sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A MAIORIA DOS LEITORES VAI MORRER , PERDER TUDO , E A POLITIZAÇÃO DO BLOG

Alguns amigos e leitores me escreveram perguntando algumas coisas como:
Porque você começou a escrever sobre política?
Porque você deu uma guinada à direita nos seus textos?
Até a foto do Bill Clinton foi substituída pela do Ronald Reagan.
Do nada você colocou logotipos da revista Veja e da Tv Globo no canto direito do blog.
Porque chamar o Presidente Obama, recém empossado, de Barackinho, depois de publicamente apoia-lo?

Os questionamentos acima foram feitos por gente que lê esse blog, alguns desde o começo.
Eles merecem minhas explicações.
Será uma explicação em dois posts distintos.
O primeiro, esse, mostrando que a bolsa é assunto menor e que as vezes mesmo tentando ajudar, esse blog pode matar.
Daí minha guinada.
O porque dela ser à direita fica para a segunda parte.
Ao mercado.

Como já disse aqui, a bolsa de valores não é o meu assunto favorito.
O fato de hoje ela ser uma das minhas fontes de renda não me obriga a querer falar dela o dia todo.
Se você é medico, e não tem casos tão interessantes quanto o Dr. House, deve ser chato ficar falando do seus pacientes numa mesa de bar.
Um blog ,não deixa de ser uma mesa de bar.
Existe um mundo aí fora e muitas vezes quem se mete nisso parece acreditar que tudo gira em torno do mercado.
Lamento informar, se não está preparado para ouvir isso, sente-se:
A bolsa de valores, os mercados financeiros ,é que giram ao redor de todo resto.
Basta acompanhar um pregão para notar isso.
Uma ameaça de guerra ali, a bolsa reage.
Uma crise política acolá a bolsa se mexe.
Uma crise de confiança no sistema financeiro internacional, a bolsa desaba.
Bolsa nada mais é que a reação do capital aos acontecimentos da vida real.
É o exemplo perfeito do ditado:
"Quem tem C ... , tem medo."
Enquanto o leitor do blog está preocupado com seu prejuízo de 5.000 reais em um dia, tem uma família perdendo um emprego, um bombardeio sendo tramado, o Chavez criando uma ditadura.
A cada dia que passa eu me interesso mais pelas causas, a vida real, que as consequencias, o mercado e seus chiliques.
O fato de eu viver do mercado não me obriga a pensar nele 24 horas do meu dia.
Estou cansado de acordar de madrugada para saber se a bolsa do Japão está caindo ou subindo, e oque isso pode influenciar na Bovespa no dia seguinte.
Eu aprendi na prática, e quem acompanha esse blog sabe que quando falo em prática ,falo em prejuízos, nos meus prejuízos, que isso não adianta.
Estressa, envelhece,você acaba não transando, e no fim, o mercado faz oque quer.
A bolsa é o único lugar do mundo onde um respeitado jornalista pergunta para um brilhante engenheiro como anda o futuro e ninguem cai na gargalhada.
E depois nós ainda fazemos pouco caso dos videntes.
Um dos cliches que criei nesse blog é:
"Quem tenta entender o mercado, quebra."
Já coloquei o despertador para `as 4 da manhã para ver como iam os futuros americanos.
Estava comprado em muitos papéis.
Pulei da cama ao ver que eles caiam 5%.
Nunca isso havia acontecido.
Já fui computando meus prejuízos durante a noite perdida.
A mão boba da minha namorada foi repelida veêmentemente.
Pela manhã a bolsa abriu em forte baixa.
Resolvi realizar meu prejuízo logo cedo.
Algumas horas depois tudo mudou, ou melhor ,nada mudou, mas a esquizofrenia diminuiu, e as bolsas passaram a operar no positivo.
Se não fosse tão ansioso como ele, mercado, teria esperado um pouco mais.
Vejo isso se repetir diariamente aqui no chat do blog.
Cada pregão parece uma final de campeonato.
Meus leitores viram um misto de atletas, torcida, técnicos.
Nada mais parece existir.
Quando as pessoas começam a tratar o jogo de todo dia ,desimportante ,como se fosse uma final de copa do mundo, algo está errado.
