transfere como CULPA da Igreja a morte artificial, forçada, torturante a que estão dando a Eluana. O que a Igreja pede é uma alternativa para Eluana, e roga pra si o direito de cuidar dela. Para o pai de Eluana antes era um inferno, agora a tortura de fome e sede, segundo suas palavras, é a libertação. Gostaria de saber se Eluana concordaria com seu pai. Hoje na Itália o Pai de Eluana está pedindo o direito de encerrar com a vida da filha. Na Holanda, como esse conceito já foi aceito há muito tempo, atualmente os próprios médicos possuem autorização para eutanaziar aqueles que acharem melhor, independente da vontade do próprio paciente. O fato é que está havendo neste país um exôdo em massa de idosos, porque estes não sabem se continuarão vivos depois de irem para algum hospital holandês: lá já é emancipado, a liberdade de escolha já se voltou contra a própria liberdade de viver.
Só em 1990 * morreram 14.691 pessoas de eutanásia involuntária, de pacientes que não desejavam ser mortos. Em 45% dos casos ocorridos em hospitais, a eutanásia foi praticada não só sem o conhecimento dos pacientes, mas também dos familiares. LIBERDADE SEM LIMITE ACABA NA NEGAÇÃO DA PRÓPRIA LIBERDADE. *Dr. Richard Fenigsen, A Gentle Man Speaks of Fear, Population Research Institute Review (PRI: Baltimore-EUA, março-abril de 1994), p. 8.

Anônimo disse...

Ray, é um problema muito polêmico, por que é visto de forma materialista. Eu como uma pessoa espiritualista não posso deixar de dá minha opinião. Pela visão espiritualista, ninguém tem o direito de tirar a sua própria vida e nem vida de outrem . Quem tira e dá vida é Deus, pois ela não nos pertence. O que estão fazendo com Eluana é uma crueldade sem precedente , forçando sua morte , fazendo-a morrer de inanição. Uma das piores formas de matar um ser humano. È muita falta de amor ao próximo.
Abs, Mari.

Reinaldo(reinaraujo) disse...

Ray, antes de qualquer coisa parabéns por colocar seu ponto de vista para um tema que "rachou" meio mundo, ao menos o mundo cristão. Por traz disso há muito mais.
1.Até onde a Igreja pode interferir no Estado? Qualquer Igreja, sou catóilico, mas não concordo com a intervenção política da Santa Sé, vide células tronco, uma esperença de salvação para incontáveis males, mas a Igreja interfere diretamente onde quer que seja, recentemente STF permitiu a pesquisa com as células tronco, sob fogo cerrado da Igreja no Brasil.
2. Silvio Berlusconi, apoiado por Roma, já alterou a Constituição Italiana para impedir a eutanasia de Eluana, e a oposição e Suprema Corte italianas já manifestaram barrar esta pretensão do Berlusconi. Diga-se que a Itália é um Estado Democrático de Direito, onde as leis seguem a vontade do povo, e não as leis qe ditam a vontade do povo. Este último tem nome, chama-se FACISMO, nasceu depois da primeira guerra e todos sabemos como terminou. Então a atitude do Berlusconi tem duas facetas: primeiro atender à vontade política católica, segundo, testar a democracia e o estado democrático de direito, pois amanhã sob o argumento de que a vontade do povo está contrária à lei, os direitos fundamentais, tais como privacidade, liberdade de expressão, e à vida, como está sendo usado nesta atitude, serão motivos para mudar a lei e sobrepor a vontade popular.
3. Vejo o caso dela do meu ponto de vista, como eu estaria e gostaria de ser tratado caso isso acontecesse comigo? Sinceramente não sei, não sou senhor da minha vontade de morrer,tenho simplesmente a vontade de aproveitar ao máximo tudo que a vida pode me dar. Então não consigo me posicionar neste tema tão complexo. Mas acho que sob o ponto de vista do direitos fundamentais do homem que foram adotados na Resolução 217A (III) das Nações Unidas, no distante ano de 1948, que proclama o óbvio para existência de qualquer pessoa: "Artigo I - Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.; Artigo III - Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.;Artigo V Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.."

