segunda-feira, 2 de março de 2009

O CAPITALISMO NÃO ESTÁ EM CRISE


Barackinho está nuna sinuca de bico.
Acusado durante toda campanha de ser socialista ,uma besteira aliás, uma ofensa maior para um político americano que chamar um petista de honesto, ele agora exita em fazer o certo por medo de ficar marcado como o Presidente que socializou os prejuízos de banqueiros fracassados.
Barackinho mais uma vez se mostra um fraco, indeciso, lento.
A cada dia surgem economistas , os mais conservadores, dizendo que essa é a única solução.
Não estou falando de economistas do partido, como o mais petista de todos eles, Paul Krugman, aquele que recebeu um prêmio Nobel por odiar o ex presidente Bush.
Se quisessem laurear um economista mediano apenas por ele brincar de falar mal do Bush nas páginas do New York Times, que aliás está quebrado, era melhor que a academia tivesse dado o prêmio ao ministro da economia do Iran.
O sistema faliu.
Sem confiança, sem sistema bancário.
Hoje já fica claro a enigmática frase do sonegador Tim Gheitner, aquele que Barackinho colocou à frente da secretária do tesouro:

"Os bancos precisarão passar por testes de estresse."
Oque tem que ficar claro é que ,ou se nacionaliza tudo, ou de nada adiantará.
Dezesseis bancos faliram apenas em 2009 nos Estados Unidos.
Caso a decisão de estatizar, nacionalizar, ou como queiram chamar,O SISTEMA INTEIRO, demore muito, teremos uma situação absurda.
Qual?
Com a falta de confiança, os aplicadores,como já está acontecendo, vão querer apenas ter seu dinheiro em bancos onde o governo já tenha participação.
O capital vai migrar dos raros bancos ainda saudáveis para os bancos falídos, mas que tem o governo como acionista.
Aí teremos a nacionalização na marra, já que faliram todos e o governo terá que assumi-los de qualquer forma, a um custo muito maior.
Pra terminar:
Discordo que exista uma crise no CAPITALISMO.
Existe uma crise na economia, no sistema financeiro, etc.
Crise no CAPITALISMO só existirá quando seu vizinho te disser que vai trocar o carro dele por um mais velho, não porque precise, mas porque ele acha melhor andar de carro velho.
Crise no CAPITALISMO só existirá quando você não aceitar uma promoção na empresa que você gosta de trabalhar, por achar que não merece ganhar mais.
Quando você não quiser que seu filho estude na melhor escola que você possa pagar, porque outros não tiveram a mesma oportunidade ,aí será o fim .
Quando isso acontecer..... eu admito que o CAPITALISMO estará ferido de forma mortal.
Mas nunca vai acontecer.
Várias baboseiras, normalmente escritas por esquerdistas fracassados, vem falando que é o fim do CAPITALISMO, etc..
Nem vou perder meu tempo.
O CAPITALISMO, o único sistema viável, já que é o único que vai de encontro ao âmago da personalidade do Ser Humano, não está em crise e nem nunca estará.
Quanto a economia, sim.
E agora cabe aos governos fazer o seu papel.
Quando tinha que fiscalizar, falhou.
Agora é intervir, sanear e devolver para iniciativa privada.
Hum...
Quer dizer que eu estou falando que toda essa crise é culpa dos governos?
Sim.
Quer dizer que a culpa não é dos banqueiros gananciosos?
A culpa não é deles.
Ganância faz parte, é direito de todos nós, principalmente dos banqueiros,ora.
Quando um adolescente faz um monte de besteiras, se envolve com drogas e cai no banditismo, de quem é a culpa?
Dos pais, que quando deveriam estar presentes, estavam ausentes.

3 comentários:

Anônimo disse...

A crise não é do capitalismo . O capitalismo é perfeitamente oque o finado Roberto Campos disse : “é um regime imperfeito , mas é como o casamento , o homem ( ser humano) ainda não encontrou modelo melhor para se estabilizar e se reproduzir”.
Aos amantes de Marx e Engels tudo oque me resta falar é que o socialismo não está falido ; ELE NACEU ASSIM , quando você diz ao homem que tudo aquilo que ele produzir será revertido ao governo , não interessando o tamanho de sua obra , sua capacidade e genialidade ( contribuição para o mundo ) , nem com Viagra vai a transa!!!!!
Nos faltaram , e ai entra a incapacidade humana , que com sua ganância se tornou letal , foi a honestidade e o jeitinho faceiro de enriquecer. Em suma , picaretagem da maior espécie.
Nos recuperaremos ( nós , do mundo mortal ) e ainda carregaremos todos os pulhas que se beneficiam dos direitos adquiridos – leia-se privilégios adquiridos – e no final seremos mais do que os marxistas , monetariamente e com certeza MORALMENTE FALANDO.

Abraços cordiais do Olavete de Chevette,


Fabio Tagliavini Neto.

P.S . _ Sei que como todos esquedistas virão mails com vírus .Esqueçam , aqui não entra.

Constance Jacob Melo disse...

Ray...
O capitalismo malvado vai entrar em crise e emergirá o socialismo bonzinho, dizia um manual soviético de história medieval que li certa vez... O capitalismo não
entrou em crise . No entanto, nos paises ditos CIVILIZADOS o capitalismo puro vai cedendo lugar a um estado mais social com papel preponderante do estado na distribuicao de recursos
e renda. Isso é uma prova que o capitalismo puro NAO RESOLVE OS PROBLEMAS sociais.
Por essas e outras prefiro falar em economia de mercado ao inves de capitalismo. Capitalismo ja traz um vicio (ideologico) serio no nome.
O fato é que a humanidade está diante do desafio de manter o mundo funcionando. As últimas experiências demonstraram que uma nova estrutura política-econômica precisa ser pensada e implantada. Parece unanimidade que isso deve ser feito com transparência, fiscalização e controle. E que os governos e os conglomerados econômicos devem ser mais responsáveis em relação a todos os habitantes da Terra.
Um beijo, Ray.

Anônimo disse...

Eu fiz um comentario e como vi do meu blog, saiu assinado prizinha..Sou eu, Ray...Constance