Apenas demonstra um certo fanatismo sobre oque vai acontecer no minuto seguinte.
Investidores agindo como apostadores, alguns compulssivos.
Dez centavos a mais ou a menos em determinada ação parecem, para muitos, mais importantes que suas causas.
É a intrincada relação do Ser Humano com o dinheiro.
Não me cabe divagar sobre ela aqui, não agora.
O mercado é esquizofrenico e bipolar?
É.
E vocês que convivem com ele diariamente, mesmo não percebendo, tornam- se seu espelho.
A mesma imagem.
Doentes.
O leitor pode perguntar, com razão:
Então porque você tem um blog sobre o mercado?
Eu tenho um blog sobre o mercado porque acho que a bolsa de valores é o melhor investimento que um médico, jornalista, engenheiro, qualquer um que tenha uma profissão, pode ter para aplicar os recursos do seu TRABALHO durante os anos, no longo prazo.
Existem estudos sérios mostrando que aplicadores de longo prazo ,que colocam seu dinheiro em boas empresas, após 15 anos ,tem o custo de suas ações reduzidos a ZERO.
Um dia achei, e mudei de idéia ,que era possível fazer os chamados "TRADES " de curto prazo e com isso ganhar dinheiro na bolsa.
Porque mudei de idéia?
Acredito que a análise técnica é uma ferramenta poderosa para se comprar e vender ações visando especular na bolsa no curto prazo.
Análise técnica, existem dezenas de posts aqui falando sobre ela, embora não seja infalível, funciona.
Mas....
Ela é como um carro de fórmula 1.
Só funciona com piloto.
E aí entra o real motivo da existência desse blog.
Bolsa no curto prazo, com a técnica que for, se resume ao preparo psicológico de cada um de nós.
O carro, com algum dinheiro, todos podemos comprar.
É uma questão de aptidão.
Não adianta estudar, ler,ou jogar video game.
Não adianta conhecer a técnica dos gráficos se a pessoa não estiver preparada para usa-los.
E aí comunico uma descoberta, triste para muitos:
Ganhar dinheiro na bolsa de valores é impossível para 99,9% da população mundial.
Da mesma forma que é improvável que um advogado de 50 anos venha a ser piloto de uma equipe de fórmula 1, um bem sucedido pequeno empresário não vai se dar bem na bolsa.
É triste, mas é fato.
A MAIORIA DAS PESSOAS QUE INVESTEM NA BOLSA NÃO TEM A MENOR CONDIÇÃO DE FAZE-LO.
Eu conheço meus leitores, e vocês estão perguntando:
Você enlouqueceu?
Fumou um equivovado?
Resolveu suicidar o blog?
Quem você acha que te lê?
As duas primeiras perguntas deixo sem resposta.
Mas eu sei quem lê o blog.
Eu sei quem são vocês.
A GRANDE maioria são de pessoas que acham que podem ganhar dinheiro na bolsa comprando uma ação hoje para vende-la amanhã.
Portanto ,aí sim, se eu quisesse matar o blog , NUNCA escreveria esse post.
Porque se ficasse calado e não tentasse alertar ao meu único patrimonio,vocês,o blog acabaria.
Porque ?
Porque todos vão perder tudo , morrer no mercado.
E se vocês morrerem, eu perco meus leitores.

A PROPAGANDA

Existe toda uma indústria que faz os milhares de pequenos investidores do mercado , acharem que podem ficar ricos do dia pra noite.
Essa indústria -QUE ESTÁ NO PAPEL DELA- martela diariamente , que o que digo ser impossível é fácil.
São corretoras oferecendo corretagens a preço de mariola, cursos, palestras, dizendo como ficar rico em pouco tempo, sistemas de informática pagos afirmando terem encontrado a fórmula da alquimia, aquela que transforma chumbo em ouro......etc...
Os mais velhos se lembrarão:
Até bem pouco tempo existiam anuncios de cigarro na televisão.
Era o macho, cowboy, pegador.
Fumar era sinônimo de charme.
Dava prazer.
Anos depois ficamos sabendo, até os fumantes, o mal que o tabaco faz.
Pois bem.
Operar bolsa no curto prazo é como fumar.
Pode até ser bom hoje.
Mas vai te matar amanhã.