Ora se todos nós temos direito a dignidade, à vida, nascemos livres e dotados de razão, e temos direito ao tratamento condigno, que não submeta crueldade, desumanidade e degradaão, temos direito sim de escolher morrer ou não. Do meu ponto de vista, no meu sentimento intímo maior cruedade do que estar em uma cama por mais de 10 anos não existe, não acho que uma pessoa posssa ter dignidade somente com a atividade cerebral mínima, para mantê-la respirando e com os sinais vitais. Nossa constituição adota a declaração universal dos direios humanos, artigo 5º. Mas veda o direito à morte. Se opinar sob o nosso regime constitucional vou dizer que acho proibida a eutanásia, mas que moralmente aceito e acho injusta a constituição. Ali no fundo será nossa a decisão de morrer ou viver, o mínimo que temos escrito está lá na declaração da ONU. Mas cabe a cada um e nós julgar se queremos viver, pois como disse uma pessoa que admiro muito: "a morte é a solução de todos os problemas da vida", resta saber se a Eluana realmente não quer viver no seu estado atual, se é esta a vontade dela que assim o seja. Novamente quanto a esta vontade não sei dizer qual é a dela, pois no lugar dela não sei qual seria a minha!

É isto!

Um grande abraço.

Reinaldo.

Rafael disse...

Sou contra a eutanánia no caso dessa moça. Em alguns casos, quando sabe-se que o paciente sente dor ou que sua situação é irreversível, pode até ser que o melhor caminho seja esse. Mas como foi dito, ela não precisa da ajuda de aparelhos para respirar. Precisa de ajuda externa, humana ou mecânica, apenas para alimentação e higiene. Oras, não existem inúmeras famílias por aí afora que cuidam de velhinhos na mesma situação? Citando uma frase dita pela belíssima Blanchett no filme O Curioso Caso de Benjamin Button, "Querido, todos acabamos em fraldas".

Segundo os médicos, ela não está sentindo dor. Eu pergunto: uma vez que NINGUÉM sabe o que vem depois, como saber se morrer não é pior do que qualquer coisa? Como podemos dizer que a "morte é a solução dos problemas da vida" se não fazemos idéia do que acontece depois? E se após a morte nossa mente entrar em um estado de eterna agonia? E se simplesmente apagar, desaparecer, deixar de existir? Eu sequer consigo imaginar como seria isso.

Do jeito que está agora, sabe-se que ela não está sentindo dor, e ainda por cima tem a chance de um dia, por acaso ou milagre, voltar ao normal. Sendo executada, mandamos ela para um mundo o qual ninguém conhece e tiramos dela a chance, mesmo que remota, de ainda ter uma vida normal.

Na dúvida deveriam deixá-la viver.

Rafael disse...

É, agora não tem mais volta.

Zé Ninguém disse...

O mais surreal é alguém se dizer católico e falar que acha que a Igreja não deve intervir. Quer ser liberal, vai liberar a bunda logo. Já a situação do Ray, sei que ele não acredita na Globo, por exemplo, ficou conhecido pela cruzada que iniciou contra os analistas sem vergonha e miqueiros, por isso sugiro que leia (apesar de ser da CNBB, esquerdista, contrária à Santa Sé, tem esse bom texto lá), um artigo muito bom sobre eutanásia e DISTANÁSIA, questões a imprensa canalha mistura: www.cnbb.org.br/impressao.php?op=pagina&subop=1493

ou seja, o errado foi mantê-la viva tanto tempo. E quando eu foi no RJ de novo vou fazer o possível pra apresentá-lo ao único padre tradicional da cidade, que era judeu também.

Rosângela Oliveira disse...

Não vou julgar a atitude do pai se foi certa ou não em interromper o sofrimento da filha que ele criou viu crescer e durante anos participou do sofrimento da filha não deve ser nada fácil ver na cama a filha que sobrevive apenas porque esta ligada por aparelhos, se para mim é muito triste e sofrido o convivo com uma criança que não vive em estado vegetativo mas que não tem nenhuma autoridade sobre seu corpo que não anda não fala não tem como dizer onde esta sentindo dor e vive sobre uma cama é muito mas muito sofrido, é de partir o coração, saber que poderia estar vivendo brincando namorando como todo adolescente da sua idade, mas esta ali deitado em uma cama e muitas vezes sentindo Dores e você sem poder fazer nada e muitas vezes sem saber o motivo de tamanha dor.
Quanto a decisão dele acho que o único poderia julgar era sua própria consciência e se assim ele achou certo que seja.
A Forma da morte estipulada pelo estado acho de grande covardia, o estado para lavar a suas mãos perante a sociedade se mostrou covarde em não assumir uma posição por simples medo da forma como a sociedade estava julgando o caso. Mas uma vez vemos os inocentes pagando pela falta de atitude dos que tem o poder nas mãos. O mais inusitado no que você escreveu Ray foi colocar a culpa em DEUS justo você que se diz um Ateu, agora fiquei a pensar se todos os Ateus tem essa mesma forma de pensar, em colocar a culpa em DEUS pelo fato de não acreditar nele.