terça-feira, 25 de novembro de 2008

O MEDO DE ACEITAR O PRIMEIRO PREJUÍZO ME FEZ ACATAR A DURA REALIDADE DO ÚLTIMO PREJUÍZO,POR TRADER

Meu amigo e leitor do blog , que chamamos de TRADER me manda sua história de um prejuízo.Ela é similar a milhares de outras histórias.Muita gente vai se identificar com esse texto.
Alem do mais o TRADER escreve muito bem.

"Não fazia muito tempo que esteva operando, uns 3 ou 4 meses, mas me sentia confiante como nunca. Acabara de ler 2 ou 3 livros sobre o mercado de ações e sobre análise técnica.
Acabara de fazer um pequeno curso sobre operações em Home Broker, um curso mais intensivo de 18 horas sobre análise gráfica.

Todos os conceitos e jargões do mercado, suportes e resistências, canais de alta e baixa, figuras, indicadores, estava tudo bem fresco na cabeça e bem assimilado pelos treinos teóricos.
Não bastasse todo esse conhecimento, acabara de contratar uma assessoria de analise gráfica para que tivesse certeza de tudo o que acontecia na bolsa, e especialmente, algumas oportunidades de ficar rico.

Como disse, estava muito confiante.

Mas nunca havia pensado que confiança em excesso na bolsa pode quebrar, especialmente a confiança transformada em certeza de ganho.
Um dia recebí um análise aonde o papel MMXM3 estava rompendo, inclusive com o fechamento no diário, um triângulo simétrico.
Essa análise foi confirmada pela minha assessoria gráfica.
A projeção jogava o papel na casa dos R$30,00, mais ou menos.
Além do rompimento dessa figura, a análise de que este papel já vinha de uma grande sequência de desvalorização me fez crer que já estava na hora de se fazer justiça com ele.

Não tive dúvida, coloquei todo o meu dinheiro nessa operação, na época, cerca de R$70.000,00.
Havia calculado o estope, e estava bem salgado, acima de 10% e daria mais de 2% do meu patrimônio, mas aceitei o risco porque antes já havia feito muitos prejuízos na bolsa.

Papel em rompimento de triângulo simétrico, essa era a minha vez de recuperar. Ressalva seja feita, pelos critérios da minha assessoria gráfica, não era a hora de operar o papel pelo estope distante.
Fui em frente. Do pesadelo.

Entrei no papel no dia 12/09.
No dia seguinte em que entrei nessa operação o papel já despencou 10%, seguidos nos dois pregões próximos de quedas de 2% e 7%.
Como naquele momento ele apenas tinha voltado para o tal triângulo, e na esperança de que subisse novamente anulando meus prejuízos depois de plotar um martelo no dia 18, continuei com ele.
Pensei comigo "já ele volta".
Que nada.
Rompeu para baixo o triângulo e como o estope tinha ficado tão caro, não conseguí aceitar aquele prejuízo. Agora mais do que nunca o papel tinha que voltar a subir.
Pena que mercado discordou de mim.
Pregões seguintes:
24/09 -1,29%
25/09 -1,82%
26/09 -7%
29/09 -22%
30/09 -8,5%
01/10 -7%
02/10 -12%

Neste último dia, após sair de um estado de fuga da realidade de quem acredita piamente que o mercado vai voltar atrás e devolver toda a perda anterior, percebendo que aqueles meus R$70mil agora haviam se tornado cerca de R$17mil e após consecutivas quedas sem qualquer repique, assumí o prejuízo e vendi os papéis.
Vendí por R$7,00 cada.
Àquela altura não faltou quem me aconselhasse para segurar o papel, mas eu não sabia o quanto mais ela poderia cair, e estando eu dentro de um buraco que ficava cada vez mais fundo, resolví sair para não me afundar mais.
Passei tanto mal que fiquei 2 semanas sem ouvir no meu ouvido esquerdo, algo que jamais havia acontecido comigo antes, tamanho o stress.
Mas depois quando ví o mesmo papel chegar a R$2,20, comecei a perceber que havia feito a coisa certa, ainda que tarde demais.
Se não tivesse assumido o prejúizo nos R$7,00, hoje teria muito menos. Teria quebrado completamente.

Escrevendo esse texto a pedido do Ray, vejo quantos erros cometí, do começo ao fim, e o faço, para que você leitor, não os cometa também.
Só entre em uma operação que possa suportar um estope gráfico, que se encaixe no seu bolso.
Só entre em uma operação de compra, se o mercado todo estiver em direção de compra pois nenhum papel sobrevive contra a tendência geral de queda.
Aceite o estope, aceite o primeiro prejuízo para não ser obrigado a aceitar o último estope, aquele que te quebra e te mata financeiramente. Desconfie dos seus conhecimentos, peça conselhos, não se afunde em silêncio, silêncio para quem está precisando de ajuda mata, pois te isola. Não subestime o poder da emoção. A emoção cega, a emoção distorce, a emoção te engana. E o mais importante: jamais aceite quebrar uma dessas regras de sobrevivência, pois o menor desvio na mira de uma arma pode causar no final estragos inimagináveis e incontroláveis.
"

8 comentários:

Anônimo disse...

Ray, você criticou bastante o "axiomas de zurique" em um post anterior, mas uma dica de ouro que ele dá é "se o barco está afundando, não reze, abandone-o".
Acho que o livro vale a pena só por causa dessa dica. Ela simplesmente anula qualquer excesso de confiança e faz com que você aceite seus pequenos prejuízos com um sorriso, como um aprendizado de que o mercado é, quase sempre, imprevisível.

Anônimo disse...

Muito bom Trader , já passei por isso e creio - mesmo sabendo que devo estar errado- não quero passar nunca mais.Infelizmente o ser humano é aquele bicho cheio de ganância e a bolsa uma arapuca violenta.

Abraço cordial,

Fabio Tagliavini Neto.

Marshinha disse...

Muito bom o texto.

Parabéns ao Trader e a vc Ray

Abraços!

Marcel

Anônimo disse...

Trader
Esse tipo de declaração ajuda enormemente seus leitores!
Eu também já tive grandes prejuízos. Julgo que meu erro maior foi NÃO CONSIDERAR A QUEDA - claro, qdo comprei, tinha "certeza" que subiria... E depois, não ter controle emocional. Por exemplo, quando eu perdia numa operação, logo fazia outra operação PERDEDORA e EMOCIONAL, tentando compensar a primeira. Bem, com tantos erros e prejuízos, pelo menos, a gente aprende bastante... Agora, aos poucos, estou tentando recuperar os prejuízos. Mas tive que fazer uma profunda reflexão. Ou eu mudava de atitude, ou saía do mercado. Elaborei algumas estratégias próprias, que têm funcionado, E NÃO AS DEIXO DE FORMA ALGUMA! Muito obrigada por dividir sua experiência.

InvestidorFarrapo disse...

Muito bom o texto do Trader. Parabéns, e tem que ser muito homem para admitir os erros...acredito que ajude muita gente que opera :D

Forte abraço, na torcida pela tua recuperação

roberto villela disse...

belo texto manotrader cara de milho ...agora estamos ficando limpos...

abs Villela

Carla disse...

Trader e Ray,
minha vida profissional foi no comércio,precisamente no varejo.Quando tinha 18 anos trabalhei com um lojista muito experiente,muito bem sucedido.Ele me ensinou que a regra numero de ouro do varejo:O primeiro prejuízo é o menor e melhor!Segui este máxima sempre no meu trabalho.Deu certo.Na Bolsa demorei para aceitar isto e aprendi,doendo no bolso.Tenho acompanhado o Blog e o Forum e vcs tem me ajudado muito.Obrigada!!!

Anônimo disse...

(falando pro autor do texto)

orra, isso é muito amador, cara

em plena época de circuit breaks e quedas fortes você acha que o triangulo ia romper pra cima?

amador ao extremo, me fala qual é esse cursinho de AT pra eu passar bem longe! kkk