A descoberta que bolsa no curto prazo mata é um dos motivos que me fizeram escrever sobre outros assuntos.
Sei que perderei algumas centenas de leitores após esse post.
Sem problemas.
É melhor escrever para sobreviventes do que para defuntos.
Quanto a tal guinada à direita fica para depois.

10 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro post que faco no blog, ja participei algumas vezes do chat!! Mas este post pra mim foi o seu melhor de todos os tempos! Sobre a direita, creio que irei discordar de ti, mas sobre mercado e sobre esta INDUSTRIA que faz parecer facil ganhar dinheiro, concordo plenamente!!

Parabens mesmo!! Dos melhores post que ja li na vida!

Anônimo disse...

Primeiro post que faco no blog, ja participei algumas vezes do chat!! Mas este post pra mim foi o seu melhor de todos os tempos! Sobre a direita, creio que irei discordar de ti, mas sobre mercado e sobre esta INDUSTRIA que faz parecer facil ganhar dinheiro, concordo plenamente!!

Parabens mesmo!! Dos melhores post que ja li na vida!

Anônimo disse...

ótimo texto.
Um tapa na cara de pessoas como eu.
Não sei se te dou os parabéns ou se me interno numa clínica.
Abraço amigo RAY.

Anônimo disse...

Antológico Ray.
Mas pra mim não adianta.
Vou pra vala de qualquer forma.

Liz disse...

Coerente, realista, sincero e corajoso. Só posso te dar os parabéns. Espero que esse post surta o efeito que merece. Um grande abraço. Liz

Unknown disse...

Amigo Ray, parabéns e obrigado mais uma vez. Você escreve bastante e não enrola, não perde o foco. Depois de "assinar" o BLOG DO RAY abandonei o chat do ITAUTRADE e n! sites que estavam no meu favorito.
DR (depois do RAY) já fiz merda sim, mas também já me salvei de muita lambança. E o balanço é, de longe, POSITIVO. Positivo como consientização, aprendizado e um pouco de financeiro também, sem dúvida.
Um abraço amigo Ray e mais uma vez obrigado.

Hieronymus disse...

Só não entendi esse logotipo nojento dessa emissora asquerosa que só faltou babar de tanto lamber o saco do Osama. Você é de direita mesmo? Eu prefiro assistir documentário da Cedae do que essa nojeira.

Leo_Rocha disse...

RAY,

ótimo post, cara !

Mensagem importante para todos, sobretudo para os deslumbrados (é, eles ainda existem, mesmo após o choque de realidade provocado pela crise) que acreditam que dá pra viver de trades e ficar rico com eles, da noite para o dia....

Como a maioria sabe, venho defendendo essa linha já tem algum tempo.... reduzi drasticamente os trades, parei de me estressar, parei de falar só de mercado... foco só no LP (como venho fazendo desde 2005) e a carteira de curto virou 80% VC e 20% oportunidades pontuais.... NO STRESS.

É isso ai, cara... sigo com você defendendo essa bandeira.

abraço forte,

Leo_Rocha

Anônimo disse...

Mais um grande texto, como outros disseram acima. É um "tapa na cara", um "choque de realidade". Todos, TODOS os iniciantes na Bolsa deveriam ler.
Só tenho uma pequena crítica, como a alguns outros textos. Alguns deles são muito extensos, prolixos, derrapam aqui e ali em outros assuntos, sem necessidade. Muita gente vai ter preguiça de ler. Até eu, que GOSTO do que você escreve, não havia lido antes, por conhecer a sua prolixidade...

Anônimo disse...

"Não adianta conhecer a técnica dos gráficos se a pessoa não estiver preparada para usá-los."
Simples e perfeito... Poderia ser o subtítulo de "Bolsa é cuca"...