quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ACONTECEU: CHEGOU A HORA DA VERDADE


LER PRIMEIRO AQUI : http://entouragetrading.blogspot.com/2008/11/suporte-do-dow.html

Momento de pânico , por isso temos que ter calma.
Conforme analisado no post abaixo a perda da mínima do ano no índice Dow jones em fechamento possibilitaria grandes precipitações.
Aconteceu , e o fechamento do SP500 ontem já sinalizava isso , quando fechou abaixo da mínima do ano.

Hoje o índice que reune as 500 maiores empresas americanas fechou no seu MENOR NÍVEL DESDE 1997 , e até o momento tem o PIOR ANO DA SUA HISTÓRIA.

O Dow fechou caindo 5,56% aos 7.552 pontos e o SP com queda de 6,71% aos 752 pontos.

Destaque para o CITIGROUP que desabou quase 30% PELO SEGUNDO DIA SEGUIDO.

Minha responsabilidade jurídica me impede de dizer oque se fala no mercado sobre o maior banco americano , se é que me entendem.

Os senadores americanos disseram que não vai haver auxílio as montadoras sem que haja um plano real de restruturação das empresas , e que isso pode levar semanas ,talvez mêses para ocorrer.

Assistindo os canais de notícia americanos me deparo com CEOS de grandes empresas , analístas renomados , jornalistas respeitados ,simplesmente speechless , ou sem palavras.

As pessoas estão atônitas e mais que nunca , ninguem sabe nada.

Oque fazer agora.
Durante a quarta feira eu fiz o meu papel.
Alertei que posições de curto prazo deveriam ser abortadas , que os lançadores de opção deveriam rolar para baixo e que vendas poderiam ser feitas.
Alertei sem saber , é óbvio, oque aconteceria hoje , mas a CAUTELA mandava abortar operações compradas.
Como sempre meia dúzia de ruminantes me chamou de catastrofista e outros quadrúpedes comedores de capim ficaram dizendo que sexta feira teríamos um repique monstro.
É o medo.
Medo é normal , até bom.
Se não houvesse medo andaríamos todos por precipícios diariamente , com resultados previsíveis.
Mas negação da realidade é ruim.
Pior ainda quando disseminada em foruns de mercado onde neófitos não sabem separar a opinião da zebra de documentário do Discovery chanel , apavorada ,com o leão prestes a devora- la, do macaco esperto que ao primeiro sinal de perigo corre pra cima da árvore.
Escrevo esse texto na noite de quinta feira , e é provável que tenhamos uma abertura muito forte para baixo.
Muito mesmo.

O índice Titans BR20 , que reúne as principais ações brasileiras negociadas em Nova York despencou 10, 6%.
Se você está posicionado no longo prazo em Petrobras e Vale o momento é de recomprar as opções e manter - se firme.
Eu, ainda não sei se rolarei imediatamente para baixo de novo , mas sei que as recomprarei amanhã.
Se você está comprado em operações de curto prazo eu honestamente não sei oque dizer.

Os SUPORTES VITAIS PERDIDOS PODEM LEVAR OS ÍNDICES A NOVAS MÍNIMAS , MAS UM REPIQUE EM ALGUM MOMENTO ACONTECERÁ.

Falar para estopar posições nesse momento seria irresponsabilidade minha e falar para segurar os papeis idem.
Então me calo.
Se ninguem sabe nada não serei eu que saberei.
Mas uma coisa TENHO CERTEZA.
Em algum momento , que está muito próximo, eu começarei a comprar PETR4 e VALE5 para longo prazo.
LOOONGO PRAZO.
Abaixo o gráfico MENSAL do Dow Jones.

CLIQUE NO GRÁFICO PARA AMPLIA- LO.

Na primeira seta à esquerda , azul, o auge, topo, da bolha da Nasdaq , em janeiro de 2000 , aos 11.750 pontos.
A seta pink mostra o 11 de setembro em 8.000 pontos.
A seta amarela, em outubro de 2002, demonstra o fundo dessa bolha ,e dos impactos dos atentados,nos 7.200 pontos onde , apartir daí, o mercado começou a subir até 2007 .
Na seta verde , a máxima histórica do Dow jones em outubro de 2007 , parece que faz muito mais tempo, nos 14.198 pontos.
E sem seta, já que ainda está ocorrendo o último candle do gráfico, hoje ,aos 7.550 pontos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito feliz nas palavras.
Parabéns Ray.
Att.
Marau.

Rafael disse...

Alguém reparou que o Dow tem feito movimentos muito bruscos na última hora de pregão? E justamente depois que o nosso encerra.