domingo, 23 de novembro de 2008

VOCÊ É O SEU PREJUÍZO

ACIMA ,UM PICARETA POST MORTEN, JESSE LIVERMORE.

No momento mais delicado que tive na minha vida profissional, lá no começo doas anos 90, meu avô paterno me disse uma frase que talvez tenha selado meu destino naquela época.

"Quando um problema não tem solução , solucionado ele está."

Eu odeio frases feitas.
Se você ler a blogsfera que trata do mercado oque mais tem são frases cliches de grandes investidores e pseudo magos da bolsa.
Eu não perco um segundo lendo essas besteiras.
Oque serve pra fulano é inexequível para beltrano.
Um dos idiotas mais citados em blogs de mercado é um tal de Jesse Livermore.
Não sei muito sobre ele.
Sei que foi um "grande trader".
Que passou por várias crises e sobreviveu.
Mas sei tambem que o fracassado se suicidou após perder tudo na bolsa.
Enfim , o mago mais citado por quem não tem oque escrever, é um suicída fracassado.

Eu li várias frases feitas do suicída.
Algumas fazem sentido.
Outras são asneiras.
Não importa.
Esqueça conselhos em bolsa.
Ache seu próprio caminho.
Eu já li tudo que é possível obre o mercado.
Achava os Axiomas de Zurique uma obra prima.
Hoje acho o livro de um charlatanismo único.
Tem menos credibilidade que um livro do bispo Macedo.
Não me ajudou em nada .
A única coisa que me ajudou de fato no mercado foram meus prejuízos.
Portanto esqueça gurus.
Eles não servem pra nada.
E pior, quando você acha que encontrou, você descobre que ele era uma farsa, já que o próprio não seguiu seus próprios ensinamentos e terminou se matando.
Voltando a frase do meu avô.
Normalmente essas frases cliches tem como objetivo dar esperança.
Picaretas fazem bilhões enganando otários desiludidos com esses livros de auto ajuda.
A frase do meu avô , falecido, militar de esquerda, preso e cassado durante a revolução é de uma angustia única.
Não visa dar nenhuma esperança.
Visa, ao contrário , terminar com ela ,fazer encarar a realidade.
Eu,um garoto de,então,vinte e poucos anos,naquela altura cheio de problemas nas minhas empresas escutei centenas de pessoas com a formula mágica para a solução dos meus problemas.
A maior parte do que ouvia eram apenas frases bonitas que faziam sentido por 30 segundos, e só.
Como perdi tempo com isso.
A frase do meu avõ me trouxe de volta a realidade dura.
E sim.
Certos problemas não tem solução.
Alguns, de quem tenho inveja, ainda tem a fé para postergar a solução, eu nem isso tenho.

Aceite a realidade como ela se impõe.
Sim tente muda-la dentro das suas possibilidades.
Mas as vezes é impossível.
E aí parta pra próxima e esqueça o passado.
Em bolsa , você é apenas os seus prejuízos.
Taí uma frase cliche inédita.


10 comentários:

Anônimo disse...

Mestre Ray, é bom tê-lo de volta, com ou sem o chat! E espero de coração que tudo esteja bem com você. Sabe, essa frase do seu avô... Minha avó dizia o mesmo, de forma parecida: o que não tem remédio, remediado está. Não acho essa frase amarga. Ao contrário, acho que ela pontua uma situação, abre outro ciclo e nos permite virar a página. Quanto ao seu novo clichê... Bem, eu sou mais escritora que investidora e tenho essa mania besta de comparar a bolsa com a Vida. Na Vida nós não somos nossos erros. Hoje sou meu casamento feliz e não meus dois divórcios. Sou minha luta pela cura, e não minha doença. Sabe, já chorei muito pelo dinheiro que perdi. Agora penso: era só dinheiro. Estou viva, e isso não é pouco. Quanto a achar nosso próprio caminho, concordo inteiramente: na bolsa, assim como na Vida! Um beijo bem grande pra você.

Anônimo disse...

Indeed !

Reinaldo Baron disse...

Eu gostei dessa parte:
"A história está cheia de exemplos de sucesso dos investidores e dos fracassos dos "operadores", como inclusive estamos vendo na recente crise, onde mais uma vez vários "gênios" faliram, desta vez arrastando todo o sistema financeiro global com a derrocada de suas infalíveis "fórmulas mágicas" (no caso os grandes bancos). Abs

Fontes disse...

Olá amigo Ray.
Com ou sem chat, lerei todos os seus posts, e o Blog continua nota 9,99.....rsrsrsr só falta 0,01 pra ser 10....kkkkkk

Abraço.
Fontes.

Unknown disse...

Livermore n se matou pq faliu..oras ele tinha falido outras 2 vezes..pq n se matou antes?
ha mt discussao sobre o real motivo da morte dele..enfim n axo o livermore um charlatao..

Anônimo disse...

"A única coisa que me ajudou de fato no mercado foram meus prejuízos."
Esta é a minha frase também! Meu maior ensinamento na Bolsa!

Anônimo disse...

Ray,
Belo texto, mas digo eu sou apenas o que restou dos prejuízos.
Mas esses prejuízos me deram consciência do é bolsa de valores. Valeu para eu começar a buscar a me educar pra ter disciplina , que foi o meu erro maior. Estudar mais , e tentar daqui pra frente corrigir os erros.
Seus comentáriso sempre surpreende. Obrigada mais uma vez.
abs, Mari

Unknown disse...

Um dos melhores posts, senão o melhor, que já vi em algum blog que trata do mercado financeiro.

Um abraço

Alexis
(Barra do Garças-MT)

Anônimo disse...

Eu sinceramente não queria comentar sobre este assunto já que a função da pessoa foi uma mera comparação rápida, entretanto você não deveria julgar ninguém antes de se informar a respeito. Você mesmo disse que pouca coisa sabia sobre ele, e que só sabia que ele foi um grande trader. Corrijo o amigo choda_boy e reeitero: Jesse Livermore já havia quebrado anteriormente quatro vezes. Era um trader super alavancado e avesso a riscos. O motivo da sua morte, ainda meio misteriosa, era um caso de depressão crônica agravado principalmente por sua mulher.
Esta mesmo já havia se casado quatro vezes antes de se casar Jesse Livermore e todos os outros maridos haviam cometido suícidio, também.

A propósito, ele ainda tinha um valor aproximado de 4 milhões de dólares investidos, valor este sem ser convertido para a atual inflação.
A propósito, a maior parte de sua fortuna foi feita operando vendidão nas crises de 1907 e 1929. Ou seja, tá no inferno dos vendidões agora, hehe.

Abraços, e por favor não tome esse comentário como ofensa e sim como crítica.

max eduardo disse...

Nunca li tanta merda num lugar